Menu

Gelada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nelson_coluna_cabeça


O deputado federal Taumaturgo Lima (PT) virou pauta da grande imprensa. Uma matéria publicada pelo repórter de O Globo, Jailton de Carvalho relaciona o parlamentar acreano com a emissão de notas para justificar despesas à Câmara Federal.  O total das notas soma R$ 77 mil. As empresas que emitiram as notas, em 20111, MC e Gold Incorporação são alvos de investigação da Polícia Federal por lavagem de dinheiro.

Publicidade

Doleiro famoso


taumaturgoO estranho é que segundo a matéria publicada por O Globo o proprietário das empresas é um doleiro muito conhecido no país, Fayed Traboulsi , acostumado a frequentar manchetes relacionadas a crimes de “colarinho branco”. Será que Taumaturgo não tinha conhecimento do passado do “empresário”?


Estranho


Mais estranho ainda é justificativa dos serviços prestados ao deputado acreano. Veja o que diz a reportagem: “Taumaturgo Lima confirma que contratou serviços das duas empresas, uma para fazer o site dele na internet, e outra pelo aluguel de dois carros.”


De fora é melhor


Será que não existe nenhuma empresa capaz de elaborar um site para o mandato de Taumaturgo Lima no Acre? Eu poderia indicar ao deputado pelo menos uma dezenas de webs designers acreanos altamente competentes.


Colonizados


Aliás, é muito comum os nossos parlamentares, de situação e de oposição, serem eleitos com o voto dos acreanos, mas fazerem todos os serviços com profissionais de fora. Não fica nada aqui. Será uma mentalidade colonizada ou má fé?


O passado os condena


O deputado federal Márcio Bittar (PSDB-AC) também já foi acusado pela imprensa nacional, Correio Brasiliense, de restituir despesas na Câmara Federal, usando “notas frias” da empresa Marca Texto, no começo de 2013. Outra vez serviços relacionados a comunicação social.

Publicidade

Vergonha


Os dois casos ainda estão sob investigação e não houve condenações. Mas só a suspeição e a divulgação a nível nacional representam um escárnio com a cara dos eleitores acreanos.


Importantes


O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) é pré-candidato ao Governo do Acre e, primeiro secretário da mesa diretora da Câmara Federal. Já Taumaturgo Lima (PT) é pré-candidato à reeleição e irmão do secretário estadual de fazenda, Mâncio Cordeiro.


Silêncio


O caso que relaciona Márcio Bittar com a empresa Marca Texto foi manchete em todos os jornais do Estado. Por enquanto, não li nada na imprensa acreana sobre Taumaturgo Lima. Só num blog que republicou a matéria de O Globo.


Jogado às feras


Mas tenho certeza que o espaço político onde Taumaturgo Lima receberá maior condenação será entre os seus companheiros do PT. Taumaturgo não se manifestou a favor dos envolvidos no escândalo do G 7, por exemplo. Será que agora algum “companheiro” irá defende-lo?


Momento difícil


Uma parte significativa do PT do Juruá não apoiará a reeleição de Taumaturgo Lima. O grupo majoritário de petistas da região marchará com Marcelo Siqueira (PT), candidato a vice prefeito da FPA, em Cruzeiro do Sul, em 2012.


Prefeito parceiro


No entanto, Taumaturgo Lima deverá contar com o apoio do prefeito Burica (PT) de Rodrigues Alves. Segundo colocado nas eleições de 2012, que ganhou o mandato no “tapetão”.   


Água na fervura


Taumaturgo Lima se lançou candidato à presidência do PT. Depois passou a bola para seu companheiro deputado federal Sibá Machado (PT). Não acredito que os dois cheguem ao final da disputa pela presidência do partido no próximo dia 10 de novembro.


Espaço aberto


Aliás, os caminhos para a disputa das cadeiras à Câmara Federal estão mais abertos do que para os postulantes da Aleac. Com as candidaturas majoritárias de Henrique Afonso (PV-AC), Gladson Cameli (PP-AC) e Perpétua Almeida (PC do B- AC) a possibilidade de renovação da bancada é grande.


Direito de resposta


Desde já abro espaço nesta coluna para a defesa dos deputados federais Taumaturgo Lima (PT) e Márcio Bittar (PSDB), caso queiram fazer alguma justificativa desses dois casos aos leitores. A democracia pressupõe o debate de ideias e os direitos de análise dos fatos publicados pela imprensa nacional, mas também de defesa daqueles que se sentirem injustiçado. Escrevo essas notas com a intenção de informar os leitores e não com o intuito de agredir ou denegrir quem quer que seja. No entanto, as duas notícias são muito graves e os parlamentares envolvidos devem se justificar à população acreana que os colocou no Congresso Nacional como representantes das aspirações de transformações da nossa sociedade.  


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido