Menu

A verdade dói!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Jonas Lima (PT) calou ontem o crítico do governo, deputado Gilberto Diniz (PTdoB): “ sua primeira eleição quem deu e financiou foi o Carioca, você mamou no PT e caiu fora”.


Não negou
Apertado pelos presentes, o deputado Gilberto Diniz (PTdoB), não negou: “de fato na primeira eleição eu fui ajudado pelo Nepomuceno Carioca”. “Eu sei das coisas”, completou Jonas Lima.


Primeira investida
A coleta de assinaturas da população pedindo o fim das pensões de ex-governadores, cujo documento final deverá ser apresentado aos deputados, será a primeira investida séria contra a Assembléia Legislativa, por parte dos coordenadores da manifestação do último sábado.


Pauta do dia
O fim dessas pensões foi ontem o debate central na Aleac. Há uma divisão entre os deputados: um grupo quer acabar o benefício e, a outra; manter, mas com algumas medidas restritivas.


Limitar o pagamento
Uma dessas medidas seria proibir o pagamento para quem tem outra fonte de renda e com valores proporcionais ao tempo de cada mandato para quem continuar recebendo.


Dois exemplos
O deputado Tchê (PDT) deu como exemplo: “não se justifica o senador Jorge Viana (PT) e o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) receberem como parlamentares e ex-governadores”.


Melhor interpretação
Quem melhor interpretou o clamor das ruas foi o deputado Moisés Diniz (PCdoB) que, apresentou na sessão de ontem uma pauta de pontos para o debate na Assembléia Legislativa.


Propostas de impacto
Entre as suas propostas pincei duas que considero importantes e polêmicas: os usuários do Bolsa Família pagarem apenas 1 real no ônibus e rever as pensões de ex-governadores.


Outro ponto
Outro ponto apresentado por Moisés Diniz foi o de isentar de ICMS da energia elétrica quem consome até 80 Kwh e reduzir para 12% de ICMS o consumo de 80 Kwh até 120Kwh.


Bons advogados
Os usuários do Telexfree não vão conseguir nada fazendo manifestação em frente ao MP para liberar o serviço, o caso está no TJ e têm que procurar argumentos jurídicos e bons advogados.


Primeiro resultado
As manifestações em todo Brasil já renderam o primeiro fruto prático no Legislativo. A Câmara Federal rejeitou a PEC-37, que limitava os poderes de investigação do Ministério Público.


Franca favorita
Há duas semanas a aprovação do projeto era dada como certa na Câmara Federal e Senado.


Estado letárgico
A base do governo vive um estado de letargia com a manifestação de sábado último, com os deputados se perguntando onde isso vai parar e quais serão as suas conseqüências políticas.


Debate franco
O apresentador Alan Rick está no caminho certo em promover debates num formato mais democrático no seu programa na TV-GAZETA. Foi bom ter colaborado com as minhas opiniões.


Tudo no superlativo
O secretário Edvaldo Magalhães é um gestor competente. Só peca pelo superlativo. A sua última foi delirar que o Acre poderá industrializar a produção de castanha do Estado do Pará.


Sobrou para o Marcus
O prefeito Marcus Alexandre, que até aqui tinha ficado de fora do olho do furacão, já caiu no meio do vendaval com a pressão dos professores municipais e pessoal de apoio por reajustes.


Esperar o TRE
A deputada Maria Antonia (PP) diz que vai esperar a liberação do Tribunal Regional Eleitoral do Acre para então sair do PP e se filiar em outro partido, o que terá de ocorrer até outubro.


Acaba a farra
Se for aprovada como caminha para ser até setembro a reforma política se acabarão as coligações proporcionais e os pequenos partidos terão que sair só e com chapas próprias.


Um dos dois dança
Não creio que o PSDC possa formar uma chapa forte para a Aleac. Quem de voto vai querer disputar com os deputados Eber Machado (PSDC) e Edvaldo Sousa (PSDC)? Só Zé Mané!


Um dos dois dança
E numa chapa nessas condições ou dança o Edvaldo Sousa ou o Eber Machado, isso é certo.


Turma da maldade
Ontem, a turma da maldade comentava numa roda na Aleac, com ironia o pipocar de greves e de problemas para o governo: “isso só aconteceu depois das rezas dos pastores evangélicos”.


Pedido justo
A deputada Antonia Sales (PMDB) fez ontem uma reivindicação justa ao governo, a de instalação de uma unidade de hemodiálise em Cruzeiro do Sul para atender todo o Juruá.


Muito cuidado
Os negociadores do governo têm de ter muito cuidado para não prometer aos professores o que não puderem cumprir. Foi nessa barca furada que entrou o governo Romildo Magalhães.


Momento econômico
Não se pode descolar qualquer negociação do momento econômico ruim que vive o Brasil, e com reflexos inevitáveis na economia acreana.


Passe de mágica
Minha Avó Ambrosina já dizia que peia não é santo, mas faz milagres. Num passe de mágicas todos os projetos que trazem benefícios sociais e estavam engavetados no Senado da República e Câmara Federal começaram ser votados e aprovados. Até o recesso parlamentar foi suspenso. Nada disso estaria ocorrendo não fossem as manifestações do povo nas ruas.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.