Menu

Surpresa!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Anote – Tião Bocalon (PSDB) candidato a senador pelo DEM? Aguarde o próximo capítulo


Quadro tenebroso
Caso se aprove o fim das coligações proporcionais, valendo para 2014, o quadro para o PEN ficaria negro. Os deputados Élson Santiago e Lira Moraes não disputarão a reeleição. Helder Paiva já pensa nisso. A soma dos votos dos deputados Astério Moreira, Jamil Asfury, Denilson Segóvia e Walter Prado, dificilmente, ficaria com duas vagas. Sem coligação, o PEN murchará.


Aí o bicho pegaria
Se a chapa for formada apenas por Walter Prado, Jamil Asfury e Denilson Segóvia, eles teriam que somar no mínimo 12 mil votos para eleger um deputado. Meta possível, mas nada fácil.


Outro problema
E não haveria muitas saídas aos deputados do PEN. Teriam que ir para um novo partido. E os partidos pequenos colocaram uma tranca: não querem ninguém de mandato nas suas chapas.


Mesmo barco
Com o fim das coligações proporcionais também ficaria péssimo para o deputado Luiz Tchê (PDT). Seu sonho é disputar uma vaga de deputado federal e seu partido não tem chapa.


E o PSD?
Não iria diferir também a situação no PSD, que só tem dois deputados estaduais e a soma dos votos de ambos jamais chegaria aos 12 mil para eleger um deputado. Dançaria os dois.


Fechando a análise
O fim das coligações proporcionais acabando e valendo para 2014, derruba pelo menos 80% dos atuais deputados estaduais. O mais grave é que não existe uma  luz no fim do túnel.


Chapa pronta
O PMDB, por exemplo, está montando uma chapa com candidatos a deputados estaduais em quase todos os municípios, com uma meta de escapar e eleger três parlamentares.


Nadando na sorte
Quem está nadando na sorte é o PRP, com uma chapa forte para deputado estadual, onde não existe ninguém com mandato e no mínimo elegerá dois deputados estaduais.


Quer moralizar?
Essa manobra de Plebiscito é uma artimanha da presidente Dilma para ela sair do foco das manifestações dirigidas ao seu governo. Quer moralizar? Reduza à metade seus 40 ministérios.


Pedido negado
A Procuradoria Regional Eleitoral opinou ao TRE pelo “não conhecimento” do pedido feito pelo PT para cassar o mandato do prefeito Vagner Sales, sob argumento dele ser “ficha suja”.


Nem apreciará
Isso significa que o pedido dificilmente será levado para discussão do mérito no pleno do TRE-AC. A lei não socorre aos que dormem, diz o velho adágio do Direito.


Pegar umas aulas
O deputado federal Donadan (PMDB-RO) deveria pegar umas aulas como ex-prefeito de Sena, Nilson Areal, de como sair de enrascada sem ser preso. Virou perito em derrubar Liminares.


Não resolveu nada
Essa ida dos cabeças do Telexfree, no Acre, ao governador Tião Viana para pedir apoio foi uma mera formalidade, não há como ele fazer nada para a justiça desbloquear a empresa.


Ficando difícil
Com a entrada do Ministério da Justiça no caso, essa matéria do Fantástico, investigação de lavagem de dinheiro pelo MPE, começo crer que o Telexfree não será novamente liberado.


Hora do teste
Hoje é o grande teste do Felipão, derrotar o belo futebol da Espanha é tarefa difícil.


Rolando na grana
O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) cansou da vida de pecuarista e vendeu sua bela fazenda na estrada de Sena Madureira, consta, pela bagatela à vista de 8 milhões de reais.


Quer moralizar?
Essa manobra de Plebiscito é uma artimanha da presidente Dilma para ela sair do foco das manifestações dirigidas ao seu governo. Quer moralizar? Reduza à metade seus 40 ministérios


Sem tempo
A Aleac só deverá apreciar algo de concreto sobre o fim das pensões de ex-governadores no fim de julho, quando os deputados voltarem do recesso, que começa na próxima quinta-feira.


Culpa da Leila
Os Toyoteiros estão 4 meses sem receber pelo transporte de estudantes em Assis Brasil, culpa da representante do governo Leila Galvão que não passou o fato ao governador Tião Viana.


Conclusão clara
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) não disputará o Senado. É o que se deduz de suas entrevistas.


Fuxicada no interior
Algumas ranhetas do PT do Vale do Acre não entenderam que o momento é outro. Que perderam a eleição na região por suas inércias. E que têm de ciscar para dentro. O Tião Viana precisa de aliados para a reeleição. A representante do governo, Leila Galvão, não comunicou ao Tião que os Toyoteiros que transportam os estudantes estão 4 meses sem receber, tentou jogar os estudantes contra o prefeito Betinho, que não tem nada com a história, e ainda ficou passando mensagens mentirosas ao Tião que o Betinho fala mal dele. Quem coisa pequena!


Por Luis Carlos Moreira Jorge


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.