Menu

Pesquisar
Close this search box.

Quarenta e dois anos depois, Padre Paolino lembra tragédia aérea que vitimou Dom Giocondo Maria Grotti e mais 32 em Sena Madureira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Neste 28 de setembro  de 2013, quando completam 42 anos da tragédia aérea que vitimou o bispo Dom Giocondo Maria Grotti, o também italiano Padre Paolino Baldassari revela detalhes da personalidade do religioso que nos intervalos da missa advogava em prol dos pobres do Acre. ‘’Ele foi o primeiro bispo advogado no Acre. Ainda questionei ele, mas ele não desistiu de advogar pelas causas populares’’, assegura Baldassari.


Apesar de serem ambos procedentes da Itália, Paolino e Giocondo se conheceram no Brasil e estudaram juntos em São Paulo. Dom Giocondo chegou primeiro ao Acre e Baldassari veio depois. Em comum os dois tinham o amor por Sena Madureira e pelo futebol.

Anúncios


Paolino torce pelo Palmeiras-BR (antigo Palestra Itália). Já Dom Gioncondo, em Rio Branco, em 1966, dou terras para fazer um clube de futebol, que ele mesmo batizou como Atlético Clube Juventus, em homenagem ao seu clube na Itália , a Juventus.


Um fato curioso  lembrando pelo padre se refere as visitas de Giocondo ao vaticano. “Ele ia com um macaquinho nos ombros”, conta Baldassari com risos.


Depois do trágico acidente do amigo, Paulino, hoje com 88 anos, ainda vive em Sena Madureira e mantém o mesmo ritmo da juventude: acorda as 5 da manhã , reza a missa das 6:30hs, depois visitas os doentes e mais tarde depois do almoço vai de casa em casa, anunciando o evangelho.


Anos depois da tragédia, no local do episódio, algumas peças do avião ainda podem ser encontradas, como o motor e outros artefatos. Também foi criada a capela Dom Giocondo, em homenagem ao Bispo.


Padre_Paolino_in1


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido