Menu

76% da população do Acre têm dívidas a pagar, revela pesquisa da Fecomércio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pesquisa realizada pela Fecomércio/AC, no início de agosto, revela que 76% da população economicamente ocupada do estado do Acre têm dívidas a pagar.  O estudo se concentrou na Central de Serviços Públicos (OCA), Terminal Urbano e universidades.


O objetivo é reunir informações básicas para analisar o comportamento do consumidor final de bens e serviços quanto à utilização dos recursos financeiros domésticos.

Publicidade

Das 206 pessoas abordadas de forma aleatória, 53% são do sexo feminino e 47%, do sexo masculino. As dívidas mais preocupantes decorrem da utilização do cartão de crédito (46%) e crediários do mercado de varejo (22%).


A pesquisa revela ainda que 16% dos entrevistados com dívidas ativas não conseguem realizar os pagamentos dentro do prazo, situação que caracteriza elevado índice de inadimplência no mercado de consumo. São considerados inadimplentes os consumidores que estão com alguma conta em atraso há mais de 90 dias.


Renda média mensal do consumidor


As populações economicamente ocupadas no Acre têm remuneração reduzida, considerando que 71% possuem renda média mensal de até cinco salários mínimos.


Segundo os dados, 46% das pessoas endividadas firmam compromissos financeiros mensais superiores aos ganhos no período. Apenas 19% detêm situação financeira superior às obrigações mensais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido