Menu

Morre, aos 99 anos, o ex-deputado Francisco Thaumaturgo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-deputado estadual Francisco Thaumaturgo faleceu na madrugada deste sábado (16) aos 99 anos. Seu corpo esta sendo velado na Assembleia Legislativa. O sepultamento acontecerá às 17 horas no Cemitério São João Batista.


tuamaturgoFrancisco Thaumaturgo foi deputado estadual durante 16 anos, participando da redação da primeira Constituição do Acre, em 1962 e da segunda em 1989. Ele foi um dos fundadores do PTB no Acre,  juntamente com o primeiro governador eleito do Estado, José Augusto de Araújo.

Publicidade

Natural do município de Canutama, no Amazonas, filho de um alfaiate e uma dona de casa, Thaumaturgo mudou-se para Sena Madureira quando tinha apenas um ano e seis meses. Aos 14 foi estudar em Manaus onde formou-se em Odontologia tornando-se o primeiro especialista em tratamento de canais e odontopediatria do Acre.


Nos anos de 1940, o jovem odontólogo Thaumaturgo foi convidado a trabalhar no Vale do Juruá. Isso o ajudou a conhecer a realidade do povo que vivia na região do Juruá.


Durante alguns anos Francisco Thaumaturgo trabalhou atendendo ribeirinhos que viviam nas proximidades dos rios, Breu, Tejo e Juruá-Mirim, seguindo até a fronteira do Brasil com o Peru.


Depois de anos de dedicação ao povo do Juruá, o odontólogo decidiu constituir família naquela região e casou-se com Reneé Assis Thaumaturgo, filha de um dos pioneiros do Vale do Juruá, Francisco Januário de Assis.


Em 1962 ele foi eleito para seu primeiro mandato como o parlamentar mais votado do Estado. O presidente da Assembleia, deputado Elson Santiago (PEN) lamentou a morte de Francisco Thaumaturo e disse que o Acre perde um de seus grandes políticos.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido