Menu

HC suspende repasse de nutriente para hospital no Acre e bebê de 17 dias internado na UTI do Santa Juliana pode morrer de fome

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca
Da redação de ac24horas


A falta do alimento denominado Nutrição Parenteral que é preparado pelo Hospital das Clínicas em Rio Branco, no Acre, (alimentação essa que é distribuído a todas as unidades no estado), pode custar a vida de um bebê recém nascido de apenas 17 dias internado na UTI do Hospital Santa Juliana. Ele pode morrer de fome.

Publicidade

A criança nasceu após complicações no parto e veio ao mundo com as vísceras expostas, sendo necessário uma cirurgia de emergência para salvar sua vida. Sem o nutriente que não existe no estoque do Santa Juliana, o procedimento pode ter sido em vão.


Preocupada em perder o neto, a avó da criança, dona Conceição Matias, procurou á reportagem de ac24horas para denunciar o que classificou de descaso com a vida humana.


No Hospital Santa Juliana, a nossa equipe tentou falar com a  direção, mas por ser um domingo, os funcionários disseram que nenhum dos responsáveis se encontrava na unidade para falar sobre o assunto. Eles confirmaram que o nutriente de que o bebê precisa, há dias está em falta na unidade, porque a fórmula que é fornecida pelo HC, não vem sendo mais preparada.


No HC, tentamos falar com o diretor Dr. Carlos Eduardo para saber os motivos do não fornecimento do nutriente, mas a sua secretária disse que ele também não estava de plantão  para dar qualquer esclarecimento.


Por fim,  conseguimos falar com a  assessora de comunicação de estado de saúde, Mônica Araújo. Essa nos informou que não tinha conhecimento sobre a suspensão do manuseio da fórmula, mas se comprometeu em nos dar uma resposta em relação os motivos do nutriente não estar sendo fornecido para os hospitais.


Mais tarde, Mônica disse ter conversado com o diretor do HC, Dr. Carlos Eduardo, e esse teria dito a ela que um dos princípios para o preparo da Nutrição Parenteral denominado de Lipídio está em falta. Eduardo informou que já houve a compra do produto faltando apenas o fornecedor realizar a entrega do material até a próxima terça feira (02).


Segundo ainda Mônica Araújo, muito embora seja o HC responsável pela fabricação do nutriente, informou que “o Hospital Santa Juliana por ser um hospital Particular, deveria fazer a aquisição por conta própria de determinada alimentação necessário á vida dos seus pacientes”, finalizou.


O neto de Dona Conceição Matias, já não se alimenta faz três dias, desde que o nutriente deixou se existir no estoque do hospital Santa Juliana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido