Menu

Duas observações

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Sobre as manifestações previstas para o próximo sábado, os organizadores deveriam se centrar em dois pontos: fazer um protesto pacífico é essencial. E tão essencial é também deixar longe do ato os políticos e os partidos, para evitar que se aproveitem politicamente.


Perde legitimidade
Sem esses dois componentes o ato corre o risco de perder a sua legitimidade.


Liquida um político
O que liquida um prefeito e seus assessores é a promessa não cumprida. Essa prática vai se avolumando que chega a um ponto em que as suas palavras perdem a total credibilidade.


Não reclamem
Depois não reclamem quando são cobrados pelas promessas políticas e de campanha.


Piada de papagaio
O senador Petecão (PSD) vê com ironia o rompante do ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes, de se intitular Coordenador da Oposição. “Ele coordena a candidatura do Márcio Bittar, a minha quem coordena é o povo, e trate de se acostumar: serei candidato ao governo”, avisou.


Não coordena nada
Na verdade, o Aldemir não tem perfil de líder da oposição. Nem mandato tem. Sua liderança se resume a um pequeno gueto em Brasiléia. Ele não consegue ser unanimidade nem no PMDB.


Esse é o PMDB
O PMDB se resume no seguinte: no Vale do Acre quem lidera o PMDB é o deputado federal Flaviano Melo e, no Vale do Juruá, o prefeito Vagner Sales. O resto é conversa de “Trancoso”.


Isso não se faz, Petecão!
Além de ser um ato condenável foi uma burrice travar no Senado Federal uma autorização para o governo acreano contrair um empréstimo, porque a única prejudicada é a população.


Isso era o correto
O correto seria o senador Sérgio Petecão (PSD) ajudar na liberação, cobrar a correta aplicação desses valores e se comprovada a má aplicação, denunciar ao MP e não colocar entraves.


Jogo de cena
Essas “reuniões” para discutir a LDO enviada à Aleac pelo governo é só jogo de cena, por um motivo: não será mudada uma linha no documento. Sempre foi assim em todos os governos.


Bloco pifou
Não entrou nem na avenida o bloco PTdoB-PSD. O deputado Gilberto Diniz (PTdoB) diz que não entra numa aliança para ser liderado por deputados que votam sempre com o governo.


Ganhariam no voto
Se o bloco fosse formado, os governistas, deputados Chico Viga (PT) e Marileide Serafim (PSD) é quem escolheriam o líder por serem maioria, e jamais seria o oposicionista Gilberto Diniz.


Tudo certo
Já a formação do bloco PSDB-PP está sacramentada e o líder será o deputado Werles Rocha (PSDB). A deputada Maria Antonia (PP) perde a liderança e os cargos inerentes à essa função.


Expulsos das ruas
PMDB,PT, PSDB, PCdoB, DEM, que já lideraram grandes atos, foram expulsos das ruas. Foi o que se viu, durantes as manifestações gigantes de milhares de jovens por todo o Brasil.


Sobrou para todos
Os repúdios nas manifestações sobraram para a presidente Dilma (PT), para o prefeito Fernando Hadad (PT), para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), enfim, para os políticos.


Repensar a política
E não me venham dizer que eram baderneiros! Esses eram minoria. No Rio de Janeiro 100 mil foram às ruas. Em São Paulo 65 mil. 20 mil em Belo Horizonte. E milhares outros país afora.


Cansaram o povo
As atuais lideranças nacionais dos partidos tradicionais cansaram o povo. Esses protestos refletem a reação a isso. Pode ser que desse movimento nacional saia um Brasil melhor.


Festa surpresa
Uma festa surpresa com bolo e salgadinhos marcou ontem na Aleac a comemoração do aniversário da deputada Antonia Sales (PMDB), a parlamentar mais combativa da oposição.


Sem fundamento
Essa história que o Vagner Sales poderia ser candidato ao governo é blefe. “Nosso compromisso é apoiar a candidatura a governador do Petecão”, disse a deputada Antonia.


 Momento mais belo
O Brasil vive o seu momento mais belo depois do movimento Diretas, já!.


Assim é o Direito
Os presos na Operação G-7 foram soltos. Não havia mais motivo para a manutenção das prisões preventivas. Manifestei-me várias vezes na coluna que, a soltura seria justa. Daqui para frente começa a fase processual, quando os envolvidos apresentarão suas defesas a cada acusação nos autos e tentarão provar suas inocências. Até a sentença final ninguém poderá ser tratado como culpado. Assim é o Direito.        


Por Luis Carlos Moreira Jorge                                      


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.