Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ministério da Saúde diz que fila para transplante de córnea no Acre tem tendência a zerar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No balanço do Ministério da Saúde (MS) apresentado nesta quarta-feira (25) revelou que os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Sergipe, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Minas Gerais a espera por transplante de córnea foi reduzida com tendência a zerar as listas. As informações foram colhidas pelo Sistema Brasileiro de Transplantes do Ministério da Saúde (SBT/MS).


“O Ministério da Saúde conseguiu acabar com o tempo de espera por meio da ajuda das centrais estaduais de transplante. E outros sete estados o tempo de espera também diminuiu”, disse o Ministro Alexandre Padilha.

Anúncios


O balanço mostrou ainda que os estados Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e o Distrito Federal conseguiram acabar com a espera para a realização de transplante de córnea.


Nesses locais, o tempo que o paciente aguarda pela cirurgia é praticamente nulo, já que a capacidade instalada dos serviços especializados e a quantidade de doações são suficientes para atender a demanda atual, sem que o paciente precise aguardar numa lista.


O Brasil, segundo o balanço, também aumentou o número de transplantes de órgãos sólidos (pulmão, coração, pâncreas, rim e fígado).


No primeiro semestre de 2013, foi registrado 3.842 cirurgias realizadas, o que representa aumento de 3,8% de crescimento em relação ao mesmo período de 2012 (3.703).


Os transplantes de medula óssea também cresceram 13% na comparação do último ano. Foram 974 no primeiro semestre de 2013 contra 862 (primeiro semestre de 2012). No total, o Brasil realizou 11.569 até junho de 2013.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido