Menu

Quase 70% da água tratada é desperdiçada, diz Depasa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Atualmente o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) atende cerca de 90% da área urbana da capital, mas não sabe dizer quantas pessoas recebem água em casa. Por isso, está sendo realizada a pesquisa “Água da Gente: Censo Sobre a Consciência e Consumo da Água no Acre”.


“Nosso primeiro objetivo é conhecer o consumidor: quantos são, quem são, onde estão, para que a gente possa ter elementos para planejar melhor as ações de distribuição de água. O segundo é reduzir, em definitivo, as perdas na rede. Hoje, a capital tem uma perda de água de 67%. E um dos fatores que fazem com que tenha esse número, é justamente o não conhecimento sobre a quantidade de consumidores que recebem o nosso produto”, disse o diretor-presidente do Depasa, Felismar Mesquita.

Publicidade

A primeira região de Rio Branco a receber o Censo é o Segundo Distrito. As equipes estão nas ruas, indo de casa em casa, para verificar com a população qual a qualidade da água recebida, com qual frequência ela chega, quanto o cidadão consome em média e se há vazamentos na rua ou desperdício.


A princípio as regiões a receberem as equipes do censo são: Segundo Distrito, Baixada do Sol e Calafate. Até dezembro deste ano, o Depasa pretende conversar com quinze mil proprietários de imóveis. Mas, o objetivo final da pesquisa é visitar 80 mil casas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido