Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sebastião Viana destina área para plantio de soja no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Sebastião Viana (PT) destinou uma área de até 40 mil hectares para os produtores que estiverem interessados em plantar soja. Nesta sexta-feira (27), Viana reuniu-se com um grupo de empresários com experiência no ramo, interessados em investir na cultura no estado.


A expectativa é que a soja produzida no Acre abasteça o mercado interno, e o excedente será exportado. “Se houver excedente, estamos ao lado do Peru, que consome do México e da costa oeste americana, e pode consumir do Acre”, disse o governador.

Anúncios


Sebastião Viana garantiu que não será necessária a derrubada de nenhuma árvore para desenvolver a atividade. “O Acre é um estado com seu Zoneamento Ecológico Econômico definido e não precisamos derrubar nenhuma árvore para plantar soja. No próximo ano deveremos ter uma renda de R$ 1 bilhão com o peixe e, nos próximos três ou quatro anos, R$ 1 bilhão com a suinocultura”, garantiu.


O governador desconhece um levantamento divulgado no ano passado que revelou que o plantio de soja foi responsável pelo desmatamento de mais de 18 mil hectares na Amazônia no ciclo 2011-2012. Os números são da Moratória da Soja, iniciativa de empresas exportadoras e organizações da sociedade civil para boicotar a soja produzida em áreas de novos desmatamentos na Amazônia.


O empresário Marcos Lázaro, um dos grandes produtores de soja no país, explicou as razões pelas quais decidir investir no estado. “O Acre nos despertou interesse, pois estamos procurando novos mercados para expandir e o preço da terra lá pra fora ficou inviável. Viemos conhecer o estado, que é rico em chuvas e isso é um fator importante”, afirma.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido