Menu

Pesquisar
Close this search box.

Eleição conturbada

O que parecia uma eleição calma virou uma disputa complicada para a composição da nova mesa diretora da Aleac. Ontem, para surpresa, o deputado Walter Prado (PEN), que diz ter apoio de outros colegas, lançou o deputado Astério Moreira (PEN) à presidência da Casa.


Comunicado oficial


Semana passada, poucos sabem, o deputado Helder Paiva (PEN) comunicou oficialmente ao governador Tião Viana que é candidato à presidência da Aleac e a quem pediu o apoio.


Outros nomes


Dois deputados também se articulam entre os colegas para disputar a presidência da Assembléia, só que de forma menos intensiva, Moisés Diniz (PCdoB) e Luiz Tchê (PDT).


Não esconde


Só tem um dado: o presidente Élson Santiago (PP) é candidato declarado à reeleição e também espera para isso receber o aval do governador Tião Viana, o grande eleitor desse processo.


Fora do jogo


Apenas um cargo está fora do jogo. O assessor do PT, Nepomuceno Carioca, já comunicou a deputados da base que o partido quer Ney Amorim (PT) de novo como primeiro secretário.


Um pouco de bastidores


Há coisa de três semanas, por duas vezes, alertei o presidente Élson Santiago (PP) que havia um fogo de monturo contra ele entre os deputados. Minimizou. E hoje o fogo virou labareda.


Para ser sincero


Conversei ontem com exatos oito deputados sobre a eleição da mesa diretora. E somente o deputado Lira Moraes (PEN) foi firme a favor da reeleição do presidente Élson Santiago (PEN).


Ainda há tempo


Ainda há tempo e fórmulas para o Élson Santiago aglutinar os apoios perdidos. Eleição de mesa diretora se decide até no dia. Mas se permanecer como está complicará a sua reeleição. 


Deixado claro


Uma coisa os candidatos à presidência da Assembléia coloquem na cabeça, o governador Tião Viana vai apoiar o que apresentar maior poder de aglutinação. Isso é uma condição essencial.


Não antes


E o processo só será deflagrado para valer após o seu retorno ao Acre.


Volto insistir


Não conheço o PCCR do Judiciário. Mas volto a reiterar que o projeto que chegar na Aleac será aprovado na integralidade. Os servidores não apostem em rompantes de alguns deputados.


Leve aviso


Se querem mudanças no PCCR consigam antes do projeto chegar na Aleac. Depois de chegar aposto uma coca-cola como os deputados não trombarão com os desembargadores.


Excelente nome


Fala-se no vereador eleito Artêmio (PSDC) como um dos candidatos à presidência da Câmara Municipal. Um excelente nome. Mas se vai congregar apoio dos vereadores é outra história.


Deve pesar


Pelo que conheço de eleição de mesa diretora pesa muito nesse tipo de escolha o tamanho da bancada, o tempo de mandato, e nesses dois itens o vereador Roger (PSB) leva vantagem.


Deputado federal


Tião Bocalon (PSDB) será candidato a deputado federal em 2014. A informação partiu ontem do principal aliado, o deputado Werles Rocha (PSDB), que deverá sair para a reeleição.


Por cima da carne


O PEN ficou ontem, por cima da carne seca. O deputado Élson Santiago (PP) estava como governador em exercício e o deputado Helder Paiva (PEN) como presidente da Aleac.


 Menos isso


Foi a desculpa mais despropositada que já escutei, a de que a prisão do pecuarista Assuero Veronês teve o dedo de adversários políticos. Pode ter outro componente, menos esse.


Não se sabe


Até porque nunca se soube de que lado político o Assuero se situava, de dia se confraternizava com o PSDB e durante a noite com o PT, nunca teve uma posição política bem definida.


Isso explica


Terminou a eleição e o prefeito Vagner Sales (PMDB) caiu na zona rural, rios e igarapés, agradecendo os votos e discutindo novas ações. Isso explica a sua liderança no Juruá.


 


Exigência do Angelim


Pessoa próxima ao prefeito Angelim diz estar ele convicto que não tem chance de ser escolhido o candidato a senador pelo PT e vai centrar esforços por uma vaga no TCE.


Bem a caráter


Conselheiro do TCE lhe cairia melhor, sempre foi mais técnico do que político.


Vaga assegurada


Caso saia mesmo como candidato a deputado estadual como se anuncia, o vice-governador César Messias (PSB) fica com uma vaga na FPA, por ter uma base sedimentada no Juruá.


Armazém do ferreira


As grandes decisões da oposição continuam sendo tomadas ao entardecer entre um chope gelado e uma tábua de frios no famoso bar de Brasília, o “Armazém do Ferreira”.


Turma do poente


Por lá costumam se reunir Márcio Bittar, Flaviano Melo e Gladson Cameli.


Tese na mesa


Cresce a tese da realização de uma prévia na bancada da FPA para se chegar a um único nome à presidência da Aleac. Alguns deputados devem apresentar hoje a proposta.


Pisou na maionese


O deputado Astério Moreira (PEN) pisou na maionese. Quer uma “sessão solene” para homenagear o diretor do DEPASA, Gildo César, pelo bom trabalho no “Ruas do Povo”. É obrigação de um secretário trabalhar bem, isso não é exceção. Além de que é muito bem pago para ocupar esse cargo. E sem dizer das críticas que ouço dele atender mal quem o procura.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.