Menu

Pesquisar
Close this search box.

Herança sucateada

O alerta do senador Jorge Viana (PT) aos prefeitos acreanos para que sejam comedidos nos gastos não é jogo de cena. A maioria das prefeituras está falida. E sucateadas. Esse é o quadro que espera os prefeitos eleitos. Culpa da crise econômica e da mediocridade dos prefeitos.


Casos raros


Há casos de prefeitos do interior que administraram nesse tempo de crise e saíram de bem com a população, como o prefeito reeleito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB).


Não apostem


E os novos prefeitos não esperem o Tião Viana cobrir com ajuda os rombos. Até porque administra na base do centavo por centavo. O Acre perdeu cerca de 100 milhões do FPE.


Mão na roda


Mesmo porque o bom administrador se conhece em tempo de vacas magras, administrar com o cofre cheio é uma mão na roda. E prefeito eleito não venha com desculpas se fracassar.


Nada edificantes


Estou com a caixa de e-mails cheia de denúncias contra alguns prefeitos eleitos. Elas vão desde a escolha para seus secretários de figuras envolvidas em escândalos á montagem de firmas.


Aviso aos navegantes


A se confirmarem as denúncias que recebi via e-mail, o eleitor dos municípios em questão colocou raposa para tomar conta de galinheiro. E se comprovadas, com certeza vou divulgar.


Vale da confusão


Pelo andar da carruagem tem prefeitura do Vale do Acre que vai virar manchete negativa.


Destaques na mídia


Da bancada federal, Perpétua (PCdoB), Márcio Bittar (PSDB) e Gladson Cameli (PP) foram os de maior visibilidade na mídia esse ano. Pesou a favor sempre criarem fatos que geraram notícias. 


Burrice congênita


Contratar bons assessores de imprensa é essencial para a divulgação de um mandato, mas a maioria dos deputados acreanos não atentou que, a figura do político amador está sumindo.


Polêmica de volta


O presidente do STF, Joaquim Barbosa, colocou em pauta para votação a ação proposta pela OAB que pede o fim da pensão de ex-governadores, e pelo clima na Casa, a pensão acabará.


Rondônia em pauta


O primeiro julgamento é o das pensões de ex-governadores pagas em Rondônia. A decisão que for tomada pelo STF servirá de jurisprudência para o caso do Acre e de outros Estados.


Desgaste evitado


Foi brecado nas comissões da Aleac um projeto que causaria polêmica e desgastes para o Poder: a aposentadoria para deputados e ex-deputados, bancada em parte pelo Legislativo.


Foi decisiva


A intervenção do deputado Astério Moreira (PEN), da Comissão de Finanças, foi fundamental para que o projeto, chancelado pelo deputado Chico Viga (PSD), não chegasse ao plenário.


Padrinhos inconformados


Os deputados Chagas Romão (PMDB) e Chico Viga (PSD), principais defensores da causa, saíram da reunião inconformados pela derrubada da proposta já nas comissões da Casa.


Ação incisiva


Outro que foi incisivo para o projeto não seguir em frente foi o deputado Geraldo Pereira (PT).


 Aposta em Brasiléia


Nessa semana estive em Brasiléia e assisti a uma aposta inusitada numa roda de lanchonete: “quanto tempo o ex-prefeito Aldemir Lopes e o prefeito Everaldo levariam para brigar”.


Pouco otimismo


O que deu o prazo maior para que a briga venha ocorrer deu 3 meses cravados e nem um dia.


Missão difícil


Não será fácil o Everaldo governar Brasiléia. Se a prefeita Leila Galvão entregará as contas saneadas, por outro lado, passará uma cidade mal cuidada, completamente esburacada.


Briga de buracos


Dei uma volta de carro por Brasiléia e pude ver que, a cidade lembra crateras lunares, é buraco brigando com buraco por espaços nas vias urbanas, um belo pepino para o próximo prefeito.


Ficou explicada


Pelo que vi na cidade parece até que não tinha prefeito e ficou explicada a derrota do PT.


Espatifado feio


Outro espatifado feio quem vai receber é o prefeito eleito de Assis Brasil, Dr. Betinho: a prefeita Eliane Gadelha vai lhe entregar uma prefeitura desorganizada e inadimplente.


Não é desculpa


Também não será desculpa se não arrumar a Casa ao longo do mandato.


 


Cidade mais bonita


Rio Branco ficou mais bonita com a ornamentação de Natal, dando um ar de alegria e de festa.


Relações amistosas


As relações entre os candidatos à presidência da Aleac, deputados Moisés Diniz (PCdoB) e Élson Santiago (PEN), são bem amistosas e ambos podem acabar chegando num consenso.


Depoimentos in loco


O Promotor Rodrigo Curti tem deslocado toda uma estrutura para colher depoimentos diretamente no Caladinho na ação de abuso do poder econômico contra Marcus Alexandre.


Golpe fatal


Se aprovado o projeto em rápida tramitação que proíbe o Ministério Público de exercer o papel investigatório, o crime organizado pode comemorar, pois, a polícia é mais vulnerável que o MP a pressões, por estar ligada ao Executivo. O projeto cheira a uma retaliação dos políticos.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.