Menu

Procon orienta sobre compras do Dia das Mães

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o Dia das Mães se aproximando o comércio se prepara, as vitrines logo ficam cheias de ofertas e o que parece simples pode se complicar se o consumidor não for atencioso. O Procon orienta alguns cuidados antes de sair em busca do presente perfeito. A pesquisa de preços é a melhor opção para quem quer economizar. Procurar produtos com calma ajuda na análise da qualidade e evita a compra por impulso.


Em casos de roupas e sapatos fique atento, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor não é obrigado a trocar o produto por outro de tamanho, cor ou modelo diferente, a troca tem obrigação de ser feita em caso de vício, ou seja, defeito. Antes verifique se a prática é adotada pela loja, e na dúvida faça um acordo escrito na nota fiscal, como garantia. Se for trocar, não retire a etiqueta e apresente o comprovante fiscal.

Publicidade

A assistência técnica também é um quesito importante, vários estados não possuem esse serviço e quando o produto danifica é necessário enviar pelos Correios. Avalie a distância da assistência, caso seja preciso, o retorno pode demorar até 30 dias. Veja se o produto possui garantia própria ou se a loja fornece o serviço. Em todas as compras exija a nota fiscal, ela garante o direito de troca e comprova a venda.


Amanda Borges


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido