Menu

Espatifado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-prefeito de Rodrigues Alves, Dêda Amorin (PROS), garante que já está com a Ficha Limpa porque o processo ao qual foi condenado já prescreveu depois de oito anos da sentença. Dêda vai lutar para que a indicação do vice de Tião Viana (PT) seja do Juruá e, feita através de uma pesquisa. Nesse quesito o ex-prefeito tem a certeza que o seu nome será o mais indicado. E vai reivindicar ser o candidato a vice-governador.


Enfraquecido
Enquanto Dêda é só alegria com o prestígio que diz ter com o governador Tião Viana(PT), o atual prefeito de Rodrigues Alves, Ernilson Burica (PT), amarga o abandono dentro do seu próprio partido. Tem tido dificuldades até para ser recebido por secretários do Governo.

Publicidade

Apoio luxuoso
Mas é inegável que Burica tem a sua turma política depois de 5 anos de prefeitura. E vai empenhar-se para a reeleição do deputado estadual Jonas Lima (PT), um dos maiores desafetos da Casa Rosada do momento.


Rindo do destino
Jonas Lima (PT) sabe que poderá enfrentar em breve um processo interno para expulsá-lo do PT. Ele está tranquilo e garante, que vai votar nas matérias da ALEAC de interesse da população. Isso não significa votar com a liderança do partido.


Vitimização
Se o PT abrir processo de expulsão contra Jonas Lima (PT) ele se reelegerá com uma votação ainda mais expressiva. Fica com o direito de trocar do partido e se tornará vítima de “perseguição”. Tempero ideal numa eleição.


Independência legislativa
No momento, a ALEAC não passa de uma secretaria do Governo que legaliza os pedidos de empréstimos e os projetos do Executivo. Com uma bancada governista absoluta pouco os deputados podem fazer. Por isso, a aprovação da PEC de Orçamento Impositivo é importante para o renascimento do legislativo acreano.


Jogando para a torcida
Com o Orçamento Impositivo as indicações dos deputados passam a valer. A população vai poder ver o trabalho dos parlamentares que elegeu. Além dos deputados poderem usar emendas para ajudar ações nas suas bases eleitorais.


Balela
Alguns deputados governistas já estão argumentando que as emendas darão margem à corrupção. Tipo parlamentares fazerem acordo com entidades para receber o “troco”. Mas atualmente a ALEAC é um “templo de virtudes”?


Quem tem amigo desses….
O deputado Valter Prado (PROS) ao defender da tribuna o Orçamento Impositivo acabou por mostrar as mazelas do atual Governo acreano. Entre outras coisas afirmou que a população de Tarauacá vive uma epidemia de hepatite e o Governo “pouco” faz para mudar a situação caótica.


Não precisa de inimigos
Valter ainda se referiu aos colegas deputados como “amordaçados”. “Na minha fala não tem lambanças, mas um retrato da realidade,” afirmou o delegado. Depois do pronunciamento de Valter Prado restou à oposição rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria pelas almas dos Finados.   


Assoprando a vela
Claro que para finalizar de maneira apoteótica Valter Prado (PROS) aliviou para o governador Tião Viana (PT). “Tenho certeza que o governador será favorável ao projeto porque veio do parlamento e tem uma formação republicana,” disse ele.  Muito bem…


Tiro no pé
Não acredito que num ano pré-eleitoral o Governo vá adotar a medida de cobrar antecipadamente dos comerciantes acreanos 50% do ICMS. A denúncia foi feita pelo deputado Chagas Romão (PMDB), na tribuna da ALEAC.

Publicidade

Vacas esquálidas
A situação econômica do Acre é terrível. Ainda que número oficiais digam ao contrário. A industrialização continua apenas como um sonho e o desemprego campeia a “vida real” da população. Uma medida como essa seria uma tragédia para os comerciantes que geram emprego no Estado.    


Contraponto
O líder do Governo, deputado Astério Moreira (PROS) garante que em outubro o dinheiro voltou a aparecer nos cofres do Estado. Mas não soube informar se a medida do ICMS é verdadeira ou não. Tentou ligar para a Casa Rosada, mas não conseguiu falar com ninguém.


Mais sobre a “pesquisa”…
E apareceram mais boatos sobre uma famigerada “pesquisa” que estaria em curso no Acre. O deputado Jonas Lima (PT) disse que ele e a deputada Antônia Sales (PMDB) aparecem bem na fita.


Perguntar não ofende
Seria essa tal “pesquisa” a mesma que o Governo publicou no Diário Oficial custando cerca de quase R$ 1,7 milhões aos cofres públicos? Feita pelo Instituto  Vox Populi a pesquisa foi contratada em junho de 2013 para avaliar a opinião da população sobre as obras do Governo. Se por acaso está fazendo sondagens eleitorais isso tem que ser esclarecido aos contribuintes do Acre. Se também não está fazendo avaliações eleitorais o resultado, de qualquer maneira, tem que ser apresentado à população que afinal é quem está pagando pela pesquisa…   


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido