Menu

Os melhores do ano

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Goste-se ou não
Goste-se ou não do governador Tião Viana não há como deixar de se reconhecer que foi o destaque político de 2012. Conseguiu eleger Marcus Alexandre (PT), virgem em política, desajeitado que só, ele não se elegeria presidente de associação de morador. E com o agravante do PT em baixa e ter perdido a eleição na Capital. Superou tudo e o fez prefeito.


Outro tento
Outro tento marcado pelo governador Tião Viana foi após décadas de espera da população do Juruá ter conseguido dar trafegabilidade na BR-364 para Cruzeiro do Sul de inverno a verão.


 Bancada federal
Na bancada federal, entre os deputados da FPA, Perpétua Almeida (PCdoB) foi a mais produtiva. Sempre presente nas grandes discussões, ativa,  foi disparada a melhor da FPA.


Pela oposição
Na oposição um nome se destacou na bancada federal, Gladson Cameli (PP), o campeão na liberação de emendas, recursos sem as quais as prefeituras não fariam nenhum investimento.



Outro nome da bancada
Outro deputado federal atuante foi Márcio Bittar (PSDB), notadamente, por ser o primeiro a defender com veemência a divisão dos royalties do petróleo entre os Estados não produtores.


Governo do Estado
É elogiada por todos que a procuraram, conduziu bem a agenda política e os projetos do governo, e por isso, a Chefe de Gabinete, Márcia Regina, foi destaque entre as secretárias.


Visibilidade nos grotões
Entre os secretários destaco o Reis, dos Pequenos Negócios, por ter dado visibilidade ao governo nos grotões urbanos, ramais, e condições às famílias pobres de ter uma nova renda.


Outro destaque
Outro secretário a se destacar foi Edvaldo Magalhães, que começou do zero a executar o mais ambicioso projeto econômico do governo, a Estação de Piscicultura, que funcionará em 2013.


Câmara Municipal
Tirou a Câmara Municipal de Rio Branco do vermelho e conseguiu, enfim, alocar recursos para a construção de uma nova sede. Juracy Nogueira (PP) foi o destaque entre os vereadores.


Vale do Juruá
No Juruá é quem tem voto. O prefeito Vagner Sales (PMDB) foi o destaque político da região em 2014. Reelegeu-se derrotando os milhões do Henrique Afonso e a máquina do governo.


Vale do acre
Outro que se reelegeu enfrentando a poderosa estrutura do governo foi James Gomes (PSDB), de Senador Guiomard, um dos poucos a se salvar da safra mais medíocre de prefeitos já vista.


Troféu loba
Quem ganhou o Troféu Loba foi o prefeito do Bujari, Padeiro (PSDB), saiu da oposição com a promessa de ser o candidato único da FPA, levou uma loba do PT, e perdeu a eleição.


Registro positivo
O presidente da Aleac, Deputado Élson Santiago (PEN) merece um registro positivo por ter feito uma administração sem escândalos (difícil na Aleac) e deixou o debate político correr livre.


Nova configuração
Também há de se destacar o surgimento de uma nova força política no contexto estadual, o PEN, com uma bancada de sete deputados, viabilizado pelo deputado Astério Moreira (PEN).


Fim da rotina na Aleac
O PEN conseguiu quebrar a rotina do PT e PCdoB terem sido por várias legislaturas os referenciais para a solução de todas as questões políticas. O PEN é o novo divisor de águas.


Dois destaques
Pela oposição, na Aleac,  o deputado Werles Rocha (PSDB), formou com a deputada Antonia Sales (PMDB) o coro mais firme na crítica ao governo,sendo os oposicionistas mais atuantes.


Contestado e bom de voto
O mais contestado de todos os prefeitos atuais foi o de Sena, Nilson Areal, mas quando se trata de estratégia política é um craque, mais uma vez fez barba, cabelo e bigode da oposição.


Esforço em vão
Mas todo seu esforço pode ser em vão. O prefeito eleito Mano Rufino (PR) foi cassado pela justiça de Sena e será julgado na próxima terça-feira  TRE-AC, pode não assumir o mandato..


Merece destaque
Poderia deixar a PMRB com uma maior visibilidade. Divulgar pouco as suas muitas realizações foi o grande erro do bom prefeito Angelim, mas foi impecável no trato com a coisa pública.


Melhor secretário
Fez um bom combate à dengue, baixou os números de casos, deu uma melhorada no atendimento nas unidades de saúde, Osvaldo Leal, foi o melhor secretário da PMRB.


Troféu decepção
Não tinha quem não apostasse que ganharia a PMRB antes de entrar em campo na campanha. Entrou em campo e se acabou. Tião Bocalon (PSDB) leva o Troféu Decepção da última eleição.


A contestação é livre
Os comentários acima saíram de conversas com os jornalistas, com representantes de outros segmentos, mas não significa verdade absoluta, é uma visão que poderá sim ser contestada.


Advertência aos novos
A eleição na Capital serviu de advertência aos novos vereadores. Dos atuais poucos voltaram ao mandato. O novo prevaleceu nas urnas. Espera-se não seja um novo com velhas práticas.     


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.