Menu

Oposição na Câmara de vereadores entra em rota de colisão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com


“Ofendidos” com as notas que circulam na imprensa sobre a postura “morde e assopra” e o papel da oposição, líderes do PSDB e PP adotaram uma rota de colisão durante o grande expediente de hoje (21), na Câmara Municipal de Rio Branco.

Publicidade

“Eu fui eleito pelo povo”, disse o líder do PSDB, vereador Rabelo Góes, que puxou o debate. Tentando explicar sua quietude com assuntos polêmicos que envolvem o executivo, o líder lembrou o papel de Fernando Henrique Cardoso que foi um dos presidentes que em sua opinião mais ajudou o ex-governador Jorge Viana, do PT,


Quem tocou fogo na situação foi o colega de bancada, Alonso Andrade. Depois de ensaiar tolerância com a liberdade de expressão, o tucano foi tomado pela emoção e ameaçou processar jornalistas que ele afirmar, “mentir quando diz não existir oposição na Câmara de Vereadores”.


“Esses jornalistas que metem tinham que ser processados!”, acrescentou Alonso.


Depois foi a vez do ex-presidente da Câmara, Juracy Nogueira (PP) meter bronca, não em jornalistas, mas na própria oposição. O progressista cobrou dos líderes partidários no Acre, um projeto seguro para a manutenção de uma postura mais robusta no parlamento.


“Qual projeto coletivo é apresentado pela oposição. Os líderes agem de maneira individual, fazem carreira solo, cada um mais louco pelo poder”, observou Juraci.


Até mesmo quem é apontada como única esperança de resistência, a vereadora Eliane Sinhasique, prometeu moderação no debate. “Não vão ver a baba escorrer pelo canto de minha boca, vou fazer uma oposição responsável e coerente”, disse a peemedebista.


Coube a jornalista, aconselhar o caminho do meio na relação dos vereadores com a imprensa, que segundo Sinhasique, cumpre o seu papel. “É melhor respeitar a liberdade de expressão”, comentou.


Com exceção do calouro Rabelo Góes, Alonso e Juracy Nogueira têm sido alvos de criticas por suas posturas pouco claras com relação ao projeto de oposição. Juracy era presidente da Câmara no processo de reversão do Saerb para o governo do Acre, ação judicializada pelo PSDB; Alonso Andrade luta para explicar sua indicação para compor a vice-presidência na Mesa Diretora eleita com o dedo do atual prefeito Marcus Viana.


Desgostoso por não ter encontrado apoio para sua reeleição, Juracy tem confessado a amigos o desejo de abandonar a política. Alonso explicou que sua cadeira na vice-presidência é pura crença na democracia.


Alonso encontrou sustentação no líder do prefeito, vereador Gabriel Forneck, que se antecipou a questionamentos desafiando alguém provar negociação de cargos na indicação do tucano para Mesa Diretora.

Publicidade

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido