Conecte-se agora

Paciente da nefrologia do HC revela o passo a passo da denúncia das marmitas com tapurus

Publicado

em

Após tomar conhecimento da repercussão da denúncia sobre marmitas com larvas servidas no Hospital das Clínicas do Acre e da tentativa de gestores do governo do Acre de incriminar os jornalistas Lenilda Cavalcante, Ray Melo e Altino Machado, um paciente resolveu revelar tudo o que aconteceu na noite de sexta-feira, quando a denúncia foi apresentada à imprensa.

O militar aposentado, Auro José Rodrigues, de 49 anos, paciente de hemodiálise do HC, disse que ficou indignado com as insinuações dos assessores do governo do Acre, sobre suposta sabotagem do alimento servido no hospital. Ele disse que mesmo antes de Berenice Sales da Silva entrar em contato com a repórter Lenilda Cavalcante, a denúncia já teria sido comunicada a TV Gazeta.

O paciente relata que estava saindo da sessão de diálise, quando uma das pacientes informou que a comida servida aos pacientes estava sendo “devolvida” porque havia tapurus nas marmitas. “Uma paciente disse que não tinha crédito para ligação, eu disse: que não seja por isso, pode ligar”, diz Auro Rodrigues ao mostrar o celular com o horário em que a ligação foi feita para a TV Gazeta.

O horário da ligação para emissora de TV foi 20h35min. Questionado pelo nome da paciente que teria informado que a comida estava com larvas, Auro Rodrigues disse que se tratava de Tatyana. Ele disse ainda, que presenciou a abertura de pelo menos oito marmitas que todas estavam com tapurus pelo lado de dentro da tampa. “O fato foi comunicado a cozinheira”, diz o paciente.

Segundo o militar aposentado, “se houve sabotagem foi na cozinha”, diz o paciente ao confirmar que só após a tentativa de contatar a reportagem da TV Gazeta, eles informaram Berenice Sales da Silva, que se dirigiu de imediato ao Hospital das Clínicas. “A pessoa que atendeu na TV disse que não tinha equipe de reportagem na emissora, por isso, ligamos para Berenice”.

As declarações do militar aposentado foram dadas após ele ouvir a leitura de uma matéria sobre o caso dos tapurus, no programa O Povo na Rádio, do radialista Willamis França, na Rádio Boas Novas 107.9. Auro Rodrigues ligou para emissora e se colocou à disposição para esclarecer o passo a passo da denúncia que foi recebida pelo governo do Acre, como um ataque da oposição.

O caso que repercutiu até em pronunciamento no Senado da República e que os gestores do governo petista classificaram como “sabotagem, armação, a mais sórdida tentativa da imprensa oposicionista de sujar a imagem da saúde do Acre e de incriminação do governo”, não passou de uma denúncia comum de pacientes do setor de nefrologia do HC, sobre o funcionamento do hospital.

Mesmo revelando fatos que não foram narrados pela presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados, Berenice Sales da Silva – Auro Rodrigues não culpa o governador Sebastião Viana (PT). Ele acredita os problemas detectados na unidade de saúde sejam de responsabilidades dos gestores do Hospital das Clínicas. “É problema de gestão”, afirma.

Durante a gravação de seu depoimento, o paciente diz que não foi a primeira vez que os pacientes do setor de nefrologia tiveram problema com a alimentação. Sem precisar a data, Auro José declara que pegou uma marmita que estava com mal cheiro. Em outra oportunidade o frango estava queimado e impróprio para consumo, mesmo assim, a alimentação foi servida aos pacientes.

Além do problema na alimentação, Auro Rodrigues revela que as dependências do setor de nefrologia estariam apresentando goteiras. Ele chegou a formular convite à reportagem de ac24horas, para ir ao local, em um dia de chuva, para constatar os problemas que ele cita. “Em uma das vezes que eu estava tomando medicação tive que descer e afastar a cama das goteiras”, destaca.

O episódio pode ter servido para o governador Sebastião Viana analisar o preparo de sua equipe para gerenciar momentos de crise. Mesmo que as matérias não citassem diretamente seu nome e até a própria administração petista, o gestor recebeu a denúncia como uma agressão pessoal, contaminado assessores que fizeram ilações a quem divulgou a denúncia.

Após narrar toda a história que envolveu a denúncia da presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados, Berenice Sales da Silva, que as marmitas servidas aos pacientes do setor de hemodiálise do HC, na noite de sexta-feira (15) apresentavam tapurus, o militar gravou um vídeo com o radialista Willamis França, que disponibilizamos na íntegra.

video

Anúncios

Acre

Jarbas Soster apresenta plano de governo na Assermurb

Publicado

em

O candidato à prefeitura de Rio Branco pelo Avante, Jarbas Soster, participou de uma reunião com a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Branco (Assermurb) nesta quarta-feira, 21, na sede do Sindicato.

Na reunião, Jarbas apresentou o seu plano de governo e as suas propostas para o transporte público, mobilidade urbana, saúde, educação, economia, infraestrutura e dentre outros assuntos.

A reunião serviu para Jarbas ouvir as reivindicações da classe para o quadriênio 2021/2024 acerca do Plano de Cargos e Carreiras (PCCR) dos servidores municipais.

Continuar lendo

Acre

Gladson conversa com membros do TJAC para aproximar poderes

Publicado

em

Numa tentativa de estreitar o relacionamento e aproximar os poderes, o governador Gladson Cameli dez uma visita de cortesia nesta quarta-feira, 21, aos membros do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O próprio judiciário confirma que o objetivo do encontro foi “aumentar o diálogo interinstitucional e também articular parcerias para aprimoramento dos serviços jurisdicionais”.

Durante o encontro, que contou com as duas equipes diretoras do TJAC, a atual e a eleita para os próximos dois anos, foi levantada a proposta de união dos esforços para transição de equipes e aprimoramento da prestação jurisdicional.

“Mais um registro da visita que fiz nesta quarta-feira no Tribunal de Justiça do Acre. Foi um encontro muito importante para estreitar o relacionamento e firmar parcerias com o poder judiciário”, disse Cameli. Na ocasião, Gladson falou de assuntos relacionados à administração do Judiciário acreano, especialmente, em relação às necessidades estruturais da Justiça do Acre.

O desembargador-presidente, Francisco Djalma, agradeceu a visita do governador e destacou as demandas do Judiciário. “A proposta dessa visita foi apresentar alguns projetos edificação, restauração de alguns prédios e o governador se dispôs a ajudar a implementar essas modificações”, disse.

Estiveram presentes o atual desembargador-presidente do TJAC, Francisco Djalma, e os desembargadores Laudivon Nogueira e Júnior Alberto, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça, respectivamente. Também estavam na reunião os magistrados eleitos para o Biênio 2021-2023, a desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro, e os desembargadores Roberto Barros, vice-presidente, e Élcio Mendes, corregedor-geral da Justiça.

Continuar lendo

Acre

Acre tem 60 novos casos e nenhuma morte por Covid-19

Publicado

em

O boletim da Covid-19 desta quarta-feira, 21, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre registra 60 novos casos de contaminação pelo coronavírus no estado.

Com isso, o número de infectados subiu de 29.865 para 29.925 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 78.562 notificações de contaminação pela doença, sendo que 48.609 casos foram descartados, enquanto 29 amostra de RT-PCR estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 27.732 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 69 seguem hospitalizadas.

Nenhum óbito por Covid-19 foi notificado nesta quarta-feira, fazendo com que o número oficial de mortes pela doença continue 682 em todo o estado.

Continuar lendo

Acre

“Com a gente, bem ou mal, as coisas funcionavam”, diz Daniel Zen

Publicado

em

O programa eleitoral do candidato à prefeitura de Rio Branco pelo Partido dos Trabalhadores, Daniel Zen, desta quarta-feira, 21, falou acerca dos problemas que os moradores de Rio Branco vem enfrentando acerca do desabastecimento de água que tem se tornado um grande transtorno para a população.

Zen afirmou que pensou que poderia fazer uma campanha calma, mas afirmou que não dá para ficar calado ao escutar os relatos dos moradores de diversos bairros que vem enfrentando a falta de água em plena pandemia.

“Eu pensei que poderia fazer uma campanha calma, conversando com vocês, apresentando minhas propostas. Mas olha, não dá para ficar calado. A campanha leva a gente para as ruas e as pessoas vem falar com a gente. Não tá dando para comprar comida, não tem como comprar gás, arroz e carne nem pensar. Enquanto em plena pandemia a gente não tem água na torneira, nem para lavar a mão, o governador e a prefeita tão querendo vender o Depasa por uma mixaria. Isso é roubo gente. Esse povo ou não liga pra vida das pessoas ou ficou doido”, pontuou.

No vídeo, Zen relembra as gestões do PT e diz que “bem ou mal”, as coisas funcionavam na época do PT e que ninguém roubava as pessoas.

“Com a gente, bem ou mal, as coisas funcionavam e ninguém roubava as pessoas. Olha, se o governador e a prefeita não dão conta de resolver esse problema, eu digo a vocês: devolvam o serviço de água e esgoto para o município! Comigo e Cláudio Ezequiel na prefeitura, a gente vai conseguir fazer muito melhor do que está fazendo hoje”, afirmou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas