Menu

Cabo de guerra

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quem acompanhou as eleições internas do PT percebeu a grande mobilização da militância. O discurso dominante era que passado o pleito o objetivo dos petistas será as reeleições de Dilma (PT) e Tião Viana (PT) e a eleição de Anibal Diniz (PT) ao Senado. Vai ser difícil convencer a base do PT abrir mão da vaga ao Senado para a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B). Eles acham que conseguiram eleger Binho Marques (PT) e Marcus Alexandre (PT), considerados “azarões” e, só perderam quando o candidato foi justamente do PC do B, Edvaldo Magalhães.


Por cima da “pauzada”
Anibal saiu do processo com a simpatia dos dois grupos do PT pela sua postura democrática e conciliadora. Os petistas acham que podem levar o seu nome com a força da militância contra tudo e contra todos. E quem vai presidir o conselho de partidos da FPA será Ermício Sena, o novo presidente, que teve o apoio de Diniz.

Publicidade

No grito
Qualquer pesquisa mostraria Perpétua Almeida (PC do B) com mais chances que Anibal Diniz (PT). Mas a deputada não é do PT. A militância petista acredita que vai ganhar no grito. E quem viu a mobilização do partido nas eleições sabe disso.


Plano B
Por isso, os comunistas podem ir preparando uma nova opção para garantir Perpétua Almeida (PC do B) na disputa ao Senado. Na FPA, que só pode ter um candidato, será muito difícil. A massa petista vai querer mesmo Anibal Diniz.


De mulher para mulher
Por outro lado, Perpétua (PC do B) espera ter o apoio direto da presidente Dilma (PT) para ser a candidata da FPA. As duas se encontrarão no próximo final de semana em São Paulo durante a Convenção Nacional do PC do B.


Profeta
Por falar em PED, o pensador do PT, Francisco Nepomuceno, o Carioca, acertou na sua previsão de que Ermício Sena seria eleito com 20% de vantagem sobre o deputado federal Sibá Machado (PT-AC).


Novos alvos
O Carioca já avisou que agora vai mudar o “canhão” que estava apontado para os adversários internos. Prepara munição para fustigar os prováveis adversários eleitorais da FPA em 2014. O eterno Carioca saiu fortalecido do PED.


De longe
O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) ficou na dele em relação a mudança do horário do Acre. Preferiu deixar para o senador Petecão (PSD-AC) as glórias da mudança que cobre um santo, mas descobre outro. 


Forasteiro
Muitos boatos nas redes sociais sobre a possível vinda de um grupo econômico de Goiás para participar das eleições no Acre. O objetivo seria eleger o empresário Thiago Fernandes a deputado federal pelo Estado. 


Tiro no pé
Em troca o empresário apoiaria a eleição majoritária do grupo Petecão (PSD) e Bocalom (DEM). Se fizerem essa loucura estarão dando munição tanto aos adversários na oposição quanto da FPA. E ainda não conseguirão eleger o forasteiro.


Deus me livre
A deputada federal Antônia Lúcia (PSC-AC) já avisou que a chance de marchar com o grupo Bocalom e Petecão é nula. E ser candidata ao Senado, em 2014, jamais. Vai mesmo concorrer à reeleição para deputada federal. 


Divisão saudável
A oposição está dividida em dois grupos principais: Bittar (PSDB), Gladson (PP) e Vagner Sales (PMDB) e, o outro Bocalom (DEM) e Petecão (PSD). Isso não quer dizer que não surgirão outros. O que seria natural…

Publicidade

O mesmo na FPA
Também a FPA tem atualmente dois grupos: Tião Viana (PT) e os aliados tradicionais e, a dissidência do PV com Henrique Afonso (PV-AC) e alguns partidos que devem acompanha-lo. Tudo dentro do jogo democrático.


Antinatural
O anormal, na verdade, foram algumas eleições no Acre com apenas dois grupos. A FPA e aqueles que são contra o “projeto”. A democracia pressupõe a diversidade ideológica. Isso representa uma sociedade livre.


Nas mãos da Justiça
O destino do prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT) será definido, nesta terça feira, dia 12, no TRE- AC. Falta apenas um voto para uma decisão que vai provocar choro ou alegria. Aguardemos… 


O homem do rio
O escritor Claudemir Mesquita (PV) é pré-candidato a deputado estadual. Vai enfrentar os seus adversários com a sua plataforma de preservação do rio Acre. Uma questão de sobrevivência para toda a região do Alto e Médio Acre.   


A hora de cuidar da vida
O assunto principal nas redes sociais no final de semana foi a mudança de horário do Acre. Ironias vindas de simpatizantes da FPA e, comemorações de alguns setores oposicionista. Na minha opinião a relevância eleitoral da nova mudança será muito pequena. Relacionar a hora com atraso econômico é uma estupidez. A mesma estupidez de quem diz na volta do horário de Deus. Duas grandes tolices. Quem determina a hora são os homens baseados no movimento solar. Ninguém vai ficar mais rico ou mais pobre por causa de uma hora. E nem mais bonito ou mais feio. A vida seguirá o seu curso e o sol continuará nascendo para todos, seja uma hora antes ou depois. Esperto é quem sabe aproveitar a luz solar para ser feliz…


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido