Menu

Bola ou Burica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Luiz Tchê (PDT) revelou ao blog que aguarda só o desfecho das conversas sobre a mesa diretora da Aleac para se pronunciar. Tchê promete que se for levado a cabo a manobra para lhe tirar a segunda secretaria, quebrará a unidade e disputará a presidência da Casa.


Indagação do Tchê
E indaga: qual o argumento que vão usar para me tirar do cargo? Sou atuante, participo da vida administrativa da Aleac, querem colocar deputado que não fala, vou para o confronto, diz.


Rebelde do PEN
O deputado Walter Prado (PEN) trabalhava ontem a idéia, com boa aceitação entre os colegas, de que o PEN só tenha um cargo na mesa diretora da Aleac, o presidente Élson Santiago (PEN).


Mais democracia
Prado defende mais democracia na mesa diretora, com a participação de todos os partidos.


Xeque-mate
Deputados de vários partidos almoçaram ontem para discutir a eleição da Aleac, e o mote foi: nem Helder Paiva (PEN) e nem Jamil Asfury (PEN) para vice-presidência, por serem do PEN.


Tomando corpo
Conversei ontem com dez deputados sobre a eleição da Aleac: os dez contra que o PEN tenha mais de um membro na mesa diretora. E todos votam em Élson Santiago (PEN) a presidente.


Impressionante!
E entre esses deputados, da FPA e oposição, o fato impressionante foi a aversão à intenção do deputado Jamil Asfury (PEN) em ser vice-presidente da Aleac, o que considera uma gulodice.


Situação clara
Conheço os bastidores da Aleac como poucos. E o que sinto nas conversas é uma rejeição ao Jamil. Na FPA por inveja, ciúme político, e na oposição, de raiva por ele ter virado governo.


Opinião isenta
Uma opinião isenta sobre tudo isso é que o Jamil Asfury está indo cedo demais ao pote, é um recém chegado à FPA. No popular é como o passageiro que chega atrasado e quer a janela.


Hiena risonha
Tem hiena verde no Juruá rindo com a hipótese da saída do prefeito Vagner Sales, mas vai babar e rosnar: numa nova eleição será derrotada, com uma margem bem maior de votos.


Eleição marcada
Não vingou a idéia de antecipar a eleição para este mês, com isso ficou marcada para o dia 5 de Fevereiro, em plena semana do carnaval, o que implicará em convocação extraordinária.


Falta de cortesia
Márcia Bittar, esposa do deputado federal Márcio Bittar (PSDB), que foi representá-lo na diplomação do prefeito Jonas da Farmácia, foi ignorada, não foi chamada a compor a mesa.


Uma pergunta
Já que falamos em Jonas da Farmácia (DEM), como anda o processo em que é acusado pelo MP do seqüestro e tortura de um menor, que há muito tempo está correndo na justiça?.


Fogo my amigo
O PT vai se reunir para apagar as labaredas. O deputado federal Taumaturgo Filho (PT) estaria trabalhando para detonar o deputado Ney Amorim (PT) da primeira secretaria da Aleac.


Pereira, o preferido
Segundo uma fonte petista revelou ontem à coluna, o deputado federal Taumaturgo defende que haja rodízio na primeira secretaria da Aleac e o escolhido seja o deputado Pereira (PT).


Grupo político
Taumaturgo Filho forma um grupo político no PT com os deputados Geraldo Pereira e Jonas Lima, este seu primo. Na reunião do PT será dito que Ney Amnorim será mantido no cargo.


Questão jurídica
É natural e aceitável que os deputados protestem contra a retirada de dezenas de famílias de uma área rural no Panorama, mas isso não resolve nada, a questão é especificamente jurídica.


Muito mais
A presença dos deputados no despejo marcado para hoje é meramente um apoio formal. Ajudariam muito mais se contratassem um bom advogado para recorrer contra o despejo.


Lista dos melhores
Amanhã, estaremos publicando uma lista dos que consideramos os  destaques na Câmara Municipal de Rio Branco, Aleac, Governo e bancada federal, fruto de opiniões colhidas.


Provas frágeis
Quem viu o processo que pede a cassação do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes (PSDB), revelou à coluna que as provas são frágeis e não devem prosperar no TRE-AC.


Chega ser óbvio
Duas das testemunhas, que só apareceram depois da eleição, são empregadas em uma fazenda de um dos coordenadores da campanha do candidato derrotado André Maia (PT).


Sem consenso
A eleição para a nova mesa diretora da Aleac caminhava para um consenso e antecipação da votação, mas esbarrou com vários candidatos brigando pela vice-presidência e primeira secretaria. E com um clima de fogo alto. Com isso a eleição será realizada em Fevereiro. De consenso só Élson Santiago (PEN) presidente e Ney Amorim (PT) primeiro secretário.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.