Menu

Foi uma repetição

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após a eleição comentei aqui que o PT virou um “rejeitado” no Vale do Acre, com duas fragorosas derrotas, governo e prefeituras. Na plenária do PT, sábado, o senador Jorge Viana deu o repeteco, no mesmo tom: “fomos varridos”. Foi uma fala para os petistas caírem na real.


Cresceu muito
Não há como mascarar a realidade como querem alguns petistas, a oposição cresceu muito, um exemplo é o Vale do Acre, onde o PT sempre ganhou de barbada as eleições da oposição.


Derrota da empáfia
 A prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, é um bom exemplo. Foi honesta, mas como política um desastre. Não recebia ninguém, arrogante, comportamento que refletiu na vitória da oposição.


Ruins mesmo
Na verdade esses prefeitos eram ruins. Outro exemplo: o Tião Viana asfaltou todas as ruas de Assis Brasil, construiu açudes, deu títulos de terras, e ainda assim a oposição elegeu o prefeito.


Vender bodó
Com tudo isso, e a prefeita Eliane Gadelha (PT), ainda perde? Tem de virar vendedora de bodó.


Ações não faltaram
Acompanhei um pouco as ações do governador Tião Viana. Rara era a semana que não visitava os municípios do Vale do Acre atendendo pleitos. Só que os prefeitos do PT eram tranqueiras.


Aviso aos navegantes
Da fala do Jorge Viana na plenária do PT pode-se deduzir que os prefeitos da oposição não esperem benesses do governo petista, ele pregou uma fiscalização forte contra os eleitos.


Outro fator
Faltou uma análise dos petistas. Os grupos do PT em cargos de confiança, no comando do partido no interior, são os mesmos há mais de 10 anos, e isso virou um clichê negativo.


Não rende
Quem está há mais de 10 anos no bem bom, vai se preocupar em fazer política? E ademais, a população desses municípios, onde todos conhecem todos, já cansou das mesmas caras.


Pinta de candidato
Não será fácil evitar o senador Petecão (PSD) de disputar o governo. Usa argumentos de que pela primeira vez terá Fundo Partidário, estrutura, base em todo Estado, e quer ser candidato.


Panorama claro
Isso deixa um panorama bastante claro para 2014 na oposição: será muito difícil o deputado federal Márcio Bittar (PSDB) tirar o Petecão do caminho e ser candidato único ao governo.


Tirando o sono
Os deputados Edvaldo Sousa (PSDC) e Eber Machado (PSDC) estão preocupados com razão: será difícil o PSDC formar uma chapa própria para a Aleac com os dois no mesmo espaço.


Seleção natural
Quem quer ser candidato a deputado vai procurar uma chapa mais fraca para se eleger.


Primeiro de uma série
Já cassado em primeira instância, o prefeito eleito de Sena, Mano Rufino (PR), é o primeiro de uma série de prefeitos a ser julgado no TRE por crime eleitoral, será nessa terça-feira. Cabe uma pergunta: os votos dos presentes no aludido churrasco político que participou, modificariam o resultado da eleição? Esse é um ângulo que merece ser analisado no julgamento de hoje. Mas, se for cassado a oposição não comemore, se houver nova eleição o candidato que o Nilson Areal lançar ganha a Prefeitura de novo. Não duvido nem um pouco.


Só deu cumpanherada!
A calculadora registrou: 85% do secretariado e assessores de escalões abaixo são da cumpanherada (sic)  do PT. E tudo caras antigas, no muito remanejadas. Nesse ponto Marcus Alexandre não inovou em nada na equipe. Melhor seria não ter alentado ilusões nos aliados. Se bem que o PT, PCdoB e PSB sempre ficaram com o filé, e os pequenos partidos, quando muito pegam nacos de pescoço. Ele apenas seguiu o scripit petista. Na política, quando não se cumpra o que se promete, mais na frente o povo cobra. Ontem, o que se ouviam eram lamentações e arrependimentos. E todos querendo assar o Marcus em fogo alto, tipo peru de Natal.


Um pedido
Mesmo sendo o responsável pela vitória, o governador Tião Viana só pediu pela nomeação de um nome, o de Alexandrina Silva para secretária de Saúde, no que ele foi atendido de pronto. No restante, optou por não dar um pitaco.


Choro e ranger
Ontem, o telefone tocou várias vezes, dirigentes de partidos aliados protestando contra a hegemonia petista. E todos só não chamando o presidente do diretório municipal do PT, André Kamai, de santo. O resto da adjetivação é impublicável. Atribuem a ele a montagem do secretariado. Por educação escutei, mas sugiro reclamar ao prefeito Marcus Alexandre. Se é que isso possa resolver alguma coisa, no que não creio.


Todo prosa
Quem está todo prosa é o vereador Gabriel Forneck (PT). E há motivo para muita comemoração. Colocou no primeiro escalão o irmão, a mulher e mais dois nomes do seu grupo, uma boa base para disputar a Aleac em 2014. Pouco pirão, meu bocado primeiro.


Nome em preparação
A família Machado trabalha o nome do empresário Tiago Machado para ser candidato a deputado federal em 2014, só faltando definir por qual grupo político disputará a vaga.


Isso não é oposição
O deputado Rocha (PSDB) tem todo o direito de ser oposição dura ao governo. Mas não tem o direito de acusar o governador Tião Viana de corrupção sem ter nenhuma prova ou indício.


 


Perde a credibilidade
Quando se crítica com documentos, testemunhas, indícios é o papel da oposição. Mas quando se faz uma mera ilação de haver Mensalão no governo sem prova vira uma irresponsabilidade.


Desdobramentos sérios
Podem esperar desdobramentos se o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, for cassado.  Ele já tem documentos bombas, até de surubas de  autoridades na Operação Delivery.


Pronta para o embate
A deputada Antonia Sales (PMDB) por sua vez diz também estar se guardando para falar na Aleac, não importando quem  vai atingir, ele está revoltada é em clima de guerra.


Cabo Chicão
O Chicão Brígido foi tido como revelação política. Vereador e deputado federal com expressivas votações. Se achou o rei da cocada preta e, daí só perdeu.
Acabou como assessor do assessor na nova equipe da PMRB.
É como se fosse cabo no exército: não faz por não ser soldado e não manda por não ser sargento.
Virou o Cabo Chicão!
A política, assim como sobe, desce.         


Por Luis Carlos Moreira Jorge               


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.