Menu

Corda no pescoço

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Conversei ontem com um advogado que conhece bem o processo por compra de votos que corre no TRE-AC contra o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, e segundo ele, sua situação é complicada, pois, houve flagrante. “Não há como explicar uma absolvição”, avaliou.


 


Indignação nacional


O Judiciário tem de ficar alerta, esse movimento que corre o Brasil também clama contra a impunidade de políticos que, flagrados em crimes eleitorais, acabam liberados nos tribunais.


 


Precisa ser acompanhado


Esse é um caso que precisa ser acompanhado em todos os seus trâmites pela imprensa.


 


Dentro do contexto


Os deputados que ocuparam a tribuna na Aleac foram coerentes em reconhecer que, o povo cansou dos políticos, das promessas não cumpridas, que viram rotina após as campanhas.


 


Só com pressão


Um projeto que desonera impostos que incidem no preço das passagens deverá ser votado esta semana no Senado, após anos na gaveta. E só o será como o medo do grito das ruas.


 


Não há como


E se for aprovado não há como o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, não reduzir o preço das passagens dos ônibus. È uma pressão que, com certeza ele vai sofrer na pele.


 


Pacote de bondade


O deputado Geraldo Pereira (PT) apresentou ontem indicações ao governador Tião Viana para deixar de cobrar ICMS dos produtos da cesta básica e dos componentes do material escolar.


Pegando carona


Depois de elogiar as indicações do colega, o deputado Chagas Romão (PMDB), também fez seu pedido: “que o governador Tião Viana zere a cobrança do ICMS nas contas da energia elétrica”.


 


 Quem vai bancar


 São três indicações que implicam em gastos e que vão cair no colo do Tião Viana. E a pergunta que cabe é essa: onde tirar os recursos para bancar, num momento de dificuldade econômica?


 


Derrubada prevista


Na opinião de advogados ouvidos ontem, dificilmente, a Liminar que breca o Telexfree se manterá de pé. E por um motivo: não existem participantes se queixando que foram lesados.


 


Dando combustível


O presidente da Juventude do PT, Campelo Braga, está sendo ingênuo ao dizer que, irá ao protesto marcado para sábado, pode dar confusão e argumentos aos adversários do governo.


 


Gasolina no fogo


Desentendimento com os organizadores e manifestantes será inevitável e vão debitar, mesmo sendo uma mentira, que ele foi tumultuar a manifestação a mando do governador Tião Viana.


 


Medir os passos


Em política não tem que se medir apenas o ato, mas as conseqüências que dele advirão.


 


No varejo


Uma fonte tucana me disse ontem que, o Tião Bocalon (PSDB) condiciona seu apoio à candidatura do Márcio Bittar (PSDB) ao governo a ele não lançar a mulher Márcia a Federal.


 


Candidatura que atrapalha


O Tião Bocalon está no caso criando uma carta de seguro, a Márcia Bittar é uma excelente candidata a deputada federal, simpática, é do ramo, e pode se eleger com grande votação.


 


Síndrome de solenidade


O Eduardo Farias (PCdoB) está entre os melhores deputados. Mas sofre da chamada “síndrome de solenidades”, já emplacou duas sessões solenes para a próxima semana.


 


Ponha chatice nisso!


Essas sessões são a coisa mais chata que eu conheço, além de travar os debates na Aleac.


 


Ninguém se engane


Não se enganem, pois, as minhas fontes são muito boas: ninguém vá se admirar se o Tião Bocalon(PSDB) aparecer num prazo médio como o novo presidente do PSB no Acre.


 


Papo fechado


Numa conversa reservada com um prefeito tucano, Tião Bocalon (PSDB), fez a seguinte ponderação: “lá (no PSB) me querem, e no PSDB é o contrário”. Está nas entrelinhas.


 


E se elege bem


Como presidente do PSB, com um partido trabalhando para ele, com a memória de outras eleições, eu não tenho nem dúvida que o Tião Bocalon se elege deputado federal com folga.


 


Bisaco de molho


E o deputado federal Gladson Cameli (PP) pode colocar o bisaco de molho, o seu colega Márcio Bittar (PSDB) se articula para disputar o Senado, exatamente, o que quer o PSDB nacional.


 


É o que vale


No contexto nacional o que vale para um partido como PSDB é uma cadeira de Senador e não a de um governador num Estado sem força política como é o Acre.


 


Quebrando o silêncio


O governador Tião Viana dará hoje a sua primeira grande entrevista na televisão depois do episódio do G-7. Será no programa do seu líder na Assembléia Legislativa, deputado Astério Moreira (PEN), às 6,30, na TV-RIO BRANCO, quando falará sobre todos os desdobramentos desse caso, em que alguns secretários e empresários são acusados de ilegalidades no governo.


    


Por Luis Carlos Moreira Jorge 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.