Menu

Pesquisar
Close this search box.

Caminhos inversos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Acabou o tempo em que as eleições eram empíricas. Os candidatos saiam pedindo votos aleatoriamente. Atualmente as pesquisas eleitorais tornaram-se instrumentos fundamentais para os pretendentes aos cargos majoritários. Assim as pesquisas internas do deputado federal Gladson Cameli (PP), para o Senado, mostram que ele ainda precisa crescer em Rio Branco. Por outro lado, as consultas da deputada Perpétua Almeida (PC do B) detectaram fragilidades no Juruá. Resultado: Perpétua intensificou as suas agendas no Juruá e, Gladson na Capital.


Faíscas ao vento
Se confirmadas as candidaturas ao Senado de Gladson (PP) e Perpétua (PC do B) haverá uma forte polarização. Os concorrentes ao Governo poderão beneficiar-se ou prejudicar-se dependendo do desempenho dos postulantes ao Senado.

Anúncios


Paixão pelo poder
Uma pessoa próxima ao secretário da SEDENS Edvaldo Magalhães (PC do B) afirmou que ele pegou gosto pelas funções executivas. Isso desde que foi presidente da ALEAC. Não estranhem se Edvaldo não for candidato a nada em 2014.


Com a corda toda
Edvaldo Magalhães dirige uma secretaria estratégica no Governo. Tem uma estrutura “descolada” do resto da máquina. Sair do parlamento para o executivo é mais fácil do que o caminho inverso.


A sucessora
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), já tem quem sucedê-lo na sua paixão pela política. Trata-se da recém formada médica Jéssica Sales, sua filha, que está voltando para o Juruá. Ela vai ter um consultório para atender gratuitamente a população.


Verde
Vagner Sales vai investir para que Jéssica tenha um contato estreito com a realidade social do Acre. Mas acho ainda cedo para lança-la numa corrida disputada como deputado federal. O candidato deverá ser mesmo o Vagner.


Exemplo em casa
Seja como for Jéssica terá dois bons mestres na arte de pedir votos. Vagner e Antônia Sales não brincam quando o assunto é eleição. Se trouxer a renovação típica das jovens ela tem tudo para crescer na política do Acre.  


A disputa das Marias
Tudo indica que o candidato a deputado estadual mais votado do Acre, em 2014, será uma mulher. As concorrentes Antônia Sales (PMDB) e Maria Antônia (PROS). As duas têm trabalhos sociais fortes no Estado e carisma com o eleitorado.


Respeito
Na realidade não há disputa entre as duas parlamentares. Quando a equipe de uma chega na casa de um eleitor da outra nos grotões do Juruá ninguém pede voto e, ainda elogia a concorrente.


Terra de ninguém
Os candidatos do interior do Acre costumam dizer que Rio Branco, eleitoralmente falando, é terra de ninguém. Não são poucos que investem para melhorarem as suas votações na Capital.


O inverso
Já para um político da Capital pedir votos nos municípios do Juruá não é muito fácil. O bairrismo é grande na região e os eleitores preferem apostar em candidatos regionais.


Exceção da regra
Mas muito podem perguntar-se sobre a disputa de 2010 entre Edvaldo (PC do B) e Petecão (PSD), no Juruá, para o Senado. Nessas eleição o que aconteceu foi uma serie de boatos que não foram respondidos e que geraram uma forte rejeição contra Edvaldo.


Mudança de Casa
Pelo menos sete dos 17 vereadores de Rio Branco disputarão uma cadeira da ALEAC. Querem abandonar o parlamento mirim para alçarem voos mais altos na política acreana. Têm muitos suplentes comemorando.


Educação emocional
O vice-prefeito de Rio Branco e secretário municipal de educação, Márcio Batista (PC do B) está implementando um projeto revolucionário. Trata-se do trabalho dos aspectos emocionais de alunos e professores em sala de aula.


Caminho da paz
A educação emocional é um complemento ao sistema pedagógico. O objetivo é orientar as crianças para resolverem problemas que geram angústias e, posteriormente, comportamentos violentos. Um método avançado de educação.

Anúncios


Prestigiado
O jornalista e humorista Antônio Klemer (PSDC) tomou posse da presidência executiva municipal do seu partido. Vereadores de todos os partidos e, o próprio prefeito Marcus Alexandre (PT) prestigiaram a solenidade na ALEAC.


Atende o telefone
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB-AC) prepara uma ofensiva para questionar o serviço prestado pelas operadoras de telefonia celular no Acre. Se for necessário Flaviano pretende apelar para o ministro das comunicações, o peemedebista Paulo Bernardo.  


Bom aluno
Ninguém pode negar que o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) aprendeu rápido a fazer política. Ele conseguiu estabelecer diálogo com todas as forças partidárias acreanas. Sem discriminar ninguém. Nesses dias, durante uma reunião com o senador Petecão (PSD – AC), o prefeito pediu uma emenda parlamentar de R$ 800 mil para conter uma encosta do Bairro 15, no Segundo Distrito. Segundo relatos, o senador aplaudiu a habilidade de Marcus.


– Todo mundo sabe da minha origem e identificação com os moradores do bairro. Não tenho como negar um pedido desses -, disse Petecão.  


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido