Menu

Pense numa esculhambação!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A vereadora Roselane (PRP) tentou várias vezes se eleger pela FPA e perdeu todas. Só se elegeu agora pela oposição. E sabem qual o seu primeiro projeto? Defender a volta do PRP para a FPA. É essa oposição que quer ganhar o governo em 2014, com políticos desse quilate?


Essa oposição?
É essa oposição que o senador Sérgio Petecão (PSD) acha que estará unida em 2014?


A não ser que…
Isso prova, por outro lado, que o presidente do PRP, Julinho, com discursos duros de oposição, não tem o comando do partido. A não ser que usou a Roselane para mandar um recado à FPA.


Filho pródigo
Do que eu já não consigo duvidar muito. Seria a volta do filho pródigo?


Bom descanso, amigo!
Foi um bom advogado, polêmico. Um grande amigo. Refinado nas artes da gastronomia e bem receber, piadista, boa praça, esse era o Ruy Duarte na intimidade do lar. Bom descanso, Ruy!.


Estóico na doença
Nem a doença avançada o fez perder o bom humor. Com a perna amputada, usava prótese. Quando ele chegava ia logo se anunciado: “Ruy Duarte, mas pode me chamar de Ruy Perneta”.


Espera desgastante
Se os deputados quiserem mesmo antecipar para este mês a eleição para a mesa diretora da Aleac terão até quinta-feira, último dia de sessão, para fazê-lo. A espera só vai gerar desgaste.


Formalismo burocrático
É um formalismo burocrático a eleição em Fevereiro, a mudança não seria nenhum ato atentatório à moral, aos bons costumes, ou quebraria os preceitos jurídicos do mundo.


Decidir primeiro
O senador Sérgio Petecão (PSD) mudou de opinião e passou a defender uma candidatura única ao governo em 2014. Tem que decidir primeiro com Márcio Bittar (PSDB), candidato como ele.


Briga feia
Passou ao campo do confronto a disputa da vice-presidência da Aleac. A oposição diz que quebra a harmonia na eleição da mesa diretora se o vice for o deputado Jamil Asfury (PEN).


Questão fechada
O deputado Helder Paiva (PEN) considera questão fechada em não abrir mão da disputa para o deputado Jamil Asfury (PEN) e se articula contra nos bastidores. Helder quer continuar na vice.


Articulações de bastidores
Por conta do impasse deputados trocavam ontem telefonemas para que o deputado Lira Moraes (PEN) seja lançado como opção para acabar a disputa. Mas, Lira não tem se movido.


Não se breca obras
É uma coisa raivosa votar contra os pedidos de empréstimos que chegam à Aleac enviados pelo governador Tião Viana, em tese, é o mesmo que ser contra a construção de obras.


Acirrar os ânimos
Caso a eleição da Aleac não aconteça este mês o clima vai se acirrar sem necessidade.


Como Jack
Como Jack, o Estripador, vamos por partes nesse recurso contra o prefeito Wagner Sales (PMDB). Ele apresentou todas as certidões negativas exigidas e as teve acatadas pelo TRE.


Sem contestação
E durante a sua campanha do tostão contra os milhões do deputado federal Henrique Afonso (PV), não houve uma ação contestando a sua situação jurídica, mas só depois que ele ganhou.


Boa fé
Assim ninguém pode dizer que o Vagner Sales não disputou a eleição de boa fé. Se a candidatura estivesse viciada, na correição o próprio TRE-AC lhe teria negado o registro.


Não é pacífica
A cassação do seu diploma não é caso pacífico, é matéria atípica, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral deveriam atentar para o instituto da Preclusão, que poderia bem ser aplicado ao caso.


E os outros?
Essa condenação do Vagner foi por fatos acontecidos na Aleac na gestão do presidente Sérgio Petecão (PSD). Todos os deputados da época praticaram os mesmos atos, eles vão sair ilesos?


Uso de passagens
Todos os deputados usaram as cotas de passagens seguindo normas tradicionais na Casa, mas as quais foram consideradas irregulares pela justiça, com base em denúncia do servidor aposentado da Aleac, Zezé Gouveia, que na época travava uma briga particular com o então presidente Sérgio Petecão (PSD). Esse foi o teor de sua condenação.


Eleição limpa
O certo é que o Vagner ganhou uma eleição limpa e com as certidões negativas exigidas.


Mesma situação
O vice prefeito eleito de Capixaba, Rômulo Barros (PT), e o vice prefeito eleito de Plácido de Castro, Edvaldo Costa (PT) disputaram a eleição na mesma situação jurídica, como é que fica?. Os dois foram condenados pelo TCE e pela lógica não poderiam disputar a eleição por causa da “Ficha Suja”. Mas, disputaram e o caso foi denunciado e está na justiça eleitoral


Condenados pelo TCE
Ambos com condenação pelo TCE, com tudo provado. Os prefeitos de suas chapas, Roney Firmino (PSB) e o de Capixaba, Vareda (PCdoB), também não serão cassados, a chapa é única? Pela lógica jurídica que houve contaminação da chapa por ato jurídico ilegal, também deveriam perder os mandatos.


Que mal pergunte
Ia esquecendo: que mal pergunte à magistrada de Tarauacá, quando sairá a sentença sobre o pedido de cassação do prefeito Rodrigo Damasceno (PT), com farto material probatório?


E o caso de sena?
Ia me esquecendo também: quando será julgado o recurso contra a cassação do prefeito eleito de Sena Madureira, Mano Rufino? A sua cassação em primeira instância já aconteceu há muito tempo.


Seria o velho
Numa hipótese de uma nova eleição em Cruzeiro do Sul o preferido dos cardeais do PT para candidato a prefeito é o professor Marcelo Siqueira (PT), Henrique Afonso representa o “velho”, e foi acusado por petistas por ter sido o responsável pela derrota no município.


Pau que dá em Chico
Querem cassar o prefeito Vagner Sales, né! Pau que dá em Chico dá em Francisco. O vice-prefeito eleito de Plácido de Castro, Edvaldo Costa (PT), e o vice do prefeito eleito de Capixaba, Rômulo Barros (PT) foram condenados pelo TCE, como tal “Fichas Sujas”, não poderiam ter certidão negativa para disputar a eleição e disputaram. Suas chapas também serão cassadas?


Por Luis Carlos Moreira Jorge


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.