Menu

Só depende dele!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador de Goiás, Marconi Perillo, decretou “passe livre” para os estudantes nos transportes coletivos. O prefeito Marcus Alexandre marcaria pontos se seguisse o exemplo.


Agenda positiva
Com o fim dos embargos e a retomada das obras da Cidade do Povo e do Hospital de Brasiléia, o governador Tião Viana, após um período de inferno astral, enfim, poderá retomar uma agenda positiva. Só quem não tem casa na Capital e os moradores de Brasiléia sabem da real importância dos projetos para a área habitacional e para um melhor atendimento na Saúde.


Só demolindo
Quem conhece a parte física do atual hospital de Brasiléia sabe que aquilo só demolindo.


Controle rígido
Sobre a Cidade do Povo o controle tem de ser rígido para evitar a especulação imobiliária.


Mais importante
O mais importante do desfecho é que se criarão empregos, se gerará renda, em um Estado sem indústrias e cuja economia ainda é basicamente o salário mensal do serviço público.


Pauta inevitável
Até porque essa é uma pauta que se tornou inevitável ao curto prazo para hoje ou amanhã.


Unanimidade na ALEAC
Na questão do fim das pensões de ex-governadores um ponto é unânime entre os deputados da base do governo e da oposição: quem tem mandato ou emprego não pode ter a pensão.


Sem volta
E pelo que eu ouvi dos deputados esse é um projeto que entrará em pauta sem demora. Na próxima semana os manifestantes devem montar acampamento na Aleac exigindo a votação.


Não aceitarão
E pelas informações que chegaram à coluna os manifestantes não vão aceitar a sugestão do deputado Moisés Diniz (PCdoB) de pensões proporcionais aos mandatos dos governadores.


Acabar tudo
Os manifestantes querem o fim das pensões de ex-governadores sem contemplações.


Não atinge todos
A medida, se aprovada, seja na Aleac ou no STF, segundo juristas, não atingirá as pensões de ex-governadores dos períodos anteriores a 1988, mas somente de 1988 em diante.


Recesso na porta
Tem um problema que pode emperrar a apreciação do caso, na próxima quarta-feira os deputados entrarão em recesso parlamentar e a Aleac só terá expediente interno.


Bode na sala
Não creio e não seria positivo para o governador Tião Viana receber representantes do Telexfree,  porque seria trazer para o colo um problema que é só jurídico, um bode na sala.


Completamente diferente
E as manifestações que estão acontecendo e tende a engrossar também não resolverão o problema, porque ao contrário do Legislativo e Executivo, o Judiciário é imune às pressões.


Como o diabo gosta
Não bastasse o engarrafamento diário no centro da cidade, ontem, produtores rurais fecharam a rua do INCRA, o pessoal do Telexfree as ruas do Terminal e os professores tomaram a praça.


Greve continua
A greve continuará foi a decisão. Conversei ontem com um sindicalista do Sinteac ligado ao Governo e me disse que, o movimento está fora de controle e poderá aumentar as adesões.


Não se entende
Comentou não entender como com o movimento pegando fogo na praça, o secretário de Educação, Daniel Zen, estava ontem numa sessão solene na Aleac, no ar condicionado.


Qual a contribuição?
Respeitando a velha guarda do magistério que estava ontem na Aleac, a tertúlia saudosista promovida pelo deputado Eber Machado (PSDC), contribuiu com o que para o debate político?


Pisando na antítese
Uma repórter iniciante da TV-ACRE, que cobria a segunda manifestação do Dia do Basta, muito nervosa, soltou a pérola: “a passeata no momento, Ayres Rocha, está incontrolável e pacífica”.


Mais rígido
Os tribunais regionais eleitorais deveriam ser mais rígidos com quem é flagrado comprando votos, porque em muitos casos as decisões não correspondem às expectativas da população.


Provas e flagrante
No caso do prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), que tramita no TRE-AC, houve prisão em flagrante de dinheiro e sacolões e não existe explicação para ele não ser cassado.


Prefeitos na pendura
Corre no TCE um caso que pode deixar prefeitos no “ficha suja”. Um prefeito do Juruá usou uma licitação para compra de remédios controlados e ampliou para medicamentos diversos.


No mesmo barco
Um prefeito do Vale do Acre e outro da BR-364, também entraram na licitação fraudulenta.


Devolver dinheiro
Sem falar que os três terão a compra anulada e devolver o que pagaram nos remédios. O julgamento no TCE com esse desfecho está quase pronto para ser levado ao plenário.


Chapa pronta
O PP terá dois candidatos a deputado federal, Alisson Bestene e Neto Ribeiro.


Momento econômico
Quem não chora não mama. O refrão da velha marchinha carnavalesca se aplica aos movimentos reivindicatórios que estão pipocando na cidade. Mas tem um problema que não se resolve de forma romântica: os números da situação econômica do governo não são bons. Só de quedas nos repasses do FPE, já perdeu mais de 200 milhões. Isso não se muda com discursos. E não há como negociar no aleatório, tem que ser em cima dessa realidade.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.