Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em Rio Branco, bancários anunciam greve geral para a próxima semana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O trabalhadores decidiram aderir ao movimento nacional a partir da quarta-feira, 19


Em assembleia realizada no fim da tarde desta quinta-feira (12), na Praça Povos da Floresta, centro de Rio Branco, os bancários aprovaram greve nacional a partir da 00 hora da próxima quarta-feira (19).

Anúncios


1234463_4884001398314_1484097548_n


O motivo da paralisação, segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, é motivada porque setor mais sólido e lucrativo da economia do país, que apresentou uma proposta indecente de acordo salarial de apenas 6,1% percentual.


Batistela explica que os bancos tem como melhorar a proposta apresentada na última negociação, pois a quase totalidade dos acordos salariais assinados no primeiro semestre em setores econômicos menos lucrativos que o financeiro teve aumentos reais.


O dirigente explica que, além de negar aumento real nos salários, pisos, PLR e todas as verbas salariais (os 6,1% apenas recompõem a inflação do período medida pelo INPC, de 6,93%), a proposta da Fenaban ignora todas as reivindicações dos bancários sobre emprego, saúde e condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades.


“Somente os seis maiores bancos tiveram lucro líquido de R$ 29,6 bilhões no primeiro semestre, alcançando a maior rentabilidade do sistema financeiro internacional, graças principalmente ao aumento da produtividade dos bancários. Por isso consideramos a proposta, que não tem aumento real e desconsidera as demais reivindicações, como uma provocação dos bancos”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido