Menu

Pesquisar
Close this search box.

Fato normal

Não foi uma bondade ou leniência do STJ a concessão do primeiro Habeas-Corpus, liberando o acusado Tiago Paiva, preso durante a “Operação G-7”. O seu depoimento já tinha sido colhido, as aludidas provas materiais coletadas, não havia sentido continuar preso. E nem os demais.


Porta aberta
Cada caso é um caso, mas é bem possível que os demais acusados na “Operação G-7” sejam liberados no vácuo da decisão do STJ e também passem responder o processo em liberdade.


Regra do direito
Os processos agora vão se iniciar, onde cada acusado terá o direito ao contraditório, e a justiça é que vai deliberar se são culpados ou inocentes, assim é a regra do direito na democracia.


Aplicativa aos outros
A suspensão das funções de Tiago Paiva na Secretaria de Saúde enquanto durar o processo, determinado na soltura do STJ, tende ser aplicável a outros membros do governo presos.


Conversa franca
O governador Tião Viana teve ontem uma conversa franca com a base do governo na Aleac, motivado pelas poucas defesas feitas até aqui, que ficaram restritas a alguns parlamentares.


Delação premiada
A notícia nos bastidores é que um dos acusados do G-7, com obras em Tarauacá, para não ser preso aceitou fazer uma “delação premiada”, fato confirmado à coluna por uma fonte jurídica.


Dedo duro
No popular, “delação premiada”, significa dedurar em troca de redução de pena no processo.


Peso dobrado
As posturas dos prefeitos  Dr. Betinho (PSDB), e André Hassem (PSDB), em defender o governador Tião Viana têm peso por não virem de aliados, mas de membros da oposição.


Nem por isso
Nem por isso os prefeitos Betinho e André mudaram suas convicções ideológicas, deixarão de  ser da oposição, se posicionaram apenas em cima de um fato político e as suas nuances.


 Medidas de impacto
O governador Tião Viana não tem falado sobre o assunto, mas quem trabalha próximo dele acha que, a um curto prazo ele deverá tomar algumas medidas administrativas de impacto.


Sumido no mundo
Até às 19 horas desta sexta-feira o ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, estava sumido no mundo e com a justiça atrás. Não vai se apresentar antes de conseguir um Habeas-Corpus.


Grosso a caminho
O grosso dos processos a que responde o ex-prefeito Nilson Areal, os com acusações mais graves que o que redundou na decretação de sua prisão, ainda está para ser julgado.


Cicerones
Os deputados Werles Rocha (PSDB) e Gilberto Diniz (PTdoB) foram os principais cicerones dos repórteres da VEJA, que colheram informações sobre o G-7, para a matéria dessa semana.


Anote esse nome
Pela sua movimentação ninguém vá ficar surpreso se a Márcia Bittar (PSDB) sair da eleição do próximo ano para a Câmara Federal como uma das mais votados do Acre. Pode anotar.


Pouca movimentação
A próxima semana será sem debates na Assembléia Legislativa, na quarta-feira a grande maioria dos deputados viaja a Pernambuco, onde acontecerá uma sessão conjunta da UNALE.


 Não espere por isso
Mesmo com a notificação de que pode perder o mandato por infidelidade partidária, a deputada Maria Antonia (PP), não fará oposição ao governo como exige o seu partido.


Lei do silêncio
Maria Antonia é uma das mais ardorosas defensoras do governo e a tendência é que, a partir dessa determinação não falará de bem do governo, mas também não criticará.


 Mal pela raiz
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) acabou com a expectativa do deputado federal Márcio Bittar (PSDB) de ter o apoio do PMDB para o Senado, que irá de Gladson Cameli (PP).


Boa engrenada
Costumo escutar para balizar meus comentários o lado adversário. Pois bem, ouvi de petistas de Brasiléia que, a gestão do prefeito Everaldo (PMDB), superou as dificuldades e engrenou.


Bela tolice
É uma bela de uma tolice se dizer que o desfecho que culminou com a prisão de vários secretários e alguns empresários ligados ao governo terá influência na eleição de 2014.


Outro contexto
A eleição do próximo ano vai se realizar com o governo em outro contexto. O que terá peso decisivo é como estará o governo do Tião Viana durante a campanha, isso é que decidirá.


 Outro fator
Outro fator importante é com que candidato (s) ao governo a oposição virá para a disputa.


É com a justiça
Com o início da soltura dos acusados e presos durante a “Operação G-7” vai começar a fase processual propriamente dita, com a defesa dos envolvidos na justiça, e a análise final do Juiz que decidirá se são inocentes ou culpados. Fora isso, qualquer comentário que vier a ser feito é uma mera ilação. As provas levantadas poderão ou não ser derrubadas em juízo. Não tem outro passo a ser dado a não ser esperar a sentença final, que demorará um bom tempo.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.