Menu

Eleições antecipadas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O caso do G-7 praticamente antecipou o debate da sucessão estadual de 2014. A troca de acusações entre políticos da oposição, o PT e seus aliados, embute no âmago esse componente. Os ataques da oposição à figura do governador Tião Viana visa o desgaste. Mesmo sendo limpo na história. Sabem que em qualquer hipótese não será fácil derrotá-lo.


Esse é o problema
A FPA vive seu momento mais frágil desde a sua criação. Não há como escamotear isso. A sorte é que a oposição acreana não tem um líder aglutinador para uma ofensiva, é um saco de gatos.


 


Intrigas internas
A oposição não conseguiu nem definir se disputará a eleição de 2014 com uma ou mais de uma candidatura ao governo. A última vez que a oposição se uniu foi com o MDA, isso há mais de década.


 


Exatamente isso
É por isso que a “Operação G-7” não teve o prejuízo político que alguns esperavam.


 


Não perco tempo
O Blog é democrática. Aberta às críticas. Seleciono sempre. As de figuras expressivas, eu assimilo, até para aprender. De figuras inexpressivas, pela inexpressividade, nem nome cito.


 


Mudem a constituição
Quem diz que, para entrar no governo só por concurso é a Constituição Federal. E não serão arroubos raivosos em reuniões do “Comitê dos 11 mil”, contra o Blog que mudarão isso.


 


Jogo da vida
Se esse movimento de tentar regularizar a situação, encabeçado pelo deputado Moisés Diniz (PCdoB), der certo, comemoremos pelas famílias; se não der, lamentaremos, e a vida continua.


 


Saindo das cordas
O ato do PT de ontem, em frente ao Palácio Rio Branco, mais que uma declaração de apoio ao governador Tião Viana serviu também para o PT e a FPA saírem das cordas do ringue do G-7.


 


Antes tarde
Essa manifestação política era para ter sido feita no início da crise, mas antes tarde do que nunca.  Mesmo porque, o que está em jogo no contexto final é a permanência no Poder.


 


Mesma posição
Continuo com a mesma posição de que caso judicial se resolve na justiça. E que por isso não acompanho a tese dos que tentam resolver a questão do G-7 atacando a PF e o Judiciário.


 


Muito difícil
O deputado Gilberto Diniz (PTdoB) acha que o ex-prefeito Nilson Areal está escondido fora do Estado. “Não seria fácil esconder no Acre um galegão conhecido, com 2 metros de altura”, diz.


 


Perdeu a democracia
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) ganhou no voto livre o debate sobre o Referendo do horário, mas perdeu nas picuinhas, no entrave político, num desrespeito à democracia.


 


STF
O STF limitou o uso de algemas ao preso que oferecer perigo. Não havia, assim, motivo á chegada algemado para depor do empresário Sérgio Nakamura. De perigoso não tem nada.


 


Stand by
A deputada Maria Antonia (PP) só falará sobre a decisão do PP de vetar seu apoio ao governo, depois da conversa que terá hoje o marido Deda e o deputado federal Gladson Cameli (PP).


 


Disposição zero
A sua disposição de formar no bloco de oposição ao governo do PT, como quer o PP, é zero.


 


Esse eu conheço
Conheço há décadas o professor José Fernandes do Rêgo, uma das pessoas mais corretas do Acre e, me considero seu amigo. Não procurem nele nenhum ato ilegal, a sua vida é reta.


 


Dias perdidos
Na avaliação feita ontem por um dos advogados de um preso do G-7, dificilmente, sairá uma decisão em Brasília sobre os pedidos de solturas dos acusados ainda nesse final de semana.


 


Nada mudou
Quem conversou com o governador Tião Viana nos últimos dias revelou que, continua com o mesmo entusiasmo de sempre, otimista, e que concluirá as grandes obras planejadas.


 


Receita de bolo
O Acre virou o paraíso das escutas telefônicas. O grampo judicial era para ser uma exceção, mas virou uma rotina. Por isso, o máximo que converso no telefone é sobre receita de bolo.


 


Esse o caminho
Tribuna da Aleac dá notoriedade, espaço na mídia, mas dá pouco voto. Por isso, o deputado Eber Machado (PSDC) está certo em não se ater aos discursos e montar bases nos municípios.


 


É nos grotões
É nos grotões da Capital, fechando apoios políticos nos municípios, como faz que, se reelege.


 


Aliados perdidos
A FPA disputará as próximas eleições com dois partidos da antiga coligação a menos. O PR, cuja presidência passou para o ex-deputado federal Iderley Cordeiro foi para a oposição. E o PTB, onde assumiu a presidência o empresário Duda Couto, também. Na pendência está o PSB que, se o governador Eduardo Campos disputar a presidência será outro a abandonar a FPA .


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.