Conecte-se agora

A PEC 37 é Como o fogão e a geladeira

Publicado

em

Estava quase tudo limpinho!

 Aquele cheiro de detergente anima a alma e traz uma paz que eu não sei explicar. Agora só faltava terminar de passar um pano seco na geladeira e o enxugar as bocas do fogão para completar a obra.

Quem mora sozinho tem essas tarefas singulares e uma certeza estranha: ele manda nele mesmo, é o senhor e o servo de si próprio. Confesso que sou um senhor exigente e um servo desobediente, pois fazia tempo que meus prestigiados móveis não recebiam uma limpeza como a que eu estava fazendo.

Foi com a esponja ensaboada na mão que ouvi o Parlamento dizer não à PEC 37: aquele “golpe” que busca limitar o poder de investigação do Ministério Público. Em um país espetacularmente corrupto, soa bizarro qualquer medida que diminua uma garantia tão importante ao combate desse mal secular brasileiro.

Em seguida, assisti a uma reportagem em que se mostrava a aparente preocupação dos políticos em dar respostas aos protestos que marcam o histórico momento do país. Várias propostas, vários caminhos aludidos, inúmeros sujeitos mostrando o que precisa ser feito.

Fiquei pensando no poder que tem o povo, na força popular de uma revolta e nas manifestações de repúdio e de insatisfação que presenciamos. E vamos combinar que, tirando uns maluquinhos e outros baderneiros que queriam matérias para poder comentar no facebook, nossos movimentos não tiveram o caráter violento e ameaçador, parecido com aqueles contemplados em outras partes do mundo.

Não estou a dizer que a violência é o que enriquece o movimento, tampouco estou a falar que não teve importância o levantar de milhões de brasileiros ansiosos por mudanças profundas em nossa sociedade.

O certo é que acredito que estamos iniciando um importante aprendizado social de conquistas. Imagino que cansamos de apenas fazer piada das nossas desgraças ou de nos afastarmos de problemas que incorretamente achávamos que não era nosso.

A pressa dos políticos em enfrentar a situação talvez esteja baseado na ciência disso. Será que não querem que prossigamos com essa prática para novas reivindicações e novos pedidos? Será que sentiram medo de perder seus privilégios? Então o povo não é tão pacífico e apolítico assim?

Não sei! Não sei onde estamos indo! Quem sabe nem tenhamos o caminho. Apenas a multidão que quer um Brasil melhor, pois diferente de minha casa, nosso país tem muito que limpar.

O Acre faz parte do Brasil!

 

Por Francisco Rodrigues Pedrosa    f-r-p@bol.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Cotidiano

Uber é sequestrado por criminosos que colidem carro e acabam presos pela PM

Publicado

em

Uma ação rápida dos Policiais Militares do 1° Batalhão resultou na prisão de três assaltantes: dois jovens maiores de idade e um adolescente de 16 anos. Os militares ainda resgataram um motorista de aplicativo Uber que havia sido sequestrado na tarde desta terça-feira, 29.

A prisão dos jovens criminosos acusados de cometer o sequestro aconteceu na Travessa da Hosana Carneiro, situada no bairro João Eduardo II, na Baixada da Sobral, em Rio Branco.

O motorista Uber relatou ao ac24horas que recebeu a chamada pelo aplicativo para a rua Ary Rodrigues, no bairro Aeroporto Velho. Segundo ele, ao chegar no local, dois homens entraram no carro e pediram que ele fosse até ao bairro Bahia Nova. Lá, mais um homem entrou no veículo e anunciou o assalto. E m seguida, colocaram o trabalhador no porta-mala do carro e saíram rodando pelas ruas da Baixada da Sobral.

A Polícia Militar foi acionada via Ciosp e foi informada que um motorista de aplicativo havia sido sequestrado em seu veículo de cor branca. Várias guarnições da Polícia Militar começaram a procurar pelo trabalhador na região e os Policiais do Tático do 1° Batalhão conseguiram avistar o veículo saindo de um posto de combustível.

Foi feito um acompanhamento e quando os criminosos chegaram na região do bairro João Eduardo II, saíram em fuga entrando na rua Hosana Carneiro. Em seguida, os criminosos colidiram contra um muro de uma residência.

O trio foi abordado e o motorista Uber que estava no porta-malas foi resgatado. Em posse dos assaltantes, os policiais encontraram uma escopeta calibre 16 com um cartucho intacto e um simulacro.

Segundo a polícia, os criminosos são membros da facção Bonde dos 13 (B13) e teriam roubado o veículo para cometer roubos e executar os seus rivais.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e os membros da facção foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Cotidiano

MPAC encerra 2020 respeitando limites da Lei de Responsabilidade Fiscal

Publicado

em

Sempre zelando pela transparência e em respeito ao que versa a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Ministério Público do Estado do Acre publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira, 29, o Relatório contendo os dados de Despesas Públicas de Pessoal, correspondente ao exercício de 2020.

O documento aponta que a instituição gastou até o segundo quadrimestre de 2020, 1,58%, levando em consideração a Receita Corrente Líquida do Estado. Com isso, a prestação de contas em relação às despesas com pessoal no MP acreano, mais uma vez segue dentro do limite prudencial estabelecido pela LRF, no que tange as despesas públicas de pessoal, que é de 1,90%, sendo para o Ministério Público, estipulado o limite máximo de 2,0%.

Para o MPAC, sempre foi muito importante cumprir os requisitos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e mesmo que o ano de 2020 tenha apresentado inúmeros desafios e afetado diversos entes da federação brasileira, trabalhamos bastante para não exceder esses limites e manter dados positivos em relação às nossas despesas.

Vale destacar nossa atuação conjunta com o Tribunal de Contas do Estado do Acre, a fim de cumprir e fazer cumprir com os índices da Lei de Responsabilidade Fiscal, trabalhando dentro dos limites propostos por ela, sempre com a orientação e anuência do TCE/AC.

Rio Branco-Ac, 29 de setembro de 2020
Diretoria de Comunicação

Continuar lendo

Cotidiano

Alan Lima, que estaria em racha com Ícaro, diz sofrer ameaça e extorsão no presídio

Publicado

em

O estudante Alan Araújo de Lima, que conduzia um carro modelo New Beetle ao lado da BMW que atropelou e matou Jonhliane de Souza, de 30 anos, no último dia 6 de agosto, alega estar sofrendo ameaça e extorsão por outros detentos do Complexo Penitenciário Francisco D’ Oliveira Conde, em Rio Branco, onde ele se encontra preso, e por esse motivo solicitou transferência para o Batalhão Ambiental. Ele se encontra detido pela acusação de promover um racha com o fisioterapeuta Ícaro José da Silva Pinto.

O juiz Alesson Braz, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, recebeu o pedido de transferência por meio de um ofício assinado pelo diretor da unidade de regime fechado 1 (URF-1), Leandro do Nascimento, nessa segunda-feira (28). O G1/Acre informou que o preso alega ameaça e que presos o estão extorquindo para garantir sua segurança na cela.

A Câmara Criminal de Rio Branco voltou a negar, por unanimidade, um pedido do habeas corpus de Alan Araújo de Lima, no último dia 17 de setembro. Na decisão, o desembargador-relator, Samoel Evangelista, destacou que as provas apresentadas para a prisão preventiva comprovam a ‘materialidade e são indícios suficientes de autoria já, inclusive, denúncia formulada pelo Ministério Público Estadual contra o réu’.

Continuar lendo

Cotidiano

Detento escapa da morte ao levar tiro de raspão e faltar bala na arma do criminoso

Publicado

em

O detento monitorado por tornozeleira eletrônica Willison Melo da Silva, de 25 anos, se livrou da morte após ser atingido com um tiro de raspão na cabeça na tarde desta terça-feira, 29, dentro de um apartamento localizado na rua Lagoinha, situada no bairro Bahia Nova, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

A polícia informou que Willison estava na frente do seu apartamento quando dois homens chegaram em um veículo modelo Fiesta de cor prata, pararam e um dos criminosos efetuou tiros. Para não morrer, a vítima correu para dentro de seu apartamento e trancou a porta, o criminoso o perseguiu, quebrou a porta e adentrou no quarto.

Willison novamente correu, foi até ao banheiro, trancou a porta na tentativa de inibir o ataque do criminoso, mas não adiantou, o bandido conseguiu entrar e efetuou um tiro, que atingiu a cabeça da vítima de raspão. Após descarregar a arma de fogo e ter acertado um tiro na vítima, o bandido correu até o carro e fugiu com seu comparsa.

Ao verem Willison ferido, populares o conduziram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ele recebeu os primeiros atendimentos e em seguida foi encaminhado por uma ambulância do SAMU ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

A Polícia Militar esteve no local e após colher as características dos criminosos. Mesmo com patrulhamento na região, ninguém foi preso. O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas