Menu

Pesquisar
Close this search box.

“o zumbido de um mosquito ás vezes esconde o barulho do mar”.


(Ditado mexicano)


Estado de direito


Não cabe mais discussão sobre quem teria competência para julgar os Habeas-Corpus dos presos na Operação G-7. O STF, a Corte maior do País, decidiu que o TJ não poderia julgar o caso por número insuficiente de desembargadores. É então fora de foco, e inócuo até, se ficar criando teorias conspiratórias para o fato. Só faltam dizer que o STF fez o jogo da oposição.


O STF acataria?


Se a tese que o TJ não tinha número suficiente para julgar o caso não tivesse fundamento legal, o STF acataria? Tenho certeza que não. O STF acatou de forma graciosa? Claro que não.


Sem clima emocional


E pelas cenas lamentáveis vistas no dia da sessão que decidiu o caso, com quase agressões físicas, se chega á dedução que, não havia clima emocional para o julgamento se dar no TJ.


Reclamação sem sentido


Era para as partes envolvidas na Operação G-7 estarem aplaudindo a decisão, já que o STF fará o julgamento sem as paixões regionais que contaminaram a discussão desse escândalo.


Celeridade necessária


O que se espera agora que o STF tenha celeridade para fazer o julgamento. O inquérito foi concluído. Não tem nenhum preso perigoso à sociedade. Que respondam então em liberdade.


Lado econômico


Ninguém está discutindo a fundo as conseqüências econômicas desse embargo branco do TCU das obras da “Cidade do Povo”. O desemprego, num Acre sem indústrias, dobrará seu número.


Informações desalentadoras


A informação que chegou à coluna é que as principais empresas acreanas, por conta da indefinição, já demitiram cerca de três mil trabalhadores e vão abdicar de seus contratos.


Situação grave


Discutir isso é mais importante que desavenças no TJ. Parar as obras da “Cidade do Povo” é parar economicamente setores da cadeia econômica, brecando  emprego e geração de renda.


Demorando demais


Na minha avaliação, para quem tem argumentos e domina o vídeo como poucos, o governador Tião Viana era para ter ido à TV no início dessa crise, se posicionado e não deixar se avolumar.


Muda uma batalha


Uma das máximas das Legiões Romanas era que: “a fala do comandante muda o rumo de uma batalha”. O Tião Viana está limpo nessa história, nada pesa contra ele, por que ele não falar?.


Não se trata de defesa


E não se trata de fazer a sua defesa, não é acusado de nada, mas de rebater com dados as acusações que pesam contra seu governo e do que tudo isso possa resultar na economia.


Lado político


Não há como escamotear que o PT e, por tabela, a FPA, passam pelasua pior crise política desde a fundação, e o mais grave: com apenas raras defesas pontuais dos seus deputados.


Relações azedas


Teria azedado as relações entre o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PSDB), e o seu secretário de Finanças, Tadeu Hassem, um dos mais competentes e sérios de sua equipe.


Até que ponto


O prefeito André Hassem disse essa semana numa conversa com um empresário da mídia que, a partir de agora vai centralizar as ações de custeio, ou seja, onde há fumaça há fogo.


Lembrando a história


A história mostra que os impérios, os governos, começaram a ruir a partir das intrigas internas. Uma administração enxuta como vinha sendo até aqui a do André, deve fugir das intrigas.


Intrigas da oposição


O ex-prefeito Luiz Hassem, pai de André Hassem, me ligou ontem para desmentir a versão: “o Tadeu é de extrema confiança, não existe briga, só tirou uns dias de férias, o resto é fofoca”.


É quem assina


Do outro lado do rio Acre, em Brasiléia, o prefeito Everaldo Gomes (PMDB), fez o que era para ser feito há tempo, colocou o pé na parede contra a pressão do ex-prefeito Aldemir Lopes.


Breque certo


Brecou a contratação de uma cooperativa da qual o ex-prefeito Aldemir Lopes era o padrinho.


Melhor não pagar


Falando em Brasiléia é bom o Everaldo não pagar por uma simples solda no palanque usado nas promoções da prefeitura os R$ 40 mil cobrados por um empresário, para não se complicar.


 


 


Nem sinal


O ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, é bom de esconderijo, até hoje a polícia não conseguiu cumprir o mandado de sua captura expedido pela justiça acreana.


Papel importante


O senador Anibal Diniz (PT) teve papel importante no retorno do Rio Branco à Série C do campeonato brasileiro, foi o único da bancada federal a travar essa luta, que se registre.


Sai dessa, João!


O ex-deputado federal João Correia (PMDB), continua sua solitária greve de fome, em Brasília, pela volta do horário antigo. Como protesto já foi válido, mas perdeu o sentido e a divulgação.


……………………………………………Velho ditado……………………………………………….


Essa crise no governo com as prisões do G-7 só tomaram a dimensão que tomaram por conta das declarações pesadas e impensadas de alguns políticos. Serviram, inclusive, de combustível para alimentar discussões na imprensa e redes sociais. Os tempos são outros, as coisas não se resolvem mais com rompantes. Como no ditado: às vezes é preferível a prudência à virulência.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.