Menu

O drama de Márcio Bittar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O pré-candidato ao Governo, Márcio Bittar (PSDB) está vivendo um momento pessoal e familiar muito difícil. A irmã e a cunhada foram diagnosticadas recentemente com câncer. Isso tem tirado o deputado acreano das agendas parlamentares e ações relacionadas às eleições de 2014. No entanto, o tucano já avisou que, em breve, pretende voltar as raias da sua candidatura. “Dependo de encaminhar a situação para que essas duas pessoas muito queridas tenham o conforto necessário para enfrentar os seus tratamentos médicos,” diz ele.


Liberado pelos aliados
Nesta terça, dia 3, o deputado federal Márcio Bittar (PSDB) recebeu, em Brasília, as visitas dos aliados Gladson Cameli (PP) e Flaviano Melo (PMDB). Eles teriam agenda conjunta de Manoel Urbano a Cruzeiro do Sul. Mas Márcio preferiu ficar próximo aos seus familiares. 

Publicidade

Passos futuros
Bittar só voltará ao Acre por volta do próximo dia 12, quando a oposição fará um grande evento em Epitaciolândia reunindo simpatizantes de todo Alto Acre. Até lá acompanha os lances políticos acreanos através dos sites.


Disputa em dois turnos
Márcio Bittar mudou de opinião. Sempre advogou uma chapa única para enfrentar a FPA. Como viu que isso será impossível mostra-se conformado com a nova configuração da oposição. “Acho que o Petecão (PSD) e o Bocalom (DEM) devem mesmo sair candidatos ao Governo,” afirmou.


O fator Henrique
Outro ponto analisado pelo deputado tucano foi a entrada do deputado federal Henrique Afonso (PV) na corrida ao Palácio Rio Branco. “O Henrique deve ser visto como dissidência da FPA e não como oposição. Mas acho a candidatura dele legitima e positiva para as eleições no Acre,” ponderou.


Reforço considerável
O estranhamento de Bittar em relação ao Henrique é o grupo político – Petecão e Bocalom- que o deputado verde aproximou-se. “Acho que o Henrique se identificaria mais com as propostas do Gladson (PP) de quem é conterrâneo,” garantiu.


Tapurus da discórdia – A missão
A Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara Federal, que se reunirá, na próxima sexta, dia 6, na Câmara de Vereadores de Rio Branco, vai provocar polêmica. O grupo será capitaneado pelos deputados Marco Feliciano (PSC-SP) e Antônia Lúcia (PSC-AC). O caso dos tapurus será apenas uma das pautas.


Conflitos à vista
A Comissão vai ainda debater denúncias sobre a Maternidade Barbará Heliodora. Os deputados pretendem fazer uma visita a unidade hospitalar para ouvir médicos e funcionários.


E tem mais…
Outros assuntos que serão debatidos pela Comissão no Acre: Vitimas do DDT, intimidação sofrida pela jornalista Lenilda Cavalcante, assentamentos “irregulares” de Capixaba e, uma vista a Penitenciária Francisco de Oliveira Conde.


Poder de Polícia
Recebi informações que a Comissão pretende convocar autoridades estaduais para deporem em alguns casos. Segunda essa fonte, a Comissão tem poder para pedir à Policia Federal que traga os depoentes que se negarem de forma coercitiva.


Contradição
A presença do deputado Marco Feliciano (PSC) coincidirá com as manifestações das minorias sexuais do Acre. No entanto, os homossexuais acreanos poderão ter o apoio do deputado federal Jean Willis (PSOL-RJ), também da mesma Comissão, mas adepto dos movimentos LGBT.


Entre os extremos
Confirmada a vinda do deputado do PSOL, Antônia Lúcia terá a oportunidade de mediar os dois extremos no debate sobre a sexualidade no Brasil. Vamos ver que bicho vai dar…

Publicidade

Tensão
O caso da prisão de 11 policiais militares acusados de torturarem e assassinarem o Aladim ainda vai dar muito o que falar. Poderá virar mais um capítulo dos conflitos internos entre a Corporação e o Governo.


Ironia do destino
Na semana passada a Petrobras arrematou uma área para prospecção de gás e petróleo no Acre. Nesta semana as ações da Companhia caíram mais de 10% na Bolsa de Valores! Claro que foi só uma coincidência.


Esqueceram de mim
A iluminação de Natal que homenageia Chico Mendes está muito linda. Os tons verdes e prata criaram um efeito visual marcante no Centro de Rio Branco. No entanto, é preciso saber em que o legado de Chico Mendes inspira o Governo do Acre.


Insustentável leveza do ser
A sustentabilidade parece um tema superado. A ordem é industrializar e produzir para gerar emprego. Aliás, o que ainda é produzido pelas seringueiras no Estado? Na realidade, as seringueiras viraram imagens poéticas de um tempo que, infelizmente, não existe mais…


A hora da gratidão
O ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro (PR) está otimista para voltar à Câmara Federal. Ele acredita que o deputado Gladson Cameli (PP), que concorrerá ao Senado, vai ser o seu suporte nas eleições em todos os sentidos…


Mineirice
Uma fonte importante do PT garantiu-me que o deputado federal Sibá Machado (PT) tem tudo para reeleger-se. Segundo ele, o parlamentar vem quase todos os fins de semana ao Estado e faz no mínimo cinco reuniões com as suas bases por dia.


Simpatia para quê?
Fui questionado por colocar o secretário da fazenda, Mâncio Cordeiro (PT), como um dos prováveis candidatos a deputados federais mais votados do PT. Indagaram nas redes sociais sobre a simpatia do economista. Só quem não conhece a política acreana pensa assim. Mâncio comandou a pasta da Fazenda por muitos anos, é catedrático da UFAC e presidiu o Banco da Amazônia na era Lula. Tempos em que deve ter solidificado relações que agora devem retribuir na sua “provável” campanha de 2014.  


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido