Menu

Política pequena

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Tenho dito que, o deputado Werles Rocha (PSDB), pela combatividade, é a referência da oposição na Aleac. Mas, ao ver ontem levar um bolo com velas, simbolizando os 31 dias presos de empresários e secretários do G-7, me leva a dizer: faltou a maturidade de um líder político. Poderia sim pugnar por justiça, mas não comemorar a desgraça alheia, isso é muito pequeno.


 


Fato condenado


E conversando com os demais deputados da oposição só ouvi comentários condenando a sua idéia infeliz, não teve um que ao menos tentou contemporizar a ação política intempestiva.


 


Foi na mosca


O deputado Luiz Tchê (PDT) foi ontem na mosca ao entrar na discussão e dizer que, a Aleac tem de debater problemas de sua alçada, o caso do G-7 agora é exclusivo da esfera do STF.


 


Caldeirão fervente


Vão chegar aos 500, a soma dos demitidos nos próximos dias, nas prefeituras de Assis Brasil, Xapuri, Epitaciolândia e Brasiléia, todos eles com contratos temporários em cooperativas.


 


Arapucas ilegais


O uso dessas cooperativas vinha se arrastando há várias administrações que, na verdade eram arapucas trabalhistas, que ao demitir os trabalhadores não pagavam encargos e indenizações.


 


Desgaste inevitável


Esses prefeitos terão desgastes políticos naturais, principalmente, por as prefeituras serem basicamente as únicas fontes empregatícias. E quem perde emprego não aceita as desculpas.


 


Corda no pescoço


O problema é que esses prefeitos seguem recomendação do TCE e MP, ou demitem ou terão que responder ações judiciais que, podem impedir no futuro, que tentem as suas reeleições.


 


  Para não dizer


A ida da bancada federal do Acre ontem falar com ministros do STF, sobre a demissão de 11 mil (sic) servidores estaduais, foi a típica visita: para dizer que não que falei de flores, inócua.


 


Frase fatal


A frase da ministra Carmén Lúcia, do STF, foi uma ducha de água fria nos que esperavam outra posição que não fosse pela demissão dos servidores: “senhores, sou escrava da Constituição”.


 


Sejamos sensatos


É lamentável ver pais de famílias serem demitidos, após 20,30 anos de serviços, claro que é. Mas o STF seguirá a Constituição Federal, que proíbe contratações sem o concurso público.


 


Fatos conexos


Na campanha, coloquei no blog que, se o jovem Rodrigo Damasceno se elegesse prefeito de Tarauacá, o sucesso de sua gestão era implícito em se afastar do tio Raimundinho Damasceno.


Erro político


Ao fazer uma licitação para a compra de tijolos para beneficiar uma olaria cujo suposto dono é o titio Raimundinho, mostra que, não conseguiu se desvincular da perigosa simbiose comercial.


 


Caiu no povão, lascou-se…


A olaria em questão, legalmente, pode não ser dele, mas todo mundo em Tarauacá (cidade pequena) diz que, a empresa é sim do tio e, em política, Rodrigo: vale o que o povo comenta.


 


Rotina cansativa


Virou rotina na Aleac a visita dos Agentes Sócio-Educativos, que tomam conta de perigosos menores infratores, na busca de apoio a melhores condições de trabalho e segurança de vida.


Nada se resolve


A questão se arrasta há mais de ano sem que, a Secretaria de Direitos Humanos resolva.


 


Fé no judiciário


Sobre o G-7, o deputado Eduardo Farias (POCdoB), foi pragmático: “prefiro esperar pela decisão do Poder Judiciário”. E não falou mais do que a verdade, não existe alternativa.


 


Diálogo nada edificante


“O deputado Rocha é um irresponsável, até na PM se ouve adjetivos impublicáveis sobre ele”. Deputado Ney Amorim (PT). “Vá dar carão nas suas negas”. Deputado Werles Rocha (PSDB).


 


A qualquer hora


É esperada para hoje uma decisão do STF sobre a questão do G-7. Os advogados dos presos acreditam ser favorável e que seus clientes, enfim, podem ser soltos após 31 dias na prisão.


 


Nada surpreendente


Se for expedida uma ordem de soltura não será nada de surpreendente, cessaram os motivos jurídicos para que continuem recolhidos na Papudinha.


 


Prensa do PP


Será oficializado hoje na Aleac o “bloco parlamentar” PSDB-PP, que terá na liderança o deputado Werles Rocha (PSDB). Foi a forma do PP enquadrar a deputada Maria Antonia (PP).


 


Única maneira


Como não poderá mais votar com o governo, a deputada Maria Antonia (PP), só terá uma saída para não votar contra, se ausentar das sessões quando um projeto entrar em pauta.


 


Pipocar de manifestações


Hoje, quarta-feira, os sindicatos da construção civil estarão promovendo uma manifestação no centro da cidade, que acabará com um ato em frente à Aleac, para alertar sobre o caos econômico que poderá advir com a suspensão de obras como o “Ruas do Povo” e “Cidade do Povo”. Já começaram a acontecer demissões em massa em muitas das empresas. Num Estado onde não existem indústrias isso terá conseqüências graves de grande monta na geração de emprego e renda.


 


Ato político


Já amanhã, às 18 horas, em frente ao Palácio Rio Branco, o PT estará promovendo um ato público de desagravo ao governo e na defesa política do projeto da Frente Popular, estando convocando para isso todos os militantes dos partidos que integram a FPA.


 


Debate irrelevante


No momento em que o processo do caso G-7, que levou à prisão de secretários e de vários  empresários da construção civil, o debate político na Assembléia Legislativa se tornou juridicamente irrelevante, porque não poderia estar em melhor fórum, isento a paixões, que é o Supremo Tribunal Federal.Foram as teses de ontem dos deputados Luiz Tchê (PDT) e Eduardo Farias (PCdoB). É esperar o desfecho essa semana e a vida continuará como antes.


 


Por Luis Carlos Moreira Jorge


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.