Menu

Petrodólares no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma comitiva de políticos e empresários acreanos está participando da 12 Rodada de Licitações de Gás e Petróleo, na Agencia Nacional de Petróleo (ANP), no Rio de Janeiro, nesta quinta, 28. A comitiva capitaneada pelo governador Tião Viana (PT), acompanhado do presidente da ALEAC, deputado Élson Santiago (PEN), a chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina (PV) e os empresários Narciso Mendes e George Teixeira Pinheiro. A perspectiva é que um campo de gás e petróleo no Juruá, na região do rio Valparaíso, no município de Cruzeiro do Sul, seja leiloado. Isso significa que a empresa interessada fará a exploração de hidrocarbonetos no Estado, em breve.


Pegro_comitiva

Publicidade

Juruá terá exploração
A área foi licitada por volta das 8 hs, horário do Acre. A Petrobrás deverá fazer a exploração de hidrocarbonetos na região com um investimento inicial de R$ 12 milhões.


Cavalo de batalha
O tema será um dos principais “cavalos de batalha” para a reeleição do governador Tião Viana (PT), que desde os tempos do Senado, tem profetizado a viabilidade da exploração do petróleo no Acre.


Me diga com quem andas
A participação do presidente da ALEAC, Élson Santiago (PEN), na comitiva, mostra bem que a campanha do deputado para ser o candidato a vice-governador da FPA não é de brincadeira. Ele realmente está colado com o governador e, mostra ser o “homem de confiança” para assumir a vaga de César Messias (PSB).


Geração de empregos
Com êxito do leilão da área acreana, Tião Viana (PT) terá todos os argumentos eleitorais para garantir a geração de empregos nos próximos anos. O Juruá já teve a visita de várias equipes de pesquisa que confirmaram o potencial petrolífero da região.


Carona
O deputado federal Márcio Bittar (PSDB), pré-candidato ao Governo, também tem debatido a questão de exploração petrolífera no Acre. No entanto, a bandeira já está marcada. Ficará difícil entrar na concorrência.       


O recuo verde
O prefeito Marcus Alexandre (PT) fez uma reunião nesse dias com os funcionários do PV da sua gestão para agradecer a colaboração. Mas segundo uma fonte, na hora H a presidente do PV acreano, Shirley Torres liberou os filiados para continuarem na prefeitura.


Tarde demais
Marcus Alexandre não aceitou o recuo. O prefeito deixou claro que os nomeados verdes estarão saindo no final do mês por conta de política e, não pela sua vontade.


Reflexão
Com a confirmação da exploração do petróleo na região do Juruá vai começar novamente o debate sobre a preservação ambiental. Os ambientalistas irão torcer o nariz. No entanto, as hostes governistas terão muito o que comemorar. Sem dúvidas a entrada de uma empresa de grande porte na região deverá resolver o problema de desemprego para muita gente. Normalmente a estrutura de uma petrolífera permite pagar salários superiores aos que são praticados no mercado acreano. Isso vai inclusive aquecer o comércio de Cruzeiro do Sul e, garantir royalties substanciais para a sua prefeitura.  


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido