Menu

Pesquisar
Close this search box.

Os afetos do bom padre

O bom padre Mássimo diz no twitter já estar com saudade do prefeito Angelim. Um dia ainda vou perguntar ao bom pároco (só por curiosidade) porque os seus sentimentos de afeto só dizem respeito aos políticos do PT. Esse mesmo afeto que externou quando da candidatura de Marcus Alexandre. Quem não deve estar gostando dessa invasão de seara é o padre Asfury, que há bem pouco era o único porta-voz petista da Prelazia. Asfury, definitivamente, perdeu essa primazia.  


Cosme e Damião
O senador Sérgio Petecão (PSD) e o deputado federal Gladson Cameli (PP) formam a nova versão da dobradinha Cosme e Damião da oposição. No próximo dia 3, largam do porto de Cruzeiro do Sul visitando as comunidades ribeirinhas até à Serra do Moa. Para o Gladson é a largada da candidatura ao Senado e para o Petecão a largada para se sair bem nas pesquisas que apontarão qual o melhor nome, se ele ou o Márcio Bittar (PSDB) para disputar o governo em 2014.


Nada visionária
A tese dos advogados de defesa que o inquérito da Operação Delivery pode ser anulado, com base que o Juiz Romário Divino, da Vara da Infância e Juventude, não poderia autorizar as escutas, já que sua competência é apurar só crimes praticados por menores, não é visionária.


Julgados no STJ
Há julgados no STJ que amparam essa tese, que se aceita, tornará as escutas e depoimentos ilegais, e como conseqüência anulando todos os atos jurídicos até aqui praticados na Delivery.


Disputa ecumênica
O padre Asfury, que reinava absoluto nas campanhas e atos do PT, já não tem esse monopólio. O Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agustinho, onde tem um ato do PT que caiba uma oração, ele a faz.


Presença certa
Na posse do prefeito Marcus Alexandre, Agustinho será presença certa na hora da oração.



Medida prioritária
O governador Tião Viana deveria pensar uma estratégia de descentralizar a gestão da Saúde, está tudo no colo da secretária, Suely Melo, o que a torna sobrecarregada ao extremo.


Muitas reclamações
Uma alternativa seria colocar alguém com competência exclusiva para fazer a ponte com os hospitais do interior (chovem reclamações), deixando a secretária Suely Melo desafogada.


Dançou de tamanco
Pelo temperamento explosivo do prefeito do Bujari, Padeiro (PSB), ele deve estar remoendo de arrependimento por crer que seria candidato à reeleição (levou uma loba) com apoio do PT.


Com tranqüilidade
Se Padeiro tivesse ficado no PMDB, dificilmente, não teria sido reeleito a mais um mandato.


Nada impede
Não como vingar a pressão do PT para que o prefeito Vagner Sales (PMDB) não tome posse no dia 1º de janeiro para mais um mandato na prefeitura de Cruzeiro do Sul, a briga será longa.


Melhor escolha
O prefeito Marcus Alexandre não teria escolha melhor na base de apoio do que colocar o vereador Gabriel Forneck (PT) como seu líder na Câmara Municipal de Rio Branco.


Justificar o pirão
Forneck tem que justificar ter ficado com um bom naco dos cargos da Prefeitura, onde emplacou no primeiro escalão a mulher, irmão, e alguns membros do seu grupo político.


Leia-se senado
Quando o deputado federal Gladson Cameli (PP) diz que em 2014 disputará cargo majoritário leia-se candidato ao Senado, opção já feita, e tarefa mais fácil que a candidatura ao governo.


Via judicial
O prefeito diplomado de Porto Acre, Carlinhos da Saúde (PSDB), devido o abacaxi que virou aquela prefeitura, está certo ao decidir que só pagará as dívidas deixadas por decisão judicial.


Medida de precaução
Não se trata de calote, mas uma medida de precaução para saber o que é ou não legal.


Não aposte
Não aposte no fracasso do novo prefeito André Hassem (PSDB), amadureceu muito, se cercou de bons auxiliares, e se banir o empreguismo, tem tudo para fazer uma boa administração.


Quebrou paradigmas
A primeira dama Marluce Cândido quebrou o paradigma de toda primeira dama ser perua e viver de badalações. Preferiu a humildade de se dedicar ao social, bem longe dos holofotes. Recatada, ao seu modo, Marluce está dando uma bela contribuição ao governo do marido Tião Viana, com programas voltados aos mais humildes.


Marcou muito
Marcou muito positivamente na sua imagem a sua ação durante a última cheia do Rio Acre.


Erro de avaliação
O grande erro de políticos com mandato é menosprezar a imprensa. O ex-prefeito de Tarauacá, Wando Torquato, se gabava de não precisar da imprensa e acabou cassado.


Peso fundamental
A campanha da imprensa contra sua gestão, não se engane, empurrou a sua cassação. Só quando fazem um mal feito e o coro come se lembram que a imprensa existe.


Show de pieguice
A propaganda da PMRB “Rio Branco, aqui é meu lugar”, é um show de pieguice.


Prefeitura enxuta
Marcus Alexandre levará uma vantagem sobre muitos dos prefeitos eleitos, já poderá trabalhar a partir de 1º de janeiro, já que pegará a PMRB enxuta e com maquinários.


Chapa cobiçada
Uma das chapas mais cobiçadas para quem vai ser candidato a deputado estadual é a do PRP, por não ter nem um deputado, o que deixa a disputa entre os candidatos com muito equilíbrio.


 Nunca discutiu
O deputado Astério Moreira (PEN) diz que nunca conversou sobre isso ou foi convidado para ser o líder do governo, mas ressalta ser uma função que engrandece qualquer parlamentar.                                                            


Começou bem
O novo prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, começou bem ao buscar congregar apoios com os que foram seus adversários na última disputa municipal. Melhor ciscar para dentro que espalhar, diz o velho, mas sempre aplicável ditado.


Feliz 2013
O que falar nessa última coluna de 2012? Não muito, a não ser agradecer os acessos recordes  na internet e aos leitores do jornal GAZETA; e a Deus para que, continue dando saúde a todos. O resto a gente corre atrás. Aos que concordaram com os pontos de vista da coluna, obrigado. Aos que discordaram, obrigado. O contraditório é da democracia. Um Feliz 2013 a todos nós. 


Por Luis Carlos Moreira Jorge                                              


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.