Menu

Pesquisar
Close this search box.

Perfil em rede social parodiando Sebastião Viana chama atenção

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Geralmente os políticos se comunicam nas redes sociais por meio de suas assessorias de imprensa, postando apenas temas referentes à sua atuação, a salvo de erros gramaticais, gafes e exposição de sua opinião pessoal e de sua intimidade, utilizando-se de “fan pages”, que, diferentemente dos perfis, não permitem formação de um vínculo de amizade virtual do cidadão com o eleitor do mandato.


Mas o que você, cidadão, pensaria se recebesse uma solicitação de amizade do Governador do Estado? Não exatamente Sebastião Viana, mas Tiaum Veana, apresentando como foto de perfil um desenho tosco baseado em memes da internet que escrevem errado, o “idioma” chamado “tiopês” ou “miguxês”. Ele se descreve assim no perfil: “Çou gunvernado du acri i eis çenador rçrçrç add ae çeus virjaum”.

Anúncios


titinet1


A escrita estranha é familiar entre os jovens e adolescentes, público que forma predominantemente o círculo de amizades do perfil, e dá o tom do personagem, criado em dezembro de 2012, que faz piada sobre todo e qualquer assunto em pauta no Estado e no país, seja falando do atraso do 13º salário dos servidores públicos estaduais, Operação Delivery, cancelamento do carnaval, Telexfree ou escândalos políticos.


Em entrevista por meio de chat, os criadores do perfil, que não quiseram se identificar, disseram que a página não tem pretensões políticas. “Nosso único objetivo é fazer piada. Se for engraçado, pode ter certeza de que vamos explorar. É óbvio que vamos desagradar muita gente, ou todo mundo, mas faz parte. Não perdoamos ninguém!”.


A afirmação se confirma. Até o AC 24 Horas já foi “ameaçado” de processo pelo personagem Tiaum Veana quando o jornal errou ao interpretar equivocadamente o aumento da alíquota do ICMS de 25% para 30%: “Parbeins pe la umildadi mais vo porseça voseis td çeus virj! HUEHUEASFDGHJAKHUEHUEHUA #vo paga janeru cum a graina”, disse Tiaum.


Curiosamente, além do público jovem, personalidades de situação e oposição, principalmente do meio jornalístico e político, figuram como amigos do perfil, como o oposicionistas Assem Neto e Luiz Calixto, e os assessores de imprensa do Governo Leonildo Rosas e Andréa Zílio, demonstrando que o humor não conhece cor partidária.


Da redação ac24horas
Rio Branco, Acre


 


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido