Menu

O “drama” do Mensalão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Alguns militantes do PT passaram o final de semana atacando a imprensa nas redes sociais por conta da prisão de 12 acusados de participarem do esquema do Mensalão. Mas qual a culpa da imprensa? Os ministros são juristas da mais alta corte brasileira com autonomia para decidirem o que bem entenderem. Além disso, os acusados tiveram bancas com os melhores advogados do país para defende-los. No Acre, alguns sujeitos com cargos comissionados quiseram mostrar serviço aos seus chefes e mandaram ver contra tudo. Os ex-deputados José Dirceu (PT) e José Genoíno (PT) foram transformados em mártires, heróis e presos políticos. 


Reconhecimento
Seria estupides não reconhecer a importância histórica do Zé Dirceu. Ele foi o grande responsável por levar o ex-presidente Lula (PT) ao poder. Um operário que quebrou o paradigma das “elites” no Brasil e fez um governo popular.

Publicidade

Guerrilheiro
O Genoíno foi um dos protagonistas da Guerrilha do Araguaia. Dirceu e Genoíno fizeram parte da história da resistência contra a Ditadura Militar no Brasil. Mas o processo que responderam foi por “corrupção” e não por “ideologia”.


Republicana
A presidente Dilma Rousseff (PT) respeitou as decisões e não manifestou-se. Mesmo porque ela não faz parte do mesmo grupo político interno do PT do Dirceu. Aliás, se dependesse do Dirceu a Dilma já teria ido procurar a turma dela há muito tempo.


Bem na foto
Segundo recente artigo de Ricardo Noblat, Dilma estancou as vantagens de alguns grupos internos do PT e é detestada por isso. Mas vai para a reeleição como favorita. Ela demitiu personagens com indícios de corrupção. 


Silêncio no Acre
Por aqui também as duas maiores lideranças do PT não manifestaram-se. Nem o governador Tião Viana (PT) e nem o senador Jorge Viana (PT-AC) publicaram nada nas redes sociais sobre o assunto.   


Prejuízos eleitorais?
Não acredito que o Mensalão será tema eleitoral relevante. Desde que o processo foi iniciado já aconteceram cinco eleições no Brasil. Ninguém perdeu ou ganhou por conta do “Mensalão”. Lula reelegeu-se e depois elegeu Dilma e o Mensalão já era fato. Na realidade o povo vota em nomes e não em partidos.  


Provinciana
A ALEAC viveu seu dia de Sucupira ao receber com honras de chefe de estado o diretor da Telexfree, Carlos Costa. Mas vale ressaltar que nem todos os deputados foram seduzidos pelo “canto da sereia”.


Escaramuças no Alto Acre
Recebo um telefonema do pré-candidato a deputado federal Idésio Franck (PT). “-Não procedem as informações de que não vou disputar uma vaga à Câmara Federal. Vou lutar para ser o representante do Alto Acre no Congresso Nacional,” diz ele.


Falta união
Desde a eleição do ex-deputado Zico Bronzeado (PT) que o Alto Acre não tem representante na Câmara Federal. Por falta de diálogo político acabam ajudando representantes de outras regiões a elegerem-se com os votos do Alto Acre.


Estratégia
Existe uma tentativa de esvaziar a candidatura de Idésio Franck (PT) para beneficiar a de Astério Moreira (PEN), segundo uma fonte. O atual líder do governo na ALEAC precisaria ter um bom desempenho na região para tornar-se deputado federal. 


Rincão de votos
Somado todos os municípios do Alto Acre existem mais de 40 mil votos disponíveis. Daria para eleger dois deputados federais. Mas isso não vai acontecer. No máximo um deputado virá eleito da região.

Publicidade

O papel dos prefeitos
Todos os prefeitos do Alto Acre são de oposição. Possivelmente deva aparecer um candidato a federal para representa-los. Ou será que vão todos apoiar Márcia Bittar (PSDB)? A esposa de Márcio Bittar (PSDB) deve vir forte.


Muito barulho por nada
Na minha opinião, os secretários de estado tem todo o direito de serem candidatos. E considero legítima a candidatura de Márcia Bittar (PSDB). Fazem um carnaval fora de época por nada.


Bola dentro
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) resolveu ouvir o Conselho Escolar e mudou o horário das escolas. O secretário estadual de educação, Daniel Zen já anunciou que tomará a mesma decisão. Qual a culpa de alunos e professores do horário do Acre ter mudado de novo?


Corda no pescoço
A deputada federal Perpétua Almeida (PC do B – AC) foi citada no discurso da presidente Dilma (PT) durante o Congresso Nacional do PC do B, em São Paulo. Se Dilma resolver interceder pela candidatura de Perpétua o espatifado estará feito na FPA.


Troca de interesses
Ficaria difícil para as lideranças da FPA não atenderem um pedido da presidente. Mas não existe clima entre os militantes do PT para apoiarem a candidatura da comunista ao Senado. Se Perpétua for a candidata na “calada da noite” muitos petistas votarão com a oposição.


A voz do povo
O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) encomendou uma série de pesquisas a um Instituto do Centro Sul do Brasil. Segundo ele, o seu nome cresceu muito na Capital para a disputa ao Senado. No interior, Gladson sempre foi o favorito. Façam suas apostas para uma das eleições mais disputadas da história do Acre.   


Para bom entendedor…
Não existe a menor possibilidade do deputado Henrique Afonso (PV-AC) ser candidato ao Senado. Ele já falou e repetiu que irá disputar o Governo do Estado. Tanto que na próxima sexta, dia 22, está marcado o lançamento da sua pré-candidatura, em Rio Branco. Se mudar de rumo ficará desmoralizado. 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido