Menu

Pesquisar
Close this search box.

Fato inédito

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Todos comentaram. É minha vez. Olhe que sou rodado no jornalismo! Não me lembro de uma fala de político tão criticada na opinião pública como essa última do senador Anibal Diniz (PT).


Ofensa descabida
As desembargadoras Denise Bonfin e Maria Cezarinete não são deusas. Podem ter suas decisões criticadas. Mas, serem taxadas de “mal resolvidas” sexualmente, foi condenável.

Anúncios


Não caiu a ficha
O contraditório, em qualquer situação, deve ser exercido no mundo das idéias. No caso do G-7, sobre as decisões tomadas. Não no fura-olho, no pessoal.  Anibal, você hoje é um Senador!.


Sendo equânime
Tão infeliz e repudiável como foi o deputado Werles Rocha (PSDB) levar um bolo com velas à Aleac para comemorar os 30 dias das prisões do G-7, surfando na desgraça alheia, foi esse discurso do senador Anibal Diniz (PT). 


Filme reprisado
Fui testemunha na campanha a prefeito, do boicote nos bastidores de muitas das lideranças da oposição à candidatura à prefeitura de Rio Branco, do Tião Bocalon (PSDB). O filme é bisado. Está completamente alijado das discussões sucessórias, virou uma espécie de pária no ninho tucano. A explicação ao desprezo veio de um alto dirigente da oposição: “está colhendo a arrogância que plantou”.


Verdade embutida
Há uma verdade embutida nesse processo, nunca interessou uma vitória do Tião Bocalon ao governo ou à PMRB, por um motivo: se acontecesse se consolidaria como o líder da oposição.


Muito cuidado
Por conta de tudo isso, o Bocalon que trate de cavar seu espaço para deputado federal sem esperar pelos aliados (sic), se quiser ter alguma chance de se eleger. Sabe que o jogo é esse.


Bem encaminhado
Pode sair a qualquer momento a decisão no STF sobre os Habeas-Corpus dos presos do G-7. Está na mesa do Ministro Luiz Fux com parecer favorável da Procuradoria Geral da República.


Palavra final
A palavra final do Ministro Luiz Fux pode acompanhar ou não o parecer favorável da PGR à liberação dos presos, e como viajou para o Rio de Janeiro sem despachar, é então aguardar.


Assim se faz
Foi uma defesa em alto nível, pontuando a contribuição do empresariado acreano na geração de emprego e renda, do presidente em exercício da FIEAC, José Luiz, sem ofensas e sintética.


Ânimos acirrados
Quem assistiu conta que, foi dura e quase virou briga a discussão entre o deputado Moisés Diniz (PCdoB) e o advogado Edinei Muniz, no intervalo da gravação do programa do Alan Rick.


Demissão dos 11 mil
Devido a posições divergentes sobre o caso dos servidores irregulares, em apreciação no STF.


 Defesa com dados
A defesa nesse caso deve ser feita como fez o governador Tião Viana durante o ato público do PT, na última quinta-feira, rebatendo com dados ponto a ponto todas as acusações do G-7.


Outro bom exemplo
Outro bom exemplo foi como fez a Chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina,  na televisão, numa bela defesa jurídica do governo, pontuando o que achou que juridicamente foi um excesso e desmontando as denúncias uma a uma. Eu não posso conceber um debate que não seja neste patamar. A minha formação jurídica e décadas no colunismo político não me permitem sair deste raciocínio.


Não é absoluta
As acusações contidas nos autos do G-7 não são uma verdade absoluta e podem sim serem contestadas, desmontadas juridicamente, ponto por ponto, mas num nível elevado como tem feito o governador Tião Viana.

Anúncios


Lógica dos números
O RIO BRANCO FC tem uma folha salarial de 150 mil reais, com um elenco de pernas-de-pau? Se não gastam bem o que têm com jogadores, a lógica é que farão o mesmo se o governo ajudar.


Como viver?
Um empresário do ramo da construção civil me revelou ontem que a situação das empresas dos presos no G-7 é de quebradeira, e complicou mais ao terem os seus bens indisponíveis.


Nuvens negras
A soltura dos presos é de justiça, mas como vão tocar suas empresas com os bens e contas bancárias bloqueadas? As nuvens da economia são pardas e tendem a ficar negras, disse ele.


 Muda pouca coisa
A formação dos blocos parlamentares PP-PSDB e do PTdoB-PSD, aumenta o tempo de tribuna da oposição, mas não muda a correlação de forças na Aleac, o governo continuará majoritário.


Não aprova nada
A oposição ficará com oito deputados contra dezesseis da base do governo, que permanecerá na Casa aprovando o que bem entender contra os gritos da oposição, a atualidade permanece.


Números comprovam
Números mostram que a imagem política do governador Tião Viana não foi abalada. Confirma o que o blog tem dito, só lhe atingiria se tivesse sido acusado nas irregularidades do G-7.


 Fora da disputa
Duas ex-prefeitas estarão fora da disputa eleitoral por vaga na Aleac no próximo ano, se não conseguirem reverter no TCE as suas condenações: Toinha Vieira (PSDB) e Leila Galvão (PT).


Chances concretas
E tanto a Leila como a Toinha Vieira com chances concretas na disputa de cadeiras na Aleac.


Exemplo aos demais
Isso deve servir de exemplo a alguns dos novos prefeitos que estão metendo os pés pelas mãos e embevecidos com o poder. Já existem coisas do arco da velha em algumas prefeituras.


Muito mais grave
Muito mais grave do que o que foi apurado na “Operação G-7”, as prisões de secretários e empresários, é o quadro econômico negativo que poderá tomar conta do Acre com o desemprego, se as grandes obras do governo não forem desembargadas. Não se está dando muita importância a isso. E no roldão irão todos os setores da cadeia comercial. Isso sim é grave e importante. E não a vida pessoal de figuras do processo. Atentem para isso, senhores!.     


Por Luis Carlos Moreira Jorge


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido