Menu

Tônica do momento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Como não terá candidato a governador e senador o PMDB será o fiel da balança na definição dos nomes para disputar esses cargos em 2014. Há um consenso na sua cúpula que, se alguém deve abrir mão de disputar o governo é o senador Sérgio Petecão (PSD), por ainda ter quatro anos de mandato. Há lógica. A questão é que o Petecão está obcecado em ser governador.


Nada ecológica
Essa viagem que Sérgio Petecão faz a Serra do Moa com o deputado federal Gladson Cameli (PP) visa convencê-lo a formar a dobradinha: Petecão para governador e Gladson a senador.


Equação complicada
Só que se essa equação for aplicada o deputado federal Márcio Bittar (PSDB) ficaria de fora, o que ele já disse que não acontecerá: ou disputará o Governo ou o Senado no próximo ano.


Nau sem rumo
Em síntese não mudou nada da eleição municipal para essa pré-campanha a governador e senador, a oposição continua uma nau sem rumo, com comandantes dando ordens diferentes.


Principal obra
Na opinião de políticos do Juruá com os quais conversei ontem, falta à empresa do marketing do governo massificar a maior conquista do Tião Viana: o tráfego de inverno a verão na 364.


Comentários pertinentes
A crítica é pertinente. Essa foi talvez a maior conquista nos dois anos da gestão do Tião Viana. Acabou com o suplício dos moradores dos municípios do Juruá todo inverno ficarem ilhados.


Escolha acertada
O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, fez uma escolha acertada ao colocar Jairo Cassiano na sua equipe, pela sua experiência administrativa, é por ter bom trânsito político.


Importa mais
A patuscada de querer homenagear os irmãos Jorge e Tião Viana, adotado o sobrenome Viana pesa pouco no contexto, o que importa ao povo é que o prefeito Marcus faça uma boa gestão.


Muito mais
O Marcus precisará muito mais que a garra já demonstrada, mas de muita criatividade, pois, a crise econômica reduziu os recursos da PMRB, só que o povão quer solução e não desculpas.


Palavra de cardeal
Sobre as eleições para o governo, um cardeal da oposição me fez uma acurada observação:
– Não será fácil derrotar o Tião Viana. Mesmo onde o PT perdeu sempre liderou as pesquisas.


Descolou bem
É uma observação que em qualquer análise deve ser levada em conta. O fato de aparecer bem avaliado onde o PT perdeu, mostra que o Tião descolou a sua imagem do desgaste petista.


Estilos antagônicos
O ex-prefeito Raimundo Angelim era avesso às badalações na imprensa. O prefeito Marcus Alexandre tem estilo diferente, não pode ver um flash pipocar que pula na frente posando.


Marcus certo
Quem ocupa cargo majoritário não tem que bancar a pata, que coloca ovos, não anuncia, e ninguém toma conhecimento, mas ser como a galinha que, alardeia quando bota um ovo.


Bem aquinhoado
O ex-prefeito Angelim deverá ser chamado a ocupar um alto cargo no governo, sendo uma espécie de elo entre o governador Tião Viana e os mais diversos segmentos da sociedade.


Outro da área
Outro a ser nomeado para essa área é o Dudé Lima, que navega bem em todas as marés.


Mosca azul
O deputado Geraldo Pereira (PT), que mesmo novato já se destacou no parlamento, confessou a amigos que reviu sua posição de sair da política e deverá ser candidato à reeleição em 2014.


Atenção especial
O Vale do Acre terá atenção especial do PT, para tentar se recuperar politicamente, já que, perdeu em todos os municípios da área. Nepomuceno Carioca deve comandar a estratégia.


Não esperem
Por conta disso os prefeitos de oposição não esperem muito por parcerias com o governo.


Reconhecimento político
O ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes, foi eleito secretário geral do PMDB. Aldemir é defensor ferrenho da candidatura única da oposição ao governo e vai bater nessa tecla.


Voz discordante
Aldemir foi uma voz ativa discordante do lançamento de Fernando Melo (PMDB) à PMRB.


Nem tanto, mano!
O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, aparece numa foto de bermuda dentro de um bueiro. Mano, o bom prefeito não é o que banca o orelha seca, mas o que delega as ações.


Outra história
A um prefeito cabe comandar sua equipe, exigir soluções, mas não colocar a mão na massa.


A máxima do Bruzugu
Martins Bruzugu foi uma das figuras mais folclóricas das últimas décadas da política acreana. Quando chamado de cabo-eleitoral completava: –cabo-eleitoral é qualquer um, sou um cientista político. Bruzugu tinha uma explicação cômica por só apoiar candidato rico: “meu filho, candidato pobre é um desgraça,tenho que gastar do meu dinheiro e ele ainda perde”.. Esse era o Grande Martins Bruzugu!


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.