Menu

Clientes são algemados por se negarem passar por blitz, no Mercado do Bosque

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

MERCADO BOSQUEAo que tudo parece os patrulheiros da Companhia de Trânsito do Acre vem inovando durante as blitzes da Alcool Zero realizadas em Rio Branco e obrigando os condutores e passar pelas barreiras.


No inicio da manhã deste domingo, 13, quando duas pessoas tomavam café da manhã no Mercado do Bosque e foram obrigadas a parar de comer para serem conduzidas a uma das barreiras para realizarem o teste de bafômetro. Os clientes, que segundo um internauta que denunciou o caso na rede social Facebook, se tratavam de um médico e de uma mulher, que seria sobrinha do deputado estadual Major Wherles Rocha. O homem e a mulher se recusaram a acompanhar os militares que usaram da força e conduziram o casal algemado.

Publicidade

PRINT MERCADO BOSQUEDe acordo com a postagem, o internauta afirma que os relatos foram feitos por um amigo que presenciou o tumulto, que teria deixados todos que estavam no Mercado do Bosque revoltados, principalmente quando ouviram de um dos militares dizer que: “Vagabundo tem que ser tratado assim”.


Ha alguns meses internautas já haviam denunciado a ação autoritária e ilegal dos agentes e policiais de trânsito que durante uma blitz realizada na Avenida Ceará, nas imediações do Hotel João Paulo, escoltavam motoristas que saiam de um barzinho até onde estava acontecendo a barreira policial, os obrigando a passar pela fiscalização. Na ocasião. o Detran se pronunciou afirmando que adotaria providencias para evitar o tipo de situação, mas ao que tudo indica as medidas adotadas pela instituição de Trânsito não obtiveram resultados.


 


NOTA DE ESCLARECIMENTO


Comando da Polícia Militar do Acre e Detran:


A operação álcool zero é uma política de governo que tem por finalidade salvar vidas no trânsito através do combate a ingestão de bebida álcoolica aliada a direção de veículos. Os números de redução apontados pelo setor de estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) demonstram o sucesso dessa operação, que teve inicio no Rio de Janeiro e já vem sendo adotada em todo o país.


Durante a madruga de hoje, uma blitz foi realizada nas proximidades do mercado do Bosque, local onde é frequente ver, principalmente jovens, que após beber dirigem sem ter a noção do perigo ao qual estão colocando suas vidas e a de outras pessoas.


Ocorre que nessa ocasião, um jovem ao avistar a blitz , na tentativa de não ser abordado, estacionou seu veículo antes da operação, no entanto, os policias que estavam realizando a ação perceberam a atitude e abordaram o rapaz que se negou a apresentar os documentos do veículo e sua habilitação e saiu correndo em direção ao mercado do Bosque.


Como procedimento padrão, os policiais sairam em busca de capiturar o rapaz que por sua vez, tentou se esconder no banheiro não obtendo sucesso, tentou se misturar entre as demais pessoas do local para não ser reconhecido. Ao ser abordado novamente pela policia o mesmo confessou estar vindo de uma festa na qual ingeriu bebida álcoolica, mas não soube dizer o quanto e nem quiz realizar o exame bafométrico.


Após isso, ele juntamente com uma amiga adotaram uma postura agressiva e passaram a proferir palavras de baixo calão os policiais que estavam trabalhando. Tendo em vista o desacato, a resistência , a desobediência e a não colaboração dos mesmos em se identificarem e nem comparecerem no local de abordagem foi dado voz de prisão e algemados com o objetivo de garantir a integridade física de todos os presentes, inclusive do jovem em questão, que mais uma vez não colaborou, havendo nesse momento a necessidade do uso da força e de três policiais para conte-lo.

Publicidade

Prezando sempre pela lisura dos fatos e para que não haja dúvidas do ocorrido, as corregedorias da policia militar e do Detran, irão instaurar processo administrativo para apurar se houve abuso de autoridade por parte dos policias militares envolvidos na ocorrência.


Cel Anastacio
Comandante da policia militar do estado do Acre


Sawana Carvalho
Diretora geral do Detran/Ac


Leia mais no Blog do Altino


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido