Menu

Bancada do Amém

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

É natural uma composição para a mesa diretora no parlamento. Não há o que criticar o PSDB por integrar a mesa da Câmara Municipal da Capital. O importante é como seus vereadores irão atuar. Se na oposição, o certo, ou na bancada do amém e sim senhor ao prefeito Marcus.


Chamada na grande
A direção do PRP deu o tom para a vereadora Roselane (PRP) que, ao se eleger defendeu uma adesão ao PT. Foi avisada que foi eleita para ser oposição e que haverá punição aos infiéis.


Deixando claro
Para acabar a dúvida: o salário do vereador foi sim fixado em 12 mil reais por mês. Essa foi a decisão, como divulgou a coluna. Com os descontos é que ficará em 9 mil reais, e ponto final.


Contas de Taboada
E se o salário era 6 mil reais e passou para 12 mil reais houve um aumento de 100%, certo?


É preciso estar ajustado
É preciso um governo estar muito bem ajustado em suas finanças para não quebrar com a queda de um repasse de 300 milhões de reais, como aconteceu com o governo acreano.


E ainda com investimentos
É ainda com todo o baque manter os investimentos e não atrasar os salários, como fez o governador Tião Viana.


Fator de equilíbrio
Pouco se fala no seu trabalho, mas, convenhamos, isso não aconteceria se à frente da Secretaria de Fazenda não estivesse um gestor equilibrado como o secretário Mâncio Lima.


Nova composição
As coisas caminham para uma nova composição na mesa diretora da Aleac, com o aval da Casa Rosada: Moisés Diniz (PCdoB) de vice-presidente e Edvaldo Sousa (PSDC) segundo secretário.


Já não esconde
E fechada essa possibilidade, os assessores mais próximos do governador Tião Viana já não escondem a clara preferência pelo deputado Astério Moreira (PEN) de líder do governo.


Livre trânsito
Pesou muito a seu favor por essa preferência, Astério ter um livre trânsito na oposição, entre os secretários e com o próprio governador Tião Viana, a exemplo do atual líder Moisés Diniz.


Não é por pressão
E se o Moisés Diniz deixar a liderança do governo não é por falha na função, mas é que ser líder do governo por mais de dois anos causa um desgaste e uma tensão grande no ocupante.


Sem disputa
Élson Santiago (PEN) presidente, Moisés Diniz (PCdoB) de vice, Ney Amorim (PT) primeiro secretário e Edvaldo Sousa (PSDC) na segunda secretaria seria um quadro sem fissuras.


“É o ideal”
Fui checar ontem essa possibilidade com uma boa fonte governista e a resposta foi curta, mas pragmática: “é o ideal para acabar com as disputas na base do governo”. E mais não disse.


Volta ao governo
O deputado Luiz Tchê (PDT) não seria problema, sua mulher está de volta a um bom cargo no governo, e, inclusive, já teria dito ao governador Tião Viana que não seria entrave à unidade.


Decisão jurídica
O presidente do STF, Joaquim Barbosa, agiu juridicamente ao negar prisão imediata dos condenados no Mensalão antes do fim dos recursos, por estarmos num Estado de Direito.


Personalidade do ano
E até porque um mês a mais ou um mês a menos todos os réus acusados serão presos, isso está decidido. Por isso, para mim, Joaquim Barbosa é a personalidade do ano no Brasil.


Duro e certo
O prefeito em exercício de Sena, Jairo Cassiano, foi duro e certo ao optar em não fazer alguns pagamentos a terceiros e priorizar pagar o mês é o décimo terceiro dos servidores municipais.


Um lutador
Em política não se deve desistir quando se quer atingir um ideal. Foi o caso do prefeito eleito de Epitaciolândia, André Hassem (PSDB), que após várias eleições conseguiu enfim se eleger.


Acredito em sucesso
Advogado, André Hassem amadureceu muito politicamente, acredito no seu sucesso.


Políticos e políticos
Nada se pode generalizar. Há políticos safados. Existem poucos sérios, mas existem. Um exemplo: a ex-governadora Iolanda Lima, que entrou limpa e saiu limpa do seu governo.


Outro exemplo?
Querem outro exemplo? Professor José Rêgo, que ocupou os mais relevantes cargos em vários governos, nunca perdeu a humildade, e de todos saiu sem uma mácula na sua carreira.


Exemplos aos novos
São dois exemplos nos quais deveriam se mirar os políticos novos que a partir de janeiro ocuparão cargos de prefeitos. Os cargos extasiam, mas, lembrem-se: são cruéis e passageiros.


 Feliz natal
Aos leitores do blog, vão os nossos votos de Feliz Natal com a família, sucesso e um abraço do Crica.


Belas mensagens
Ao Alisson Ferreira, de Plácido de Castro, obrigado pelas belas mensagens no celular.


Meros rapapés
Como venho dizendo ao longo de vários post: ninguém se entusiasme com a hipótese de um racha na base do governo por causa de cargos na nova mesa diretora. Na eleição de 5 de fevereiro chegará uma chapa pronta com a benção do governador Tião Viana, e tudo ficará com antes no quartel  de Abrantes. Entre mortos e feridos escaparão todos. Isso eu garanto.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.