Menu

Tabaco de corda de agiota

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um dos novos prefeitos eleitos pela oposição começou de mal a pior a sua administração. Antes da campanha estava quebrado, o comércio falido, a casa onde morava empenhada com um agiota, enfim, caminhava para morar debaixo da ponte. Depois que ganhou, empresários da Capital que financiaram a sua campanha pagaram todas as suas contas (um valor muito alto), quitaram o agiota, bancaram o churrasco de comemoração da vitória, e agora andam dizendo que vão exigir em dobro do que investiram, sob pena de o denunciarem, de contar detalhes da tramóia, como foi financiado na campanha (o valor não constou da sua declaração de gastos ao TRE), inclusive, com os números dos cheques. 


Enfim, o moço está mais enrolado que tabaco de corda.
Sobre esse mesmo prefeito há outras histórias interessantes, uma delas é que pressionado entregou todo o faturamento da Secretaria de Obras um empresário do município, que também bancou a sua campanha, inclusive, vendeu bois para pagar os gastos, e quer tirar o valor duplicado do suposto capital original investido de 80 mil reais (quer agora 160 mil reais) nas obras a serem construídas. Os prefeitos do PT que perderam a eleição foram um desastre, umas tranqueiras, mas pelo andar da carruagem vão deixar saudades. Conto os milagres e depois vou dar o nome do santo.


Reforma administrativa
Quando assumiu o governador Tião Viana disse que nenhum secretário é dono do cargo e quem não cumprisse as metas estabelecidas poderia ser exonerado. Não é preciso muita observação para se dizer que alguns secretários capinam sentados e não produzem nada.


Hora é agora
Se é para tomar uma decisão tem mesmo que ser agora, pois, 2014 já é ano eleitoral.


Fora do PT
O ex-prefeito de Epitaciolândia, Zé Ronaldo (PSB), deverá disputar uma vaga de deputado estadual pela oposição, em 2014. PSDB-PSD-PP estão na sua mira. O Zé quer distância do PT.


Presente de grego
Falando no ex-prefeito Zé Ronaldo ele deixou um presente de grego para o prefeito André Hassem (PSDB): não pagou o INSS de novembro, dezembro e 13º dos servidores públicos.


Improbidade administrativa
O furo foi denunciado ao MP e TCE e pode render improbidade administrativa ao Zé.


Levando com jeito


Até os adversários da oposição estão tecendo elogios ao prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), pelo fato de estar buscando diálogo com os que não estiverem no seu palanque.


Desde neném
O deputado Gilberto Diniz (PTdoB), de adversário na campanha virou Mano desde neném.


Vai compor
A oposição aceitou participar da nova mesa diretora da Aleac em cargos menores e não terá um candidato próprio à presidente. Nem adiantava ter, a FPA tem votos sobrando.


Não vingou
O deputado Werles Rocha (PSDB) ainda tentou fazer um movimento para a oposição ficar com a primeira vice-presidência, mas de pronto foi rejeitado pela FPA, dona de maioria na Aleac.


Retorno do investimento
A cúpula do PT injetou forte financeiramente para eleger a professora Rose (PT) como vereadora bem votada. É esperar o início das sessões para ver se valeu  o investimento.


Todas as listas
O secretário da Juventude, Tiago Higino, aparece em todas as especulações sobre um dos que vai cair na reforma administrativa do governo. Ilmara Rodrigues surge no segundo lugar.


Só especulação
São apenas especulações que se ouvem nas rodas petistas, nada de oficial que possa sustentar esses comentários, mas como ninguém briga com a notícia publico o teor dos comentários.


Nem tentar
Quem pretender ir à Cruzeiro do Sul em carro pequeno é bom nem tentar, pois, segundo motoristas que vieram do trecho, há imensos atoleiros, só transpostos por carros traçados.


Continua negando
Em qualquer roda política o secretário de Pequenos Negócios, Reis, surge como provável candidato a deputado estadual em 2014, mas ele tem sido pródigo em negar a possibilidade.


Só com aval
Reis é um dos secretários mais próximos do Tião Viana e só seria candidato com autorização expressa dele. Ante de assumir o posto já trabalhava no gabinete do Tião no Senado.


Sonhando acordado
O candidato derrotado a prefeito da Capital, Tião Bocalon (PSDB), tem dito a amigos por telefone estar esperançoso que o STF casse Tião Viana e por conta disso assuma o governo.


Sem prova nova
O processo que tramita no STF é o mesmo que tramitou no TRE e deu ganho de causa ao Tião Viana e ao senador Jorge Viana (PT), cujas provas colhidas em gravações foram tidas ilegais.


Saia candidato
Como o referido processo não tem prova nova é improvável que dê em condenação, por isso, se o Tião Bocalon (PSDB) quiser ser governador, dispute e ganhe a eleição do próximo ano.


Fugir das facadas
Segundo influente figura do PP o deputado federal Gladson Cameli (PP) ainda não disse que será candidato a senador na eleição do próximo ano para fugir das facadas dos eleitores.


Tábua de pirulito
“Se o Gladson disser que será candidato agora chegará no próximo ano, mais furado que tábua de pirulito”, disparou o aliado pepista.


Copa petecão


O senador Sérgio Petecão (PSD) bolou a Copa Petecão, que deve reunir times amadores de todo o estado, uma estratégia para ele aparecer bem nas pesquisas ao governo em 2014.


Olho nas pesquisas
Petecão quer usar as pesquisas para convencer a oposição que será um candidato mais competitivo que o deputado federal Márcio Bittar (PSDB), outro pretendente à indicação.


Armazém do ferreira
Quem conhece bem as lideranças da oposição sabe que, na verdade a escolha do candidato ao governo vai ser definida não por pesquisas, mas entre um chope gelado sem colarinho e uma tábua de frios no Armazém do Ferreira, um dos bares mais famosos de Brasília, onde os principais líderes da oposição costumam se reunir para um papo um dia por semana.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.