Menu

O comunista e a Telexfree

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quem assistiu ao discurso do deputado Moisés Diniz (PC do B), na tribuna da ALEAC, durante a visita de Carlos Costa, diretor da Telexfree, nesta quinta, 14, constatou uma catarse “revolucionária”. O comunista criticou as multinacionais, os bancos, as loterias federais, o jogo do bicho, a classe política e o sistema econômico “opressor” do Brasil. Por outro lado, confessou ver na Telexfree e outras empresas do gênero uma dádiva “revolucionária” para resolver as angústias populares. Foi aplaudido de pé pelos divulgadores que lotavam o plenário e a galeria da Casa do Povo, mas deve ter revirado na tumba João Amazonas, o comunista primordial do Brasil. 


Estilo “franciscano”

Publicidade

No final do seu “vigoroso” discurso, Moisés Diniz (PC do B) pediu humildemente para dar um abraço no “poderoso” diretor Carlos Costa. Uma cena “comovente” que ficará registrada nos anais da ALEAC…


Messias do “capital”


Carlos Costa recebeu honras de chefe de estado na ALEAC. No seu discurso, chamou de “burro” quem não entende o funcionamento da Telexfree. Reafirmou que não há provas contra a empresa. E usou um tom messiânico: “Deus usou o Carlos Costa e a Telexfree para levar esperança às pessoas,” apregoou.


Reservado


O diretor Carlos Costa não quis conversar com a imprensa que estava no Salão Azul da ALEAC. Os seus interlocutores justificaram que só falaria na presença de advogados porque enfrentaria uma sessão de conciliação na Justiça do Acre.  A empresa é acusada de promover “pirâmide financeira”.


Saindo de fininho


Alguns deputados que não identificam-se com a “causa” da Telexfree saíram discretamente do plenário da ALEAC. Nenhum quis gravar entrevista. Preferiram ficar alojados silenciosamente nas salas dos corredores da Casa do Povo. 


O Calvário do Juracy


O vereador de Rio Branco, Juracy Magalhães (PSB), foi induzido a embarcar numa canoa furada. Acreditando poder mudar de partido com uma carta de liberação do PP terá que lutar para manter-se no mandato.


De olho na cadeira

Publicidade

O interessante é que foi o seu segundo suplente Fabiano Oliveira (PP) quem entrou com uma ação pedindo o seu mandato. O primeiro, Wendy Lima (DEM), filho do ex-deputado Eny Lima (DEM), não moveu uma palha.


A velha ladainha


Nesse caso volta aquele velho debate pós eleitoral sobre quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha. No caso, se o mandato é da coligação ou do partido de origem do vereador que trocou de agremiação.


Desabafo


Para amigos íntimos, Juracy tem dito: “Sou muito puro e ingênuo em acreditar nas pessoas”. Evidentemente que refere-se aos velhos e novos “aliados”.


Luz no fim do túnel


Juracy está com advogados. Mas acredita ter “bala na agulha” para eleger-se deputado estadual, em 2014. Inclusive, está mais mobilizado nas suas bases até por conta do risco de perder o mandato de vereador.


Ainda respirando


Como esses processos são longos e complexos, Juracy deverá fazer a sua campanha ainda como vereador. Caso consiga eleger-se para a ALEAC as suas preocupações terminarão. Mas quem assumirá? Wendy ou Fabiano? Façam suas apostas.    


Colaboradores


Juracy aposta na sua família para sair vitorioso em 2014. Garante ter parentes que entrariam na sua campanha em Tarauacá, Feijó e Jordão. Os vários mandatos como vereador lhe garantiriam expressiva votação em Rio Branco. Agora, só falta combinar com os eleitores.


Credibilidade


O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) já conseguiu quebrar um paradigma na sua gestão. Conseguiu arrecadar até agora R$ 17 milhões de IPTU. Os prefeitos anteriores chegaram a marca máxima de R$ 8 milhões.


Avanço


Ninguém pode negar as ações das gestões estaduais e municipais da FPA no quesito regularização fundiária. Pagar IPTU é uma maneira dos proprietários de imóveis terem mais provas e garantias das suas propriedades.


Tudo em paz


O deputado federal Taumaturgo Lima (PT-AC) encontrou-se recentemente com o governador Tião Viana. O tom da conversa deve ter sido aquele de “vá em paz e não peques mais…”


Desconfiados


Mas uma parte significativa dos militantes do PT acha que Sibá Machado (PT-AC) saiu fortalecido das eleições internas do PT por ter se reaproximado das suas bases. Mas que Taumaturgo queimou-se à toa. Questão de opinião…


O cara


Para a juventude e a rapaziada do PT de Rio Branco o candidato a federal preferencial será Léo Brito (PT). Agora, longe das obrigações da presidência, deverá começar a sua pré-campanha.   


Capa e espada


A vereadora de Rio Branco, Eliane Sinhasique (PMDB), está numa convenção sobre energia em Maceió (AL), seu tema preferido. Ela vai lutar com todas as forças para que a Eletronorte não seja privatizada.


Questão vital


O desenvolvimento do Estado passa pela qualidade de fornecimento energético. Nenhuma indústria irá instalar-se no Acre se não tiver a segurança de abastecimento de energia. A bancada federal vem empenhando –se para dar uma resposta positiva à população. O Governo do Estado comemora o aparecimento de uma empresa vencedora de licitação para puxar o “Linhão” para o Juruá. Agora, é preciso fiscalização para tudo correr bem e acabar de vez com a “escuridão produtiva” do Acre. 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido