Menu

Acre tem mais de sete mil crianças de 0 a 10 anos sem certidão de nascimento; programa dos governos federal e estadual quer erradicar o sub-registro no estado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com


A certidão de nascimento é a porta de entrada para a cidadania, mas muitos acreanos não têm o documento. Entre as crianças de 0 e 10 anos que nascem no Acre esse número é de 7.413, segundo dados do IBGE. O que equivale a 4,1% dessa faixa etária.

Publicidade

DSC_0060


Uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Acre, o governo do Estado e o governo federal quer acabar com o sub-registro no estado. O primeiro passo foi dado nesta terça-feira, no Hospital Santa Juliana, durante solenidade com a participação do governador Sebastião Viana e o presidente do TJ/AC, Roberto Barros.


Pela parceria, a partir de agora, todas as crianças que nascerem nas maternidades do Acre serão registradas imediatamente através de um serviço online. A garantia é de que o registro seja imprenso em quatro horas e os pais saiam do hospital com o documento do bebê.


Nos braços da mãe Elenice Pereira e junto com o pai Mauri Roger, Leonildo Sobrinho Pereira, que nasceu às 11h46 desta segunda-feira, foi a primeira criança do Acre a ter acesso a novo serviço. O documento foi entregue pelo governador Sebastião Viana.


O governador disse que o serviço será estendido aos municípios de Cruzeiro do Sul, Brasileia, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá, nós próximos dias, com o objetivo de diminuir a falta de registro de nascimento.


“Agora nós vamos entregar online, quando há 15 anos nós tínhamos uma população de 65 % em Tarauacá que não tinha registro de identidade, mas hoje o Acre é o Estado que está à frente do Brasil inteiro na emissão de certidão de nascimento”, disse Sebastião.


“Aqui é uma extensão do nosso Projeto Cidadão e que agora chega às maternidades”, completou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Roberto Barros.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido