Menu

Governador Tião Viana entrega mudas de seringueira para plantio consorciado na Vila Pia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Tião Viana e o secretário de Produção Familiar, Lourival Marques, entregaram nesta quinta-feira, 17, mudas de seringueira a produtores da Vila Pia que estão investindo no plantio consorciado de seringueira com milho ou frutíferas.


Entre os beneficiados está o produtor João Paraná que investe no plantio da seringueira consorciado com a graviola, cupuaçu, cacau. João Paraná explica que a vantagem do consórcio no plantio é que ao serem plantadas frutíferas na mesma área que as seringueiras os frutos se desenvolvem rapidamente o que consequentemente gera um lucro muito antes da seringa.

Publicidade

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) distribui as mudas de seringueira gratuitamente (Foto: Gleilson Miranda/Secom)


A Secretaria de Extensão Agroflorestal  distribui as mudas de seringueira gratuitamente

“A gente demora entre seis a sete anos para produzir borracha, mas a fruta com dois ou três anos a gente já  começa a vender polpa. Isso vai facilitar o trabalho que seria esperar seis anos para ter só o lucro com a borracha. A minha expectativa é de ter lucro no plantio consorciado de algo em torno de R$ 2 mil a R$ 3 mil por mês com as frutíferas”, disse João Paraná.


João Paraná investe no plantio da seringueira consorciada com a graviola, cupuaçu, cacau (Foto: Gleilson Miranda/Secom)


João Paraná investe no plantio da seringueira consorciada com a graviola, cupuaçu, cacau 

De acordo com Lourival Marques, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) distribui as mudas de seringueira gratuitamente. São entregues mudas ensacadas e mudas do tipo “raiz nua”. Além disso, há o trabalho de mecanização das áreas. “Essa atividade gera renda depois do quinto ano para o produtor rural, fortalecendo assim a renda anual deles para que possamos ter uma classe rural forte economicamente”, observou.


Investindo num futuro sólido para produção consorciada


Tião Viana ressaltou que a seringueira é o segundo maior negócio da economia rural brasileira. “A seringueira só perde para o eucalipto. A seringueira é mais lucrativa ainda que o álcool, que a cana de açúcar. Nós temos no Acre floresta dessa natureza já gerando renda e qualidade de vida para os produtores”, destacou o governador.


Tião Viana ressaltou que a seringueira é o segundo maior negócio da economia rural brasileira (Foto: Gleilson Miranda/Secom)


Tião Viana ressaltou que a seringueira é o segundo maior negócio da economia rural brasileira 

O governador também frisou que o Estado tem feito grande multidão para alcançar, ainda este ano, três mil hectares de seringueira plantada. O que segundo ele vai fazer que em pouco anos o Acre possa anunciar há condições de receber indústrias que produzem pneus , fator que permitirá consolidar políticas mais amplas e inclusivas, com mais emprego e renda para a economia acreana.


“A seringueira voltou a estar no centro da importância da economia real no Brasil e nesta parte da Amazônia, região  do grande hábitat dela e graças aos avanços na tecnologia, já é permitido o plantio com segurança, aliada à cultura integrada com banana, café, frutíferas, milho”, finalizou o governador.


Fonte: Agência de Notícias do Acre

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido