Menu

Se Stanilau Ponte Preta, vivo estivesse!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Stanilau Ponte Preta escreveu um livro que ficou famoso pelo pitoresco de suas histórias, intitulado FEBEAPA- Festival de Besteiras que Assolam o País. Pois bem, se vivo ele estivesse, por certo, incluiria duas pérolas a serem votadas na sessão de hoje (quarta-feira) da Assembléia Legislativa e que serão transformadas em Leis. Eu disse, em Leis! Um é o projeto do deputado Chagas Romão (PMDB), que proíbe aos órgãos públicos de plantar ervas daninhas (você já ouviu dizer que alguém planta erva daninha?) e plantas que tenham espinhos (coitadas das roseiras, com suas rosas tão belas, perfumadas, censuradas pelo Chaguinha!), em rotatórias da cidade. O argumento é supimpa: “evitar que crianças que brincam no local se firam”. Quem foi que disse ao bom Chagas Romão que rotatória é Parque de Diversão da criançada? O outro projeto a ser transformado em Lei é o do deputado Helder Paiva (PEN), que obriga as merendeiras das escolas estaduais a lavar muito bem as panelas onde são feitas a merenda escolar. Meu caro, Helder, onde é que se faz merenda escolar em panela suja? E como será cumprida a Lei? Será criada a figura do Fiscal da Panela Suja, nas escolas ou do Cheirador Estadual de Panelas?. E não apostem nada contra: os dois projetos serão aprovados com folga, fechando com chave de ouro, esse período legislativo. O recesso começa amanhã.


Um n ovo redesenho
Fonte melhor não tem no PT. O comando político do PT estuda um redesenho para 2014, indicando Tião Viana para a reeleição; tendo como vice um petista e, abrindo mão da vaga do Senado para a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB). O motivo são as várias pesquisas internas e as dos outros partidos, que indicam a dificuldade de ganhar com Anibal Diniz (PT).


Momento difícil
O governo Tião Viana passa por um momento político muito difícil. E isso, pelo que deduzi, é também o motivo que leva o PT a já admitir rediscutir a formação da chapa majoritária da FPA.


Preservar o poder
Para a fonte é essencial o vice ser do PT, por ser provável que, se reelegendo, Tião Viana deve deixar o governo 1 ano antes para disputar o Senado em 2018, assumindo assim o seu vice.


Não deixar de descoberto
A informação que recebi não me causou surpresa o vice ser do PT, é lógico, aceitável, o partido ter alguém no governo para se num futuro ele assumir, preservar o projeto petista.


Nada a ver
Mas pode vir o argumento que o César não era do PT e foi vice. Foi porque não corria o risco de assumir o governo por 1 ano; se não, ele não seria. Agora o contexto é bem diferente.


Surpresa sim
Surpresa sim me causou o fato do comando petista aceitar discutir a candidatura única da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) ao Senado, até então algo que não era cogitado.


Não é por isso
Mas, isso ela não debite aos cabelos louros e olhos verdes que não tem, nem só ao fato de ser a melhor posicionada na FPA, mas, ao momento de fragilidade pelo qual passa o PT e a FPA.


Tão bom candidato
Tanto não é só pelas pesquisas que, o ex-prefeito Raimundo Angelim (PT) seria um candidato a senador tão competitivo como ela. A questão é não poder dividir no momento de fragilidade.


Não fala em nomes
O colégio de cardeais do PT não fala em nomes para vice. Mas nesse atual momento caberia como uma luva uma mulher que tenha perfil de gestora e para dar mais equilíbrio à chapa.


Nome cogitado
Um dos nomes sempre cogitados nos bastidores é o da atual chefe de gabinete, Márcia Regina, que é do PT, é elogiada pelos deputados e goza da estrita confiança do governador Tião Viana.


Gente desesperada
Essa decisão de manter o bloqueio do Telexfree está causando uma comoção social, embora a justiça vise evitar que os aplicadores sejam lesados num futuro, mas o povão não entende.


Bola ou burica
Quem na infância bem vivida não jogou peteca (bolinha de gude) e o bola ou burica? Pois bem, o Tião Bocalon avalie bem a candidatura a senador, sua chance maior é a de deputado federal.


Fama de perdedor
Vem de várias derrotas para prefeito de Capital e para o governo, se ganhar a fama de cavalo paraguaio (perdedor nato), pode daqui a um tempo não se eleger para síndico do Tentamen.


Pensão de ex-governador
Vamos parar de hipocrisia. Não há nada que justifique alguém estar no cumprimento de um mandato parlamentar e acumular a pensão de ex-governador. As ruas estão aí protestando.


Duas ressalvas
Acabar com as pensões é ponto pacífico. O que ainda deve vir ser preservado é que o benefício seja mantido às viúvas dos que morram no exercício do cargo ou não tenham outra renda.


Olho do furacão
Está sendo montado um verdadeiro dossiê pelo deputado Werles Rocha (PSDB) contra o secretário de Agricultura, Lourival Marques, de uso da máquina na sua campanha à Aleac.


Recheado de depoimentos
O fato foi anunciado ontem na tribuna e, além de ser tornado público em breve, a peça com vários depoimentos, será entregue em seguida ao MPE e à justiça eleitoral para providências.


O curioso de tudo
O deputado Rocha agir assim não é novidade alguma, ele é oposição e foi eleito para fazer oposição. O curioso foi que os deputados da base do governo não só aplaudiram a idéia, mas incentivaram o tucano a levar avante. Essa é uma guerra interna na FPA que não vai acabar bem. O deputado Luiz Tchê (PDT) já reclamou ontem diretamente ao governador Tião Viana.


Espera-se
O que se espera é que esse “dossiê” do Rocha não seja algo politiqueiro e desconectado da verdade, mas que venha com provas, afinal, é uma acusação eleitoral muito grave.


Greve forte
A greve dos professores estaduais ficou ainda mais encorpada com a adesão dos funcionários da prefeitura. O diálogo direto do prefeito Marcus Alexandre com os grevistas não funcionou.


Carão geral
A deputada Marileide Serafim (PSD) perdeu a paciência ontem com o descaso dos colegas com seu discurso denunciando a violência em Sena, os chamando de “meninos” e “fofoqueiros”.


Pouco caso
A sua revolta foi pelo fato de no momento de sua fala na tribuna os deputados estarem conversando em rodinhas, futricando no facebook, e acessando a bolsa de valores.


Calamidade pública
Mas, as críticas mais duras à Segurança Pública foram feitas pelo deputado Walter Prado (PEN), que acusou o comando do órgão de deixar a cidade entregue ao domínio dos bandidos.


Pior momento
Para Prado, que é delegado, a Segurança Pública vive o seu pior momento no Acre. “Sem a polícia nas ruas, continuando nos gabinetes, a violência vai aumentar”, previu.


Túnel escuro
A greve dos professores estaduais e dos servidores municipais é justa. Mas, ela esbarra num ponto que parece incontornável, as finanças do município e do estado estão no limite e não há como atender os reajustes pedidos. E se não há dinheiro em caixa seria irresponsabilidade atender e não conseguir pagar. É um impasse que não se resolve com discursos, mas com muito diálogo. Só que os servidores cansaram de esperar. Não vejo luz no fim do túnel.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.