Menu

Bateu a apatia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em Sena, bateu a apatia no prefeito Mano Rufino. Recebeu uma dívida de 30 milhões de reais e todo dia surge uma nova ação de cobrança, e resultado: a cidade é um buraco só.


Não pode reclamar
Só que o Mano não pode reclamar. Sabia que os 800 servidores temporários, e que hoje terá de pagar indenizações, foram contratado pelo Nilson Areal para serem seus cabos-eleitorais.


Também não justifica
O quadro caótico, também, não é amparo para o prefeito Mano deixar Sena abandonada.


Surpresa para 2014
A fonte do blog é segura. Conto o milagre, mas, não dou o nome do santo. Como dei em primeira mão semana passada é grande o descontentamento do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, com a cúpula do seu partido, o PMDB. O motivo? Ter praticamente sido abandonado nessa sua luta jurídica para permanecer no cargo. Ninguém vá se admirar se na próxima campanha Vagner Sales tomar uma decisão atípica. E pelo que o conheço de décadas, depois de tomar uma decisão, não tem pressão que o faça voltar atrás. A eleição de 2014 trará situações políticas deveras interessantes. Como dizem os nossos colunistas sociais: quem viver verá.


Uma historinha para relembrar
Por décadas o empresário Mauro Bittar, ex-chefe do gabinete civil do governo Flaviano Melo, foi execrado na imprensa como mentor da conta “Flávio Nogueira”, que supostamente teria desviado recursos do Estado. O Mauro passou boa parte do seu tempo se defendendo das acusações injustas. Os recursos correram e ele acabou absolvido, quites com a justiça, mas nada limpou ou limpará a pecha injusta que lhe foi dada. Pois bem, agora vejo seu irmão, o deputado federal Márcio Bittar (PSDB), fazendo lobby em um caso idêntico, a “Operação G-7”, brigando pela manutenção da prisão dos secretários estaduais e empresários, entrando numa cruzada para dificultar os Habeas-Corpus desses presos, que são meros acusados, nem réus são. Ao que parece o Márcio Bittar não aprendeu com as injustiças sofridas pelo irmão Mauro Bittar, é quer praticar injustiça idêntica, transformando os acusados do G-7, em sentenciados definitivos, sem ao menos serem julgados. Nada como os anais da história política do Acre, não é deputado federal Márcio Bittar?  


 Falando de crise
A crise econômica é ruim para prefeito que gosta de trabalhar como Vagner Sales, Marcus Alexandre, André Hassem, Dr. Betinho, Everaldo Gomes, para os prefeitos que capinam sentados, tanto faz. Mesmo na crise os prefeitos acima têm mostrado ação administrativa.


Melhores avaliados
Em recente pesquisa doméstica sobre a avaliação dos novos prefeitos feita por um partido da oposição, André Hassem e Marcus Alexandre, pela ordem, foram os melhores avaliados.


Muito melhor
Em relação à antecessora Eliane Gadelha (PT), o Dr. Betinho, mesmo com a montanha de dívidas herdadas aparece bem na foto. E o prefeito Everaldo Gomes também não aparece mal.


Ou enxugam ou se liquidam
Os prefeitos, ou enxugam a folha ou se liquidam. Certas, pois, as decisões de André Hassem, em Epitaciolândia; e do Dr. Betinho, em Assis Brasil, de acabar com contratos temporários.


Panelaço na parte
O que tem de se fazer, ensina Maquiável, tem de ser feito de uma vez e no início da gestão. Melhor um desgaste pontual que panelaços na porta das prefeituras por atraso de salários.


Fogo de monturo
Tião Viana cometeu um erro político ao incentivar candidaturas à Aleac de secretários no cargo. Confundiram confiança com liberalidade e passaram a condicionar obras a apoio.


Desgaste político
Não foi um nem dois e nem três deputados estaduais de sua base política que me disseram não entrar de cabeça na sua defesa no caso das prisões do G-7, por causa desses secretários.


Ainda é tempo
O modelo ideal, para não acirrar esse problema, seria chamar os secretários que querem ser candidatos a deputado estadual e pedir que entreguem os cargos ou vai alimentar uma crise.


Vendo de perto
Essa é uma avaliação de quem tem contato diário com os deputados da sua base de apoio.


Bloco certo
O dirigente do PP, ex-deputado José Bestene, me disse ontem estar certo a formação do bloco parlamentar PSDB-PP na Assembléia, devendo ser oficializado essa semana à mesa diretora.


Novo líder
O deputado Werles Rocha (PSDB) será o líder do novo bloco, que terá 7,5 minutos de tempo.


Artigo recomendado
Foi um dos mais lúcidos artigos que li, o do jornalista J.R.Guzzo, na revista VEJA da semana, sob o título “o enigma das elites”: desmonta o uso das “elites”  para justificar  mal feitos públicos.


Cota de companheiros
Chega a notícia que os secretários estaduais participam de uma cota voluntária para pagar os salários dos secretários Volvenar  Carmago (Obras) e Gildo César (DEPASA), presos do G-7.


Pagamentos suspensos
Volvenar e Gildo estão com os salários de secretários suspensos desde que foram presos por ordem judicial. Nada de anormal com o ato de solidariedade dos seus colegas de governo.


Dormindo na inércia
O prefeito do Bujari, Tonheiro (PT), precisa ser chamado às falas pelo seu padrinho, o deputado Ney Amorim (PT), dado á sua inércia. Vive de culpar o ex-prefeito Padeiro (PSB).


Esperar sentado
O deputado Manoel Moraes (PSB) fique de olho aberto, ou melhor: espere sentado ser o candidato único da FPA em Xapuri. O PT terá candidato a deputado estadual no município.


Bira Vasconcelos
Dirigentes do PT trabalham com o nome do ex-prefeito Bira Vasconcelos para deputado estadual. Sua chance de ganhar seria remota, mas seus votos somariam para a legenda do PT.


Não é levado a sério
O ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes (PMDB), não é levado a sério como “Coordenador Político” da oposição. Também pudera, virou um mero cabo-eleitoral do patrão Márcio Bittar.


Decifra-me ou….
Essa candidatura da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) lembra a Lenda da Esfinge, com o seu “decifra-me ou devoro-te”, ninguém tem a certeza que disputará o Senado.


Quebra no meio
Populista ao máximo, se candidata for, Perpétua Almeida causará um estrago na candidatura à reeleição do senador Anibal Diniz (PT). São comuns os comentários a esse respeito no povão.


Dois marcos
O governador Tião Viana precisa atingir dois marcos para chegar na eleição de 2014, com duas bandeiras positivas para a sua campanha de reeleição. O primeiro e entregar como está no projeto a “Cidade do Povo”, que subiria seu cacife na Capital. E o segundo concluir as obras da rodovia 364 para sedimentar seus votos no Vale do Juruá. Se isso acontecer ele será favorito.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.