Menu

Pesquisar
Close this search box.

O “pesadelo” verde da FPA

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O pré-candidato a governador, deputado federal Henrique Afonso (PV-AC), revela que já foi procurado por emissários do governador Tião Viana (PT) para reatar o diálogo. A argumentação dos interlocutores é que o candidato verde poderia ter no máximo 1% de votos numa eleição majoritária e a FPA abriria as portas para Henrique concorrer à reeleição. Mas Henrique rebate: “Se eu tenho apenas 1% por que tanto interesse na minha volta? Sou dissidente na FPA e tenho um projeto político traçado que não terá volta,” diz ele.


Diálogo aberto com a oposição

Anúncios


Henrique Afonso faz questão de frisar que da mesma maneira que conversou com o pré-candidato ao Governo, Bocalom (DEM), irá procurar os outros. “Estamos abertos ao diálogo com todas as forças políticas do Acre, o que é natural numa candidatura majoritária,” revelou.


Alinhamento programático


Mas Henrique deixa claro que para firmar algum tipo de aliança será preciso haver uma identificação ideológica. Ele não abre mão de um plano de desenvolvimento sustentável e redemocratização do Estado.


Fechado


Outro ponto é que Henrique quer ser o cabeça da chapa. Não irá participar de pesquisas com o seu nome, de Bocalom e Petecão (PSD) ou outros para ver quem tem mais chances. Concorrerá ao Governo mesmo que tiver 3% de intenção de votos.


Preferência


O objetivo principal do PV é alinhar-se com o PSB. Tem mantido diálogos com o presidente da Câmara de Rio Branco, Professor Roger (PSB). Mas encontra no vice-governador César Messias uma resistência forte. Os verdes acreanos esperam para breve uma conversa com Marina Silva (PSB) e Eduardo Campos (PSB).


Alvo vermelho


A deputada federal Perpétua Almeida (PC do B-AC) já foi procurada pelos Verdes. Eles oferecem a garantia da vaga ao Senado para Perpétua. Henrique revelou que já está agendada uma conversa com a comunista.


Próxima agenda


Não está descartada ainda a abertura de diálogo com o deputado federal Gladson Cameli (PP-AC), pré-candidato ao Senado. O PV quer abrir a possibilidade de alianças com todos os partidos e pré-candidatos que não sejam da FPA. 


Entrega do cargo


O PV não terá problemas em abandonar o atual Governo. Tem apenas um cargo na estrutura estadual, da presidente Shirley Torres, que já disponibilizou-o para o governador Tião Viana (PT). 

Anúncios


Perdas


O problema maior que Henrique representa para a FPA e, consequentemente à reeleição de Tião Viana (PT), está no Juruá. As candidaturas de Gladson Cameli e Henrique Afonso na oposição podem mudar o cenário eleitoral de 2014 em relação ao de 2010, quando Tião Viana foi o grande vitorioso e teve o apoio dos dois parlamentares, que na época, integravam a FPA. 


Ironia do destino


A FPA moveu um processo contra o atual prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) em que o maior beneficiado seria justamente Henrique Afonso (PV). Os dois disputaram a prefeitura de Cruzeiro do Sul em 2012.


Encontro notável


A deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) foi um dos destaques da Congresso Nacional do PC do B, em São Paulo. Na sexta, 15, à noite, teve a oportunidade de conversar com a presidente Dilma (PT). Trocaram afagos e tiraram fotos juntas.


Diálogo de poderosas


Dilma para Perpétua: “- E aí já se resolveram no Acre sobre a sua candidatura?” Perpétua: “Estamos tratando presidenta”.  Dilma: “- Eu quero ir lá para participar e apoiar, Perpétua …”


Apoio luxuoso


Perpétua Almeida já tem mantido diálogo sobre a sua candidatura ao Senado com Dilma há muito tempo. A deputada tem a certeza que na hora H a presidenta irá ajuda-la a confirmar a sua candidatura na FPA. Esperemos… 


Disfarce


Ao contrário do que a coluna informou  é grande a possibilidade do prefeito de Mâncio Lima, Cleidson Rocha (PMDB) lançar a sua esposa, Aldecir (PMDB) a deputada estadual. Uma fonte próxima do casal informou.  


Cortina de fumaça


A informação inicial tinha sido do próprio prefeito que talvez não queira precipitar o processo. Aldecir é doutora em filosofia e deverá conseguir votos também dentro do universo acadêmico da UFAC.


O melhor caminho


Se Cleidson não lançar Aldecir terá que apoiar a deputada Antônia Sales (PMDB), por fidelidade partidária. Ou então, a esposa do ex-prefeito Dêda, deputada Maria Antônia (PROS) que o ajudou em 2012. Pela lógica deve mesmo lançar a candidatura de casa. 


A força do Juruá


A região representa em torno de 20% dos votos do Estado. Mas foi decisiva para a vitória de Tião Viana (PT), em 2010. A saída de aliados importantes como Gladson (PP) e Henrique (PV) podem fazer a diferença para a FPA. O lastro político da FPA ficará restrito a liderança de César Messias (PSB) e dos prefeitos de Rodrigues Alves e Marechal Taumaturgo. Por outro lado, a oposição terá as prefeituras de Cruzeiro do Sul, Porto Valter e Mâncio Lima. Por isso, não acredito em vitória no primeiro turno de nenhum dos lados. Será governador do Acre quem souber preparar alianças no segundo turno. Na política tudo pode acontecer, mas 2014 promete ser a eleição mais disputada da história do Estado.  


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido