Conecte-se agora

Por que apenas os pobres são presos e permanecem presos?, questiona delegada Wânia Lilian

Publicado

em

A soltura dos pecuaristas Assuero Veronez e Adálio Cordeiro, presos na Operação Delivery, sob acusação de participar de uma rede de exploração sexual de menores, gerou uma série de protestos.

Depois da conselheira do TCE, Naluh Gouveia lamentar o episódio e disparar duras críticas ao Judiciário, e até contra o governador Sebastião Viana (PT), nesta quinta-feira (8), a delegada da Wânia Lilia Viana também comentou o assunto em sua página no Facebook. “Às vezes fico a pensar o que seria prova suficiente de autoria de um crime”.

Wânia Lilia, que por muitos anos atuou na Delegacia da Mulher, faz uma série de questionamentos, entre eles “por que apenas os pobres são presos e permanecem presos?”. No post, a delegada compara o caso atual a um que ela investigou em 1996, quando o jornalista Mário Emílio Malachias foi preso, após ser flagrado no motel com três menores e material erótico.

“Eu e a delegada Maria Eliana fomos em busca de cada menina das fotos (em muitas fotos aparecia o investigado e a menor). Maioria crianças, sem seios ainda… nuas… fomos de casa em casa. Era mãe desmaiando quando soube o que aconteceu (tínhamos o maior cuidado em dar a notícia). A grande maioria das mães imaginava que a filha estava na sala de aula (acontecia nesse horário)”, conta.

Certeza da impunidade

Wânia Lilia cita o caso do jornalista pedófilo como um exemplo de que muitos dos que são denunciados por crimes sexuais contra menores tem certeza da impunidade. “Quando Mário Emilio estava preso na Delegacia onde eu trabalhava, ali do lado do IMAC, que chamavam DELEGACIA DO MENOR, logo amigos dele chegaram, todos querendo visitá-lo. E diziam para ele não se preocupar que logo sairia dali. Nem Mário nem os amigos acreditavam, imaginavam que o conduzido (Mário) iria mesmo ao Presídio”.

A delegada diz ainda que durante toda essa semana ouviu muitos questionamentos sobre a decisão que deu liberdade aos pecuaristas. “Uma das explicações, a que costumo utilizar, no meu pensar é: quem tem dinheiro, influência, pode pagar uma banca de bons advogados para cuidar exclusivamente do caso ora apresentado”.

Ainda nas redes sociais, a autoridade policial lembra que essa realidade é bem diferente do que acontece na Defensoria Pública, onde a demanda é infinitamente maior do que o número de defensores para atender que não tem condições financeiras. “Essa é uma das explicações, repito, as demais deixo a critério de cada um pensar”. Esta é uma das explicações, repito, as demais deixo a critério de cada um pensar. Por outro lado, na Defensoria Pública estão profissionais competentes, que podem realizar excelente trabalho de defesa também, mas que tem muitooos casos para CUIDAR… Assim, fica prejudicada, de certa forma, a exclusividade, a dedicação que gostariam de ter no caso que lhes é apresentado. Esta é uma das explicações, repito, as demais deixo a critério de cada um pensar, analisar.

 

 

Anúncios

Acre

Servidores públicos estaduais recebem nesta sexta-feira (30)

Publicado

em

O Governo do Acre irá investir mais de R$ 266 milhões no pagamento de salário dos servidores públicos da administração direta e indireta estadual, referente ao mês de outubro. Os valores estarão disponíveis na conta dos servidores na sexta-feira, 30, de acordo com o calendário de pagamento.

Atualmente, a folha de pagamento do pessoal do Estado do Acre possui 49.561 servidores, dos quais aproximadamente 32 mil são ativos, distribuídos entre os órgãos e entidades que compõem a estrutura administrativa, enquanto cerca de 13.500 mil são inativos, além dos quase quatro mil pensionistas.

O secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão, destaca que o processo de auditoria da folha de pagamento é uma das ações mais importantes dentro do processo de controle dos gastos públicos.

Os servidores podem acessar a versão digital do contracheque por meio do site www.contracheque.ac.gov.br, ou pelo aplicativo disponível gratuitamente para sistema operacional Android. Nesses canais, os servidores podem obter, ainda, informações sobre calendário de pagamento e cédula C, entre outros.

Continuar lendo

Acre

116 mil acreanos não buscaram trabalho por causa da pandemia

Publicado

em

FOTO: GABRIEL JABUR

Os mais recentes estudos do IBGE indicam que, no Acre, a população fora da força de trabalho em setembro foi estimada em 354 mil pessoas, número que é 0,3% menor que o resultado de agosto.

Dos 354 mil fora da força de trabalho, 46,3%, ou 164 mil, gostariam de trabalhar, mas não buscou trabalho.

No entanto, o número que mais chama a atenção diz respeito ao grupo que não buscou trabalho devido à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, mas gostaria de trabalhar. São 116 mil acreanos, segundo o IBGE, que não foram atrás de trabalho temendo a Covid-19 em setembro.

No início da pesquisa, em maio, 36,2% das pessoas que, embora quisessem trabalhar não o fizeram alegaram que o principal motivo estava relacionado à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, esse percentual vem caindo mês a mês: em agosto, 34,1% das pessoas que embora quisessem trabalhar não o fizeram disseram que o principal motivo estava relacionado à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, e agora em setembro, esta proporção caiu para 32,9%.

Continuar lendo

Acre

Ponto facultativo do Dia do Servidor é transferido para sexta (30)

Publicado

em

O governo do Estado do Acre, por meio do decreto 7.043, transferiu o ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público celebrado na quarta-feira, 28 de outubro, para a próxima sexta-feira, 30. A decisão é tomada conforme os termos da Lei n° 2.126/2009, que permite transferir para as sextas-feiras todos os feriados estaduais que caírem nos outros dias úteis.

Com a mudança, os servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo do estado terão um feriado prolongado de quatro dias, tendo em vista que segunda-feira, 2 de novembro, é feriado nacional de Finados.

Funcionarão normalmente os serviços de atendimento nas unidades de saúde e no Hospital das Clínicas, incluídos os Serviços de Atendimento Médico Especializado, Serviço de Apoio Diagnóstico, internação, centro cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Central de Agendamento de Cirurgias e Hospital Dia.

As demais atividades serão retomadas na próxima terça-feira, dia 3 de novembro.

Continuar lendo

Acre

Gladson volta a fazer mudanças em cargos importantes no governo

Publicado

em

O Diário Oficial desta quarta-feira, 28, mostra que o governador Gladson Cameli continua disposto a fazer mudanças em cargos importantes dentro de seu governo.

Entre nomeações e exonerações, foram 15 substituições de cargos comissionados promovidas pelo gestor. Alguns nomes ocupavam posições estratégicas dentro do governo.

Uma das mudanças é a coordenadoria da Defesa Civil Estadual. Antes ocupada pelo Tenente Coronel Edem Santos, o cargo agora vai ter a condução do Tenente Coronel Bombeiro Eudemir Bezerra.

O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) também tem uma mudança importante. Leilson Gonçalves da Costa foi exonerado do cargo de Diretor Executivo Administrativo e Financeiro. Em sua vaga, assume Luzelândio Freitas Pinheiro.

O Departamento Estadual de Água e Saneamento (DEPASA) também tem novo Diretor Executivo. Rodrigo de Aquino Meireles foi exonerado e assume Ítalo Almeida Lopes.

Outras duas mudanças importantes acontecem na Secretaria de Produção e Agronegócio (SEPA). Suhelen de Souza Alves, foi exonerada do cargo de Chefe de Departamento de Produção Familiar da secretaria e Lúcio Cezar Da Cunha foi demitido do cargo de diretor. Para ambos, não houve nomeação de substitutos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas