Menu

Pesquisar
Close this search box.

Equação complicada

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) é inteligente o suficiente para saber que não há como ser candidata a senadora, direito legítimo, sem trombar com o PT. É muita improvável conseguir ser a única candidatura da FPA, que já tem nome e sobrenome:  Anibal Diniz (PT).


Não se resolvem assim
Se me perguntarem qual o mais popular se a deputada federal Perpétua Almeida ou o senador Anibal Diniz, respondo: disparado a parlamentar. Mas as coisas na FPA não se resolvem assim.


Exemplo recente
O veto ao seu nome quando quis disputar a prefeitura de Rio Branco é um exemplo recente.


Duro nas cobranças
O Ruas do Povo é um belo programa de alcance social, inédito, e não pode em 2013 continuar sem uma fiscalização rígida, o governador Tião Viana tem de ser mais duro nas cobranças.


Assumiu de fato
O prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, fez o que se espera de um gestor: mandar. Expediu circular a todos os secretários fixando que, qualquer despesa tem de ter a sua autorização.


Medida acertada
A decisão foi acertada, afinal, quem mete a assinatura nos processos é o prefeito Everaldo e como tal será o responsável perante o TCE e MP e não o ex-prefeito Aldemir Lopes.


ONG desfeita
O que vinha ocorrendo até aqui era o ex-prefeito Aldemir Lopes querer transformar aquela prefeitura numa ONG dele, querendo mandar mais que o prefeito, mas acabou a mamata.


Não gastou um centavo
Conversei ontem com alguns cardeais do PMDB e todos riram da alegação do Aldemir que gastou 60 mil reais dele e 35 mil de agiotas na campanha do Everaldo e quer ressarcimento.


Nem uma banda
Um dos mais experientes desses cardeais peemedebistas foi taxativo: “conheço o Aldemir Lopes há mais de 40 anos, não tirou um centavo do bolso para a campanha do Everaldo”.


Na disputa
Quem me ligou ontem foi o deputado Tchê (PDT) para negar que a nomeação de sua mulher para uma sub-secretaria esteja vinculada à desistência de disputar a 2º secretaria da Aleac.


Pelo convencimento
Tchê disse que continua conversando e pedindo votos à reeleição. “Terão de me convencer que meus adversários acrescentarão mais do que eu na mesa diretora”, dispara o deputado.


Mais articulado
O deputado Tchê (PDT) terá que derrotar o deputado Chico Viga (PSD), que se articulou bem entre os colegas e aparentemente tem a maioria na Casa.


Nada resolvido
Com essa declaração, tudo voltou à estaca zero na disputa da segunda secretaria.


 Cobrança certa
Entidades já articulam manifestações no início do ano letivo para exigir do prefeito Marcus que cumpra de imediato a sua promessa de campanha de passagem a 1 real para os estudantes.


Principal promessa
Essa foi talvez a promessa mais forte do Marcus e a mais difícil de ser cumprida.


Saúde nacional
Vi na Globo News uma matéria sobre os atendimentos de urgência de hospitais em algumas capitais. Quadro terrível! No Acre temos problemas, mas nosso atendimento melhorou muito.


 Gastos zeros
Um secretário de governo diz que a ordem nas repartições estaduais e “gasto zero”, houve um corte profundo na verba de manutenção de cada órgão até segunda ordem do Tião Viana.


Prioridades
As prioridades no governo para os dois últimos anos são entregar a Cidade do Povo, colocar em produção o Complexo de Piscicultura e a conclusão e inauguração da rodovia BR-364. 


Chiadeira danada
Outra chiadeira acontece na prefeitura de Rio Branco com o corte de 20% nos cargos de confiança. Alguns secretários acham que a redução vai prejudicar a qualidade dos serviços.


Não havia como
A justificativa para o corte foi que a PMRB estava “inchada” e teria de haver o enxugamento.


Nem aí
A GOL não está nem aí para qualquer ação de bancada federal em protestos contra o alto preço das passagens. Esse movimento já aconteceu em outras ocasiões e não deu em nada.


Pau-de-arara
Uma forma de contrapor à gula da GOL seria o governo obrigar as empresas a colocar ônibus- leito para Cruzeiro do Sul, os usados até aqui não diferem em comodidade dos pau-de-arara.


Estrada conservada
Só que a BR-364 para Cruzeiro do Sul teria que estar em boas condições de tráfego, o que não acontece no momento, com trechos críticos de atoleiros entre Manuel Urbano-Tarauacá.


Estamos no Brasil
Fosse num país onde as instituições funcionam a GOL já teria sido punida por praticar preços extorsivos das passagens de Rio Branco à Cruzeiro do Sul, cobrando 1.500 reais por um bilhete ida e volta. Mas, como estamos no Brasil não esperem que a pressão da bancada federal acreana vá modificar algo. Quem liga para ela? Toda vez é isso, se reúnem, dão entrevistas, protestam, mas ao final o resultado é zero. Será mais um dos muitos jogos de cena dos políticos.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.