Menu

Verde de raiva

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A presidente do PV acreano Shirley Torres recebeu a informação de que a FPA está realizando uma pesquisa eleitoral para 2014, em todo o Estado. O problema é que não colocaram o deputado federal Henrique Afonso (PV-AC) como um dos pré-candidatos ao Governo. Irônica, Shirley acha que que os vermelhos só vão conscientizar-se da candidatura verde quando nos próximos dias for lançada oficialmente.


Erro de avaliação

Publicidade

As principais lideranças do PT acham que Henrique está blefando. Para eles, o deputado verde deverá concorrer a uma cadeira na ALEAC. Essa avaliação unilateral só estimula adversários a correrem ainda mais atrás dos seus sonhos.


Patinho feio


Pelas redes sociais Henrique Afonso já anunciou que não estará mais perfilado às colunas da FPA. Na realidade, apesar da sua lealdade ao “projeto”, Henrique sempre foi considerado um “patinho feio” na FPA. Um criador de problemas…


Dinheiro pelo ralo


Contratar uma pesquisa eleitoral quantitativa nessa altura do campeonato é jogar dinheiro fora. A realidade é que, por enquanto, a única candidatura consolidada é a do governador Tião Viana (PT).


Nuvens da política


Na oposição o cabeça de chapa à disputa ao Palácio Rio Branco tem ainda várias alternativas. Poderá ter Márcio Bittar (PSDB), Vagner Sales (PMDB) ou Gladson Cameli (PP) dependendo do movimento das nuvens do céu.  


Candidaturas garantidas


Apenas Tião Bocalom (DEM) e Henrique Afonso (PV) parecem garantidos na disputa. Tem ainda o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) que avança e recua das suas pretensões conforme o dia da semana. 


Chapa forte

Publicidade

Ao contrário do que imagina-se a oposição terá sim candidatos fortes à disputa das oito vagas da bancada federal, em 2014. Um dos nomes que poderá surpreender é o do presidente do Sindicato dos Médicos, José Ribamar (PP).  


Chapão


O medo de alguns parlamentares oposicionistas de perder o mandato não faz sentido. Se o PSDB, PP e PMDB unirem-se numa única coligação proporcional terão chances de eleger pelo menos dois ou três federais.


Fortes


A deputada Antônia Lúcia (PSC-AC) dificilmente deixará de voltar à Câmara Federal. Ela tem uma boa estrutura eleitoral com bases evangélicas nos 22 municípios acreanos. Pelo PSD a novidade, como candidato a deputado federal, será Luis Calixto (PSD), se depender da audiência do seu blog, poderá ganhar.   


Eterna blindagem


O deputado estadual Moisés Diniz (PC do B) questionou a política do Governo de evitar mandar secretários para dar explicações aos parlamentares da ALEAC. Segundo o comunista, ministros frequentam e são sabatinados diariamente no Congresso Nacional, sem nenhum drama.


Quem não deve, não teme


O caso do desaparecimento de 25 toneladas de milho do silos de Capixaba já poderia estar só na esfera policial se, espontaneamente, o secretário do SEAPROF, Lourival Marques Filho tivesse ido à ALEAC. Não seria preciso uma convocação oficial.


Mas vai


Segundo o presidente da ALEAC, Élson Santiago (PEN) o documento de convocação do secretário terá o apoio da bancada governista. Loro que pretende ser deputado estadual terá uma chance praticar a sua oratória com os seus “possíveis” pares.


Veneno


A realidade é que os atuais parlamentares veem no secretário da SEAPROF um adversário forte para 2014. Sobem na tribuna e defendem o Loro, mas nos bastidores se queixam das suas vantagens como super-secretário de políticas rurais.


Sem educação


A FPA que sempre elegeu-se com o apoio dos trabalhadores em educação poderá amargar uma nova realidade em 2014. A maioria dos educadores estaduais andam bravos com o Governo. Terem que esperar sete anos para subirem de letra não agradou em nada a categoria.


Ouvido aberto


O secretário da pasta, Daniel Zen, precisa estar mais atento aos detalhes se quiser ter chance de eleger-se deputado, em 2014. Ouvir mais a categoria atualmente dividida em quatro diferentes grupos. O SINTEAC representa apenas uma pequena porcentagem da categoria como mostrou a eleição interna.


 O tempo esquentou


O clima eleitoral antecipado tomou conta da ALEAC. Os debates entre a base do Governo e a oposição estão se acalorando cada dia mais. Nesta segunda, 22, quase transformaram o plenário da Casa num ringue de boxer. O deputado Gilberto Diniz (PT do B) acusou o presidente Élson Santiago (PEN) de ter transformado a ALEAC numa subsecretaria do Governo do PT. E fora do microfone o chamou de “babaca”. Por sua vez, Santiago ameaçou retirar o oposicionista do plenário. Depois com a sua “mineirice” disse que o Parlamento não é um colégio de freiras e os debates extremos são normais. 


Torcida organizada


O que aconteceu no Parlamento Acreano foi uma flagrante quebra de decoro dos dois lados. Os professores estaduais que estavam na Galeria da Casa vibravam a cada insulto dirigido aos governistas e aplaudiam os oposicionistas. Mais uma mostra do espírito da categoria responsável no passado pelas eleições de Jorge Viana (PT), Binho Marques (PT) e de Tião Viana (PT).  


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido